Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

23 de outubro de 2017

SEGUP apresenta alternativas para Segurança Pública de Gurupá

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23, no plenário da Câmara de Gurupá, reunião com várias autoridades estaduais e municipais, onde foram apresentadas alternativas para a resolução das problemáticas na área de segurança pública do município. Destacando as participações do Secretário de Segurança do Estado, General do Exército, Jannor Janssen, Delegado Geral, Rilmar Firmino, Deputado Estadual, Celso Sabino e Ten. Cel. Luiz Augusto (comandante do 9º Batalhão, PM), onde na ocasião anunciaram medidas de combate a criminalidade na região. O aumento do índice de violência no município foi considerado inaceitável pelo secretário, Jannor Janssen. “Uma região que antes era considerada tranquila, hoje não pode estar neste nível de violência. Iremos pra cima desses meliantes que estão agindo, inclusive no Distrito do Itatupã, que precisa de um trabalho imediato, contando com a parceria do estado do Amapá”, enfatizou. O delegado Geral do Estado, Rilmar Firmino, informou que estão sendo formados, 2.184 policiais militares, 500 policiais civis e 150 delegados, garantindo que até março de 2018, todos os municípios do Pará irão dispor de delegados titulares, além do aumento do efetivo. “Para Gurupá o aumento já poderá ser percebido a partir de 1º de dezembro deste ano”, afirmou o delegado. O Deputado Estadual Celso Sabino, manifestou sua intenção em apresentar uma Moção, junto a Assembléia Legislativa, no sentido de transformar o Destacamento de Polícia Militar de Gurupá, em Pelotão com no mínimo 33 policiais. Ainda no evento, foram anunciados investimentos na área da saúde, como emendas parlamentares na ordem de 1 milhão de reais, que deverão ser aplicadas na reforma do hospital do município, assim como aquisição de uma ambulancha e ambulância que servirão a referida unidade hospitalar.

Por: Dailton Palheta(Tribuna do Pará)


Delegado Geral, Rilmar Firmino

General, Jannor Janssen, Secretário Estadual de Segurança Pública

Avião cai e mata cinco pessoas em Itaituba

Um avião caiu próximo ao aeroporto da cidade de Itaituba, municipio localizado no sudoeste paraense na tarde deste domingo (22). Todas as pessoas a bordo do avião morreram na tragédia.

Cinco pessoas estavam na aeronave na hora da queda do avião e das vítimas, apenas o corpo do piloto foi identificado como Diego Kroetz. Outras quatro vítimas ainda não foram identificados de acordo com as equipes de resgate.

Familiares estão aguardando notícias do acidente, comum clima de tristeza e desolação. Na casa da esposa do piloto, muita comoção por parte de familiares e amigos.

Segundo informações, a aeronave estava voando com uma altura abaixo do esperado e apresentado sons anormais na hora da queda. O piloto teria evitado que a aeronave pudesse cair no centro de Itaituba.

Da: Redação

19 de outubro de 2017

Gurupá: Novo delegado titular inicia ações de combate à criminalidade

Após longos nove meses sem delegado de Polícia titular, Gurupá pode agora contar com os trabalhos da equipe de delegado, João Amaral de Lima Junior. Assim que chegou no município, no dia 11 deste mês, de imediato, o DPC em parceria com a Polícia Militar, iniciou operações  de fiscalização em bares e danceterias da cidade. Uma das ações primárias foi a retirada de menores de idade que costumavam frequentar estes ambientes, inclusive muitas das vezes, ingerindo bebida alcoólica. Houve também a fiscalização a cerca do uso de som em volume alto, umas das reclamações frequentes da população. Segundo o delegado, outras ações policiais estão em curso, a fim de combater o trafico de drogas no município. “Estamos procedendo com um trabalho de investigação, em caráter sigiloso, e muito em breve, estaremos cumprindo mandados de prisão, busca e apreensão, em desfavor dos envolvidos nesse tipo de crime”, enfatizou. Relatou ainda, que já atuou em outros municípios do Marajó, como Afuá e Chaves, onde segundo o mesmo, obteve êxito em muitas operações policiais, inclusive, em uma delas, resultando da prisão de ‘piratas’. “Considero Gurupá uma cidade tranquila, onde sempre tive a intenção de trabalhar, vim pra ficar!”, declarou o delegado. Informou ainda, que tem recebido apoio das autoridades locais, na intenção de unir forças para desenvolver ações conjuntas, em busca da melhoria da segurança pública no município.

Por: Dailton Palheta/Tribuna do Pará                                                                                                                                                                                                                                                          

10 de outubro de 2017

Gurupá: Câmara Municipal aprova PPA (2018-2021)

No período de sessões ordinárias deste mês de outubro, a Câmara Municipal de Gurupá consolidou a aprovação do Plano Plurianual (2018 a 2021). O PPA está previsto na Constituição Federal de 1988, e foi regulamentado pelo decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998. Trata-se de um plano que deve ser feito a cada quatro anos por todas as entidades da federação, Governo Federal, Estados e Municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos. O PPA é aprovado pelo legislativo por uma lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação e que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Todos os governos, inclusive os municipais, ficam obrigados a fazer um planejamento estratégico e seguir as diretrizes e metas estabelecidas no PPA. Dessa forma impede-se a descontinuidade de políticas e obras públicas de importância estratégica para a cidade, estado ou país. O Poder Legislativo de Gurupá, além de debater problemáticas do cotidiano do município, também aprovou as seguintes matérias no referido período de trabalhos: Requerimentos de Nº 003/2017 – Autoria da Vereadora Fabiola Moraes - PSDB, que solicita a convocação do representante da empresa Santos & Nascimento, para que preste esclarecimento sobre a não  implantação do sistema de água da Escola Municipal Viriato Pinheiro do Rio Bacá; Requerimento Nº 002/2017 – Autoria do Ver. Davison Palheta – PP – Indica a premente Necessidade de proceder com à agilidade do processo para a escolha do Hino Oficial do Município de Gurupá, conforme Lei Municipal Nº 973 de 2007; Requerimento Nº 003 – Autoria do Ver. Davison Palheta – PP – Indica a premente necessidade de ativação da Banda Municipal de Música Municipal de Gurupá, conforme a Lei Municipal Nº 833 de 23 de outubro de 1997; Moção de Pesar Nº 006/2017 (Aos familiares do falecido Manoel Pantoja); Projeto de Resolução Nº 002/2017 – Autoria das bancadas do PDT e PT (Dá nome ao plenário da Câmara Municipal de ex – Ver. Benedito Gomes Gama (Cisto Gama), em meio a encaminhamentos verbais. O próximo período de sessões será de 6 a 10 de  novembro, com transmissão ao vivo pela rádio 87,9 FM.

Por: Dailton Palheta – ASCOM-CMG
e-mail: dailtonassessoriacmg@hotmail.com

2 de outubro de 2017

Seis pessoas da mesma família são presas por crimes no Marajó

Uma operação realizada pelas Polícias Civil e Militar prendeu neste sábado (30), em Soure, no Marajó, seis pessoas da mesma família, acusadas de tráfico de drogas e contrabando. Os envolvidos ainda são suspeitos de encomendar assassinatos de policiais e testemunhas que poderiam denunciar o crime.

As prisões são resultado da Operação Resposta, que investigava o comércio de entorpecentes na região do Marajó, e levou às prisões de Fábio dos Passos Barbosa, Dhiemerson Silva Passos, Rosemiro Cardoso Marques, Dioleno Passos Silva, Denison dos Passos Silva e Dilcilene dos Passos Silva. 

Com os acusados, foram encontrados um total de 34 "trouxas", de tamanho grande, de maconha e um rolo de maconha com peso total de 200 gramas, além de R$ 2,113 em dinheiro, 70 maços de cigarros contrabandeados da marca Voxx, e 4 telefones celulares.

(Com informações da Polícia Civil)