Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

26 de junho de 2011

União de gurupaenses, faz a diferença.


Jogadores da Seleção gurupaense


Tarde gloriosa para o futebol gurupaense, no último sábado (25), em partida realizada no campo dos veteranos, o grupo de honrosos atletas de Gurupá, escreveu uma importante página no livro do futebol do Marajoara, a equipe que detém dois títulos da Copa Marajó, mostrou que é forte jogando em casa. Em partida de volta contra a equipe do município de Melgaço, na verdade um selecionado mesclado com jogadores oriundos de Portel, Breves e até de Belém. Os gurupaenses apoiados por sua torcida que compareceu em número expressivo, golearam a seleção de Melgaço, pelo placar de 5(cinco) tentos a 1(um), ganhando a confiança e resgatando o orgulho do povo gurupaense.
 
Presidente da Liga, Beto Palheta passando motivação ao grupo

Não se pode deixar passar despercebido, é o esforço feito pelos atletas de Gurupá, onde além de terem a obrigação de ganhar em casa, tiveram que se desdobrar para suprir à deficiência de apoio logístico, que deveria, e poderia ser dado por parte do poder público municipal, que não prestou nenhum tipo de apoio aos gurupaenses que ali iriam representar o nome de sua terra natal, e assim o fizeram, muito bem por sinal. Considerando que existe aprovação no orçamento anual do município para incentivo ao esporte, cultura e lazer. Não podemos também deixar de elogiar o esforço da Diretoria da Liga Esportiva de Gurupá, principalmente do desportista Beto Palheta, que de maneira incansável lutou para que o feito se concretizasse, logo após o término da partida, foi abraçado e parabenizado por muitos torcedores. Antes, sabe-se que na viagem de ida para Melgaço, o então presidente da Liga, pegou um “chá de banco” por mais de cinco horas, para falar com o gestor municipal, e ainda com o risco de não ser recebido, a pós conseguir falar com o mesmo, o prefeito o tratou de forma indiferente, como se ele tivesse ali por interesses próprios, como forma de favor, doou uma quantia irrisória de R$ 300,00(trezentos reais), combustível e uma embarcação que não caberiam todos os atletas, e que talvez nem chegasse ao destino, diante de tal situação, os atletas acabaram tendo que viajar em outra embarcação cedida por um dos jogadores do grupo. Sob esse descaso e humilhação, para o jogo de volta os atletas gurupaenses sabendo que não contariam com o apoio da prefeitura, informação repassada pelo próprio em um programa de uma rádio local, onde afirmou que não daria apoio  a seleção, e sim ao projeto Zico 10, pertencente ao Clube empresa (Flamengo), inclusive, chegou até nosso conhecimento, que as lancha voadeiras, doadas pelo MEC para fins de transporte de alunos, estariam sendo usadas para transportar atletas do referido projeto, o que é irregular. Bem, diante da situação, os atletas gurupaenses uniram-se, e contando com a solidariedade do povo realizaram uma rifa, na tentativa de cobrir as despesas decorrentes do evento esportivo. Fica a pergunta, de que adianta um prefeito receber a Faixa com o Brasão do Município, e posar para fotos em calendários pendurados nas casas de muitos gurupaenses, como se observa se na verdade, ele não governará para todos? Temos que repudiar e reprimir com veemência, esse método arcaico de fazer política, e defendermos a democracia, pela qual muita gente morreu para implantar no País, que mesmo com deficiência, ainda é o melhor regime, e não o sistema ditatorial, onde só um manda, e faz o que bem achar, o que já não é aceito mais pela sociedade..




Aos atletas da seleção de Gurupá e a Liga, nossos parabéns, eles que suaram a camisa para defender o nome do Município, e como autoridade maior, o prefeito deveria apoiá-los, como o povo assim o fez. Esperamos que a administração municipal, não vire as costas mais uma vez, para o esporte gurupaense, aliais, não esperamos mais, pois já ocorre, esporte que hoje anda guiado pela bengala de um desportista que não deixa morrer a tradição, e sempre coloca o município como participante dos eventos de âmbito estadual, com ou sem ajuda de prefeitura.  Continuem na luta irmãos gurupaenses, defendendo o nome de nossa terra, com o orgulho e fazendo jus a história de lutas e vitórias.

Gurupá - Pará


15 de junho de 2011

Como diria o ex-presidente LULA “A luta continua companheiro”

Os profissionais que atuam na área da Educação no Amapá, realizaram mais um manifesto na tarde de ontem (13), caminhando pelas ruas do município de Santana-AP, reafirmaram o movimento de greve que já caminha para um mês. Segundo  Srª. Regina Sanches, presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação, o manifesto era contrário as declarações feitas pela então Secretária Estadual de Educação, professora Mirian Alves Corrêa, em determinado veículo de imprensa, onde a mesma teria ferido moralmente a categoria em greve, e afirmando o corte dos pontos daqueles que aderirem ao movimento, quanto a isso, a Justiça expediu uma liminar favorável a categoria, havendo desobediência, o governo terá que pagar multa de 20.000,00(vinte mil reais) ao dia. Os profissionais pedem a revogação da Lei1. 540/2011, aprovada pela Assembléia Legislativa, que altera a data base, e retira alguns direitos já adquiridos; a manutenção do plano de cargos, carreira e salários – PCCS (Lei nº 949/2005); pela Regência de Classe nas férias e em Licença Prêmio. Ao som de música que ressalta o trecho “NADA A TEMER SE NÃO O CORRER DA LUTA, NADA A FAZER SE NÃO ESQUECER O MEDO” (Luiz Calos Sá e Sergio Magrão). Em findada a caminhada, concentraram-se em praça cívica no centro da cidade.

Professoras, Pedagogas Aderem a Greve


Profissionais da Educação no Amapá



UVA-Universidade Estadual Vale do Acaraú, é Barrada pelo Conselho Estadual de Educação do Amapá



Como o nome mesmo ja diz, A Universidade é "Estadual", mas, não do estado Amapá, e muito menos do Pará, onde a mesma mantém cursos que foram ou estão sendo ministrados, a UVA tem a  fama de aprovar seus alunos com facilidade, inclusive conheço alguns que foram aprovados tendo acertado pouco mais de dez pergutas da prova de admissão. para quem não sabe A UVA é uma autarquia mantida pelo Governo do Estado do Ceará, pertencendo, assim, ao sistema público de ensino desse estado, se a UVA pode ministrar cursos em outros estados, por que então, as universidades estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, do então vizinho Pará não podem?
Resumindo, Em uma notificação assinada pela presidente do Conselho de Educação do Amapá, Maria Vitória Chagas, o Conselho informa que durante sessão plenária ordinária do colegiado realizada no dia 25 deste mês, decidiu por unanimidade “cessar, de forma definitiva, a anuência concedida à UVA, para ministrar cursos de graduação de formação de professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, Licenciatura Plena Específica para 5ª a 8ª séries, Ensino Médio e Sequencial de Formação Específica, além da Pós-Graduação ministrados no Amapá”. A decisão foi baseada no parecer nº 006/2011.Com isso, o Conselho determina que a UVA se abstenha de realizar novas matrículas nos cursos referidos, via processo seletivo, transferência de alunos ou por qualquer outra forma de ingresso, vedada a transferência para qualquer outra instituição de ensino superior a não ser por opção expressa do aluno.

A UVA, sofre outros processos movidos por Ministérios Públicos de outros Estados, com a alegação de que a mesma não possui autorização para ministrar cursos além dos limites territoriais a que pertence sua primária regularização. Algumas das ações questionam, a cobraça de matrículas e mensalidades por parte da Universidade, sendo que a mesma possui vínculo com o poder público, e por assim ser, não poderia está cobrando por seus serviços, contrariando oprevisto no artigo 206, inciso IV, da Constituição Federal. Diante de tudo, a Uva corre o risco de ser condenada a devolver todos os valores investidos aos seus alunos, "a batata pode está Assando".

13 de junho de 2011

Prefeitura de Santana, em mais uma desapropriação.



Av. José de Anchieta com a rua Ubaldo Figueira

Diante da Política de ordenação da cidade, a Prefeitura de Santana, através do prefeito Antonio Nogueira, a exemplo do ocorrido com os ocupantes da área do bairro Provedor II, agora, pede a desocupação do espaço que compreende ao entorno da antiga sede social do Independente Esporte Clube, Onde hoje  funcionam alguns pontos comerciais. Os proprietários procurados por representantes da PMS, para que desocupassem a área, reclamam do baixo valor oferecido como forma de indenização,  que segundo um dos proprietários, giraria em torno de 1.000,00(um mil reais), valor considerado para a maioria deles, insuficiente, para que continuem suas atividades em um outro local. Diz um dos proprietários que, “Não se trata apenas de organizar a cidade, mas, temos que pensar na situação social, não é só mandar sair, sem estar nem aí para onde vamos, e como iremos manter nossas famílias”. Alguns ocupantes constituíram um advogado, para que o mesmo busque um acordo que chegue a uma quantia maior, e com isso dar mais segurança para que continuem suas atividades em outro local.

Av. 15 de Novembro com Rua Ubaldo Figueira


Parabéns! a mãe e ao filhão.


Mariana e Erasmo Carlos(d'Breves)

Nascida em 09 de junho de 1983,   futura mamãe, a jovem Mariana Gama, filha de Antenor Marques e Graça Viana, comemorou na última sexta (9), seu aniversário, junto com seu esposo que não é cantor profissional, Erasmo Carlos, mas, que se arrisca a cantar nas horas vagas em casa. Em uma noite de muita alegria, não foi também esquecido o sétimo mês de Ruan Carlos, que acompanhou tudo de seu sagrado leito, no ventre de sua mãe. Contando com a presença de amigos, parentes, músicos, a festa atravessou a madrugada e só parou quando o último convidado, porém, satisfeito retirou-se. Parabéns! Saúde a você , ao bebê e a toda a família.
Graça Pantoja e Augusto Pantoja(Membeca)

Iasmim (filha do Erasmo Carlos)





10 de junho de 2011

Cocaína é apreendida dentro de garrafas térmicas no Amapá

A Polícia Federal apreendeu seis quilos de pasta-base de cocaína no porto de Santana, no Amapá, na noite de domingo (5). A droga estava escondida em garrafas térmicas encontradas perto da cozinha da embarcação, que tinha partido de Vitória do Xingu, no Pará.
Para localizar o material, os policiais contaram com ajuda de um cão farejador. Três pessoas foram conduzidas até a Superintendência da Polícia Federal para prestar esclarecimentos, entre elas está a proprietária do barco. O responsável pela droga não foi localizado.

5 de junho de 2011

Gurupá vence Afuá em amistoso




Seleções de Gurupá e Afuá

Jardim(jogador), Beto Palheta(Liga Gurupá) e Jardison(Liga Afuá)
Em partida realizada no sábado, 4 de junho, como fase preparatória para a Copa Marajó de Máster, campeonato organizado pela Federação Paraense de Futebol, os selecionados de Gurupá e Afuá enfrentaram-se em emocionante partida de futebol, com o placar sendo movimentado primeiramente pela equipe afuaense, ainda na etapa inicial com o gol de Jardim. No segundo tempo o técnico Davison Palheta, começa a fazer algumas modificações no time gurupaense, obtendo resultado aos oito minutos, com o gol de "Neguinho" em uma linda cabeçada no canto esquerdo da meta do goleiro "Preto" de Afuá.
A partir daí, a equipe de Gurupá mostrou-se superior, com as entradas de "Duca" e Gerson no meio de campo, além da brilhante atuação de Abenilson, que entrara logo após os dois meio campistas, fazendo o segundo gol para os gurupaenses. A partida terminou 3 x 1 para a seleção  de Gurupá, com o último gol de "Neguinho" oportunista em mais uma vez de cabeça. Alguns atletas afuaenses reclamaram muito da situação do campo, que segundo eles  prejudicou muito a sua equipe. Na verdade o campo improvisado do veterano, onde o jogo aconteceu, está abaixo das dimensões aceitas pela FIFA, e apresenta um terreno irregular. Não podemos deixar de ressaltar que o estádio municipal de Gurupá, já era pra ter sido inaugurado, sendo que sua obra se arrasta por mais de quatro anos, ressaltando que o recurso para conclusão do mesmo já foi liberado em seu total, além do prazo pra entrega que já inspirou. O início da Copa Marajó de Máster, será 18 deste mês, Gurupá enfrentará a seleção de Melgaço em jogo de ida e volta, marcado para o dia 25. Representantes da Liga Esportiva e torcedores, continuam esperançosos que o gestor municipal, o Sr. Moacir Alho, se sensibilize e viabilize o funcionamento do estádio a tempo, sendo que o mesmo ainda teria que passar por uma vistoria por parte do Corpo de Bombeiros, pois precisamos oferecer segurança aos torcedores que irão prestigiar o evento esportivo.

Jardeson(Liga Afuá) e Davison Palheta(tec. Gurupá)
Que os jogadores de Melgaço não venham fazer a mesma reclamação externada pelos atletas afuaenses. Ficou nítido no semblante dos torcedores presentes no evento, o constrangimento, quando atletas visitantes fazem piadas relacionadas ao campo de futebol de Gurupá. "Este campo só serve pra criar boi", foi o que comentou um atleta de Afuá, pois, a pesar de sua cidade não ser em terra firme, e ser um município menor e mais novo que Gurupá, já possuem um belo estádio de futebol. Providências são aguardadas pelos torcedores, para que haja um ótimo espetáculo, e que  a equipe de Gurupá possa sair abraçada com a vitória.
(Por: Dailton Palheta)
Mário Conceição (Belém-PA), prestigia o evento












Festa de 15 anos de Natalia Alho Marques

Natália Alho Marques(15 anos)
No dia 04 de Junho, realizou-se uma grande festa , no tradicional Clube de Mães no município de Gurupá, por ocasião da comemoração do aniversário de 15 anos de Natalia Alho Marques, que nasceu no dia 26 de maio de 1996, filha de Rosivan dos Santos Marques e Natalina Alho Marques, que muito orgulhosos e emocionados, confraternizaram junto com familiares e amigos, seguindo a tradição com a famosa valsa. não bastando uma noite para comemorar, a festa estendeu-se até o dia seguinte na residência da debutante, onde festejaram tios e primos, alguns vindos do estado do Amapá só para esta ocasião.

Rosivan(pai), Natália, Natalina(mãe) e Roger(irmão)


      Parabéns! Felicidades! Natália.

3 de junho de 2011

Rodovia Federal do Amapá está quase intrafegável

A BR-156 é a espinha dorsal que faz a interligação da capital do Amapá com os municípios que correspondem ao trecho norte sul do estado. Em virtude das fortes chuvas que vem castigado a região e a falta de manutenção das rodovias federais em todo o Brasil, o trafego de veículos está quase que totalmente sendo interrompido, principalmente no trecho que leva ao município de Laranjal do Jari. O desabastecimento do município só não aconteceu ainda, pelo fato de existir uma alternativa de transporte via fluvial, e essas mercadorias que então eram em boa parte transportadas por caminhões, estão sendo levadas por embarcações que atracam no porto de Santana. Segundo um dos donos de embarcações, somente alguns veículos pequenos se arriscam na rodovia, isso diante da necessidade de ter que chegar às pressas à Macapá, em virtude de tratamento de saúde ou algum compromisso importante. Para isso o passageiro tem a opção de vim de carro particular ou de taxi, que cobra em média o valor de R$ 400,00 pela corrida, valor que nem todos podem pagar. Durante as últimas eleições a BR – 156 apareceu como tema em vários palanques, promessas, compromissos firmados em torno da resolução do problema que vem se arrastando por vários anos, e a população ainda tendo que pagar o preço. Quando não tem chuva não fazem, quando não se faz é porque chuva não deixa, ano após ano essa sempre foi a principal desculpa daqueles que tem o dever de zelar pelo bem estar do povo. A via de acesso que hoje serve, ainda funciona, por ter sido projetada por um grande engenheiro (Deus), e que ele tenha ainda mais compaixão, pois tem gente que não está nem ligando para isso, a final, eleição é só ano que vem!