Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

31 de janeiro de 2012

A mais provável face de jesus Cristo

Reconstituição mais recente da Face de Jesus Cristo
Os mais recentes estudos sobre o "Santo Sudário", manto que supostamente envolveu o copo de Jesus Cristo, revelaram a complexidade em buscar provas concretas sobre sua autenticidade, um equipe de especialistas e designer's resolveram encarar o que foi considerado por eles como um verdadeiro desafio, criar uma imagem mais próxima possível da verdadeira face de Jesus Cristo, tomando como base o Sudário de Turim. 

Santo Sudário de Turim
Durante as análises, os profissionais não conseguiam entender como essa imagem foi refletida no tecido, considerando que está descartada a hipótese de ter sido utilizado qualquer pincel, pois, a camada de impressão é muito superficial, é como se tivesse sido scaneada. A outra teoria é de que teria sido resultado de um feixe de luz, mas, também não faz sentido, pois a luz só viaja em dois tipos de trajetórias, reta ou espalhada como o reflexo de uma lâmpada, o que é pouco provável, pois tornaria a imagem somente uma silueta, para tal resultado de imagem, a luz teria que ter saído do próprio corpo, versão mais aceita pelos religiosos, o que significaria o momento da ressurreição de Cristo. Versão também acatada pelo chefe da equipe, que ficou impressionado com o resultado do trabalho.
Chefe da equipe de reconstituição

29 de janeiro de 2012

Francisco Melo Palheta, deixa descendentes em Gurupá-PA

Família Palheta em Gurupá: 
Pesquisando documentos históricos, relatos em livros,  podemos nos aproximar da mais provável linha de origem da família Palheta no município de Gurupá. Tudo começou em meados do século XVI, quando em suas várias incursões pelos rios da Amazônia, patrulhando as regiões de Gurupá-PA, Macapá-AP, chegando até Caiena, o Capitão Mor Francisco de Melo Palheta, aportou por enumeras vezes onde hoje situa-se a cidade de Gurupá, levando-se em conta, a localização geográfica, considerado importante ponto estratégico de defesa contra invasores que subiam o rio Amazonas, principalmente com a utilização do Forte Santo Antonio, antes chamado de Forte Mariocay. Hoje possui uma forte linhagem de Francisco Palheta em Gurupá, com muitos descendentes nascidos no rio Baquiá, localidade intermediária da rota de navegação que leva até o estado do Amapá, onde fica a região frontereiça com a Guiana Francesa.

Quem foi Francisco de Melo Palheta?
Militar, capitão-tenente da guarda-costa e desbravador brasileiro nascido Vigia, Província do Grão Pará, conhecido por trazer o café para o Brasil. Funcionário brasileiro a serviço de Portugal, ocupou o cargo de Sargento-mor no Pará. Comandou uma expedição ao rio Madeira (1722) e alcançou a foz do Mamoré e seguiu seu curso até atingir a aldeia de Santa Cruz de Cajajuvas, sede de uma missão jesuítica no Peru. 

Tela pintada por Francisco Palheta recebendo as sementes de café
Fatos Históricos:
Em 1728, o Sargento-mor da força provincial do Grão-Pará, Francisco de Melo Palheta, tinha uma dupla missão para desempenhar na Guiana Francesa: atestar a manutenção de um marco territorial na fronteira da província com o território francês e trazer para o Brasil sementes do café. A primeira etapa da missão era oficial, está documentada, mas a segunda não. 

Francisco Palheta prosseguiu viagem até Caiena, na Guiana Francesa, onde recebeu clandestinamente da esposa do governador francês Claude d'Orvilliers, um punhado de sementes de café, cuja exportação era proibida pela França, e mais cinco mudas. Segundo alguns relatos, despertar a paixão da mulher do governador de Caiena, foi o meio que o militar teria usado para obter o fruto.


Francisco Palheta, Pioneiro do café no Brasil

Trouxe-os para o Brasil e fez a primeira plantação em suas terras, no município da Vigia, Pará, onde chegou a possuir mais de mil pés. O cultivo do café havia sido introduzido na Guiana Holandesa ( 1714) e na Jamaica (1718), expandido-se, a partir de então, pelas regiões tropicais da América do Sul. Conta-se que começaram a chegar a Portugal pequenas partidas de café do norte do Brasil (1731) e que três anos depois (1734) entravam no porto de Lisboa três mil arrobas remetidas pela Companhia Geral do Maranhão e Grão-Pará, numa época em que ainda era pequeno o consumo do café em Portugal.
Nau portuguesa do século XVI
A serviço de Portugal esteve (1722) explorando o Rio Madeira, que era originalmente conhecido por Caiari, sendo seu relato de viagem publicado por Capistrano de Abreu (1884). Segundo historiadores ele pode ser considerado um dos grandes bandeirantes da Amazônia, ajudando a incorporar a coroa e, conseqüentemente ao Brasil, uma grande extensão territorial amazônica, ainda virgem e não colonizada. Como a do seu nascimento, a data de sua morte é estimada.
Retrato de Francisco de Melo Palheta
Bilhete de Loteria Federal


                    

23 de janeiro de 2012

Pe. Antonio Maria em visita à Belém

Padre Antonio Maria, em Belém do Pará
Na manhã desta segunda - feira,  a caminho da Rádio Metropolitana fm, tive a grata surpresa e privilégio de cruzar com uma das grandes personalidades da Igreja Católica no Brasil, o Padre Antonio Maria. O pároco transitava tranquilamente junto com assessores da Arquidiocese de Belém, e eu aproveitei o ensejo para registrar o fato. Seja bem vindo à Belém Padre.

13 de janeiro de 2012

Inadimplência deixa Gurupá de fora do PAC 2

E aí companheiro?
No mês de dezembro de 2011 à Presidência da República, liberou recursos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2, para atender municípios do Estado do Pará, com menos de 50 mil habitantes, sendo contemplados apenas alguns municípios como: Afuá, Almeirim, Prainha dentre outros. O que se lamentou foi a ausência do município de Gurupá, que comunga as mesmas necessidades de saneamento básico podendo ser considerado vizinho dos supracitados. Os possíveis motivos, foi o momento de inadimplência da Prefeitura junto ao Governo Federal, Prefeitura, com isso prejudicando à viabilização dos recursos, hora disponibilizados. Recentemente o Conselho Municipal de Saúde, apontou erros gritantes na prestação de contas do Município, como: Como compra de medicamentos sem nota, materais de uso hospitalar com nota fiscal de loja de material de construção, além de outros, revelam um total descontrole na aplicação do dinheiro da saúde, que melhorariam e muito o bem estar da população. 

Gurupá não possui uma rede de esgoto, não possui água tratada, possui sim, outras deficiências que são peculiares a muitos municípios paraenses, com isso o povo fica no prejuízo, e  ainda vai ter que esperar por um bom tempo, para que a solução seja pelo menos rascunhada,  num horizonte perdido da esperança depositada  naqueles que foram outorgados pelo poder do voto, que lhes foi dado por aqueles que praticam  e cultivam a tão famosa "Democracia", o Povo..

Minha maninha, casou!

Em linda cerimônia realizada no dia 09 de Dezembro de 2011, Denise e Carlos oficializaram sua união perante o SENHOR, proporcionando motivo de grande alegria para seus familiares  e amigos que compareceram para prestigiar o casamento, salvo eu, que não chegara a tempo para o evento. Mas, meu pensamento persistia em voltar-se para os acontecimentos que hora se desenrolavam. Com isso, fica aqui registrado, meus votos de felicidades ao casal, que as bençãos de Deus desaguem sobre vossas vidas, sem esquecer de pedir ao noivo que cuide bem de minha querida irmã.