Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

25 de julho de 2014

Gurupá ganha reforço com a chegada de mais um delegado e escrivão

SUB TEN. PM - Peres, Delegado Edgar Monteiro e Delegado Yuri Vilanova

Já foram integrados a equipe de Polícia Civil da Delegacia de Gurupá, o escrivão Rodrigo Augusto Silva da Silva e o Delegado Yuri Nascimento Vilanova. Ambos fazem parte da nova turma de policiais aprovados no último concurso do Estado. “estamos cientes das dificuldades que encontraremos, mas já temos uma estratégia para superar estes obstáculos. Uma das medidas será a retirada de todos os presos, sabemos que no interior do Estado eles são mantidos nas delegacias, transferindo assim, a responsabilidade da SUSIPE (Superintendência do Sistema penitenciário do Pará) para a Polícia Civil, por conta da dificuldade em transporte de detentos”, ressaltou o delegado Yuri Vilanova. Segundo o Delegado Edgar Henrique Monteiro, também de Gurupá, a delegacia do município não oferece as mínimas condições de funcionamento. “O grande desafio dos novos delegados, será a falta de infra – estrutura, tanto em equipamentos, quanto ao contingente policial, principalmente no Marajó, destacou o delegado. Acrescentando disse, “hoje estamos com uma viatura parada por problemas mecânicos, uma lancha que também está danificada, e a delegacia só dispõe de água para os presos, porque um cidadão emprestou sua bomba para abastecer a caixa d’água”. Finalizando relatou que já houve um princípio de incêndio, provocado por um curto circuito, que felizmente foi controlado a tempo pelos policiais, que por sorte estavam no momento do ocorrido. Situação semelhante vive os Policiais Militares, que até o momento fazem ronda utilizando apenas duas motocicletas doadas pela Norte Energia, através do Consórcio Belo Monte, pois a viatura da PM também está na oficina. Para não deixa a população nas mãos de infratores, um carro particular está sendo utilizado para auxiliar no policiamento ostensivo, especificamente nos finais de semana. Na Segurança Pública de Gurupá, quase tudo está parado, inclusive a construção da UIPP(Unidade Integrada de Polícia Propaz), obra de responsabilidade do Governo do Estado, que parou ainda na fase de alicerce. Se não ocorrer o que aconteceu com a obra do aeroporto, que está há mais de 4 anos abandonada, certamente a UIPP amenizará consideravelmente a situação.
(Por: Dailton Palheta – Rede SBC Brasil)

18 de julho de 2014

Dilma lidera pesquisa, mas tem empate técnico com Aécio no 2º turno


Na primeira pesquisa eleitoral feita após a derrota do Brasil na etapa final da Copa do Mundo, a taxa de intenção de votos na presidente Dilma Rousseff oscilou dois pontos porcentuais para baixo. Segundo o instituto Datafolha, ela tem 36%, contra 20% para Aécio Neves (PSDB) e 8% para Eduardo Campos (PSB).

Em um eventual segundo turno contra o tucano, a petista teria 44%, e seu adversário, 40%. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, os dois estão empatados tecnicamente - mas no limite da margem, ou seja, é estatisticamente improvável que ambos tenham a mesma taxa. Em um confronto direto com Eduardo Campos, a presidente venceria por 45% a 38%.

Mas a pesquisa não é conclusiva em relação a um segundo turno. Os adversários de Dilma, somados, tem 36%, mesmo porcentual da petista. Para vencer já no primeiro turno, ela terá de obter mais votos que a soma dos rivais.
(Da redação)

Morre o humorista e radialista Antônio de Pádua, o “Lurdico” os Cabuçus


O humorista e radialista Antônio de Pádua Borges, 49 anos, o “Lurdico”, da dupla Lurdico e Vardico, que ele fazia com o primo Nilson Borges (Vardico) morreu em casa na tarde de ontem, 17, supostamente vítima de um infarto. De acordo com o jornalista Reginaldo Borges, que confirmou a informação ao programa Café com Notícia da rádio Diário, Lurdico estava descansando em casa.
“Ele chegou em casa por volta de 13h30 para almoçar. A esposa dele, Maria Graciete, saiu para ir ao médico. No retorno ela já se deparou com ele em estado de falência”, disse abalado o jornalista. O humorista ainda foi submetido a sessões de reanimação por médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não houve como reanima-lo.
O corpo foi removido para necropsia. A família confirmou no início da noite que o corpo do humorista seria velado no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá. Antônio de Pádua era casado e tinha apenas uma filha que cursa odontologia.
Os Cabuçus
A dupla “Os Cabuçus” surgiu nos anos 90 representando o caboclo amazônida. Este ano a dupla completaria 23 anos de estrada. Os personagens irreverentes logo caíram no gosto popular, se tornando fenômeno de público em suas apresentações. O rádio também foi um impulsionador da carreira da dupla que estreou na rádio Antena 1 (102 FM), onde até hoje mantinham o programa nos finais de tarde. Eles também chegaram à tevê e aos palcos do teatro por meio da peça “O Bar Caboclo”, produzida pelo diretor Disney Silva.
A dupla ultrapassou o rio Amazonas e chegou ao Pará e a outros estados. Pádua e Nilson conquistaram vários prêmios com seus personagens. Os Cabuçus gravaram 4 CD’s e ainda lançaram uma revista em quadrinhos. No ano passado a dupla ganhou a estatueta Tucujú de Ouro como destaque no humor.

16 de julho de 2014

Romário diz que o PT tem que deixar o poder e confessa que ainda quer ser prefeito do Rio


Pernas abertas, camisa desabotoada, o mesmo jeito malandro do futevôlei. O Romário político lembra muito o jogador. A vaidade continua afiada. A língua, embora presa, também. Candidato ao Senado nas eleições de outubro, estreou a campanha no domingo, na Feira dos Nordestinos. Vinte anos depois do tetra, ofuscou em segundos o candidato ao governo do estado Lindbergh Farias (PT), considerado no meio político um ás no corpo a corpo com eleitores. Mais uma vez, fez sucesso com o eleitorado feminino. Em entrevista ao EXTRA, Romário comentou o 7 a 1, atacou a presidente Dilma Rousseff (PT) e outros adversários, lembrou do tempo em que cursou moda e se rasgou em elogios ao falar de seu assunto predileto: Romário de Souza Faria.
A Copa valeu a pena?
Não. Mesmo que o Brasil tivesse sido campeão, não teria valido a pena, pelo que foi gasto. As pessoas estão maravilhadas com o jeito do brasileiro de receber as pessoas. Eu sabia que não seria diferente disso. Mas a Copa foi o maior roubo da história do nosso país. Muitas pessoas enriqueceram, muitos órgãos se promoveram, e muitos políticos também se promoveram e enriqueceram ilicitamente.
O que acha do governo da presidente Dilma Rousseff?

O governo dela é o passado. O que a Dilma fez? Nada. Só criou mais ministérios, deu mais cabide de empregos, mais oportunidades para políticos enriquecerem e roubarem. O resultado é que o país está esta a merda que está. Tentei ser recebido mais de dez vezes por ela e nada.
Vai subir no palanque com ela?
Jamais. De forma alguma. Se eu subir no palanque em que ela estiver, pode me tirar, pois estarei de camisa de força. Não quero nada com o PT nacional. O PT nacional tem que deixar o poder. Está na hora de sair. Não existe a mínima possibilidade de eu apoiar o PT. Tem que sair logo do governo. Se tem algum deputado do PT que não concorde comigo, é problema dele. Só lamento. Eles sabem que não tem como eu mudar. Sou assim.
No Rio, vocês vão se apresentar como a nova política?
Eu e Lindbergh não precisamos nos apresentar como a nova política. Nós fazemos parte da nova política. A política no Rio está muito velha, não só pela idade, mas porque os políticos não querem fazer pelo povo e dar mais qualidade à vida das pessoas.
Como reage aos que o criticam por não parecer político?
Muitos falam que eu não tenho postura de político, porque ouço funk, hip-hop, saio com os amigos. Eu respondo que postura de político é ser sério e honesto. Isso, eu sou.
O que você tem que os outros candidatos não têm?
Honestidade, seriedade, lealdade ao povo. Não sou político, estou político. Eu não sucateei o Rio quando fui prefeito, por exemplo (referência ao ex-prefeito Cesar Maia, candidato ao Senado).
Se eleito, vai trocar o Senado pela prefeitura em 2016?
Eu ainda quero ser prefeito do Rio, mas, hoje, penso em me eleger ao Senado. Depois a gente vê isso.
O candidato a presidente Eduardo Campos hoje está em terceiro lugar nas pesquisas. Acha que ele tem chances?
Se o Brasil tivesse ganho a Copa do Mundo, o Eduardo não teria chance de ir para o segundo turno, porque a Dilma ganharia no primeiro. Nessa situação vexatória que o país está passando, no que se refere ao futebol, eu posso te dizer que as chances do Eduardo cresceram muito. E ele pode ser uma provável surpresa aí, bastante positiva.
O que acha do voto nulo?
Esse desencanto com a política é natural. Só tem político ladrão e corrupto. Isso faz com que as pessoas se afastem. É difícil escolher o candidato, porque muitos não cumprem.
Pensa em conciliar a carreira política com os estudos? Voltaria a estudar moda?
Eu quis ser estilista por um tempo (risos). Vivia no exterior, em meio aos desfiles, e, quando voltei para o Brasil, fui estudar moda. Engraçado que 80% do curso eram mulheres. Foi uma época muito boa na minha vida.
Saiu com muitas das alunas?
Isso é você que está falando... (risos de deboche)
Hoje, o assédio do público feminino com o político é maior do que com o jogador?
O assédio aumentou muito. Agora, além de admirarem o ídolo do futebol, também admiram o político, pois sabem quais são as minhas causas, o que eu defendo. Elas vêm para cima mesmo. Beijar, abraçar, agarrar, passar a mão... Tem de tudo. Na minha bunda, no meio das pernas, em tudo quanto é lugar.
(Da redação)

3 de julho de 2014

São Sebastião: operação já prendeu 35 por tráfico


As polícias civil e militar prenderam somente este ano, 35 pessoas por envolvimento em tráfico de drogas, durante operações conjuntas no município de São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó.

As mais recentes prisões por tráfico de drogas na região ocorreram no último fim de semana, quando foram presos em flagrante Elielson dos Santos Gomes, 21 anos, Josias Pantoja Farias, 27, e Erick Magno Gomes, 24. As prisões ocorreram em pontos diferentes do município, onde os acusados vendiam drogas e resultaram de investigação policial que acompanhava a movimentação de chegada e distribuição de entorpecentes no município.

Com os presos, os policiais encontraram 66 trouxas de maconha embaladas para uso e venda, além de R$ 80 em dinheiro. Os acusados confirmaram que comercializavam o entorpecente, com o objetivo de arrecadar dinheiro para manter seus próprios vícios.
(Da redação)

Folha: Helder tem 34,1%, Jatene 26,1%

Helder Barbalho e Simão Jatene

Em pesquisa realizada com eleitores paraenses, o candidato Helder Barbalho, do PMDB, segue na liderança da disputa ao governo do Estado, à frente do atual governador, Simão Jatene. É o que apontou o painel “A disputa nos Estados”, publicado esta terça (01/07) pelo site Folha Online, do jornal Folha de S. Paulo, com pesquisas nos estados brasileiros. No Pará, a pesquisa foi realizada pela Alvo Marketing e Publicidade entre 17 e 21 de junho. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo número PA-00002/2014.

No quadro, Helder Barbalho (PMDB) soma hoje 34,1% de intenções de voto contra 26,1% de Simão Jatene (PSDB).

O balanço publicado pela Folha de S. Paulo mostra que o PMDB de Helder Barbalho sofreu um avanço no cenário nacional das candidaturas aos governos estaduais em relação às últimas eleições: em 2010 o partido se lançou em 13 estados, enquanto em 2014 a legenda confirma candidaturas em 18 unidades da federação.

Por sua vez, o PSDB de Simão Jatene viu minguar as candidaturas aos governos desde o último pleito: elas eram 16 em 2010 e agora são 12 os candidatos tucanos lançados aos governos dos estados em 2014. O PT também avançou: em 2014 são 16 candidaturas a governos pela legenda, enquanto em 2010 eram dez candidatos lançados em todo o país. As candidaturas do PSB aos governos também cresceram: passaram de 9 (2010) para 11 (2014).

Afuá recebe 32ª Companhia de Polícia Militar


O Gabinete da Prefeitura Municipal de Afuá e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Pará inauguraram no dia 27 de Junho, sexta-feira, a 32ª Companhia Independente de Polícia Militar de Afuá. A inauguração teve início às 10:30h com a execução do hino da polícia militar seguido da execução do hino do Estado do Pará.

O novo prédio possui vários dormitórios, banheiros, refeitório, cozinha, sala de detenção, sala especial para guardar armamento e área de serviço, além de todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos da PM. A 32ª Companhia fica localizada em um ponto estratégico no bairro do Capim-Marinho.

Na oportunidade estiveram presentes o Senhor Tenente Coronel Dilson Barbosa Junior Comandante do CPR 12 de Breves, Excelentíssimo Prefeito Eliudo Pinheiro, Vice Prefeito Sandro Cunha, Senhor Comandante do 9º Batalhão de Breves Major Paulo Sérgio, Vereadora presidente da Câmara de Vereadores Narrinha Salomão, Padre Manoel representando a paróquia de Afuá, Irmão Jacó Trindade representando o Pastor da Assembleia de Deus, secretários, vereadores e a comunidade em geral.
Ascom/Prefeitura de Afuá