Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

20 de novembro de 2019

Vereador de Portel gera polêmica ao gravar vídeo em praia, 'vou passar dois meses e não vou levar falta'


Um vídeo gerou revolta na cidade de Portel, no arquipélago do Marajó, mostrando o vereador Emerson Lobato (PRTB) andando de moto com uma servidora de uma escola. Em seguida, os dois aparecem em uma praia que, segundo informações de testemunhas, seria em Porto de Moz.

A promotoria de Justiça de Portel informou que investiga o caso. A Polícia também deve apurar o caso, mas ainda não confirma o dia em que o vídeo foi gravado.

Moradores de Portel afirmam que o vereador tem se ausentado na Câmara Municipal há duas sessões. Nas imagens, veja acima, o político diz que vai passar um mês na praia e que ele e a mulher não vão levar falta devido ele ser líder do governo na Câmara.

"Vou passar um mês aqui e a minha mulher não pega falta, porque eu sou líder do governo, o prefeito precisa de mim, o diretor de lá me respeita. Dois meses aqui e não tenho uma falta, agora se o teu marido faltar..."
Segundo o vereador Walber da Silva, o Paixão, (PDT), da base de opositora, Emerson Lobato está há duas semanas sem comparecer às sessões que são realizadas às terças e quintas. "Se ele não aparecer, vamos pedir a instalação de uma comissão para investigar essa situação, pois deixou um clima na cidade de aborrecimento, as pessoas estão revoltadas, inclusive já comunicamos ao Ministério Público", afirmou.
O promotor de Justiça de Portel, Rodrigo Vasconcelos, informou que foi determinada a instauração de uma notícia de fato para apurar as suspeitas de improbidade administrativa e requisitou a instauração de inquérito policial para apurar possível crime de falsidade ideológica, entre outros crimes. "O delegado agora deve apurar, até porque não há confirmação ainda de quando foi feito o vídeo. É preciso cautela, por isso instauramos os devidos procedimentos para investigar e devemos tomar as providências necessárias", afirmou.

Portel é um município localizado na zona zona fisiográfica Jacundá-Pacajá e possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, ao lado de outras cidades do Marajó, como Melgaço, Chaves, Bagre, Anajás, Afuá.

Da: Redação 





5 de novembro de 2019

Justiça determina indisponibilidade de bens do prefeito de Bagre, no Marajó

A Justiça estadual do Pará determinou a indisponibilidade dos bens do prefeito do município de Bagre, Rubnilson Farias Lobato. A decisão, divulgada nesta terça-feira (5), é decorrente de ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

De acordo com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), a decisão foi tomada devido ao recorrente descumprimento pelo município da lei de Acesso a Informação (LAI), que prevê transparência na disponibilização de informações à sociedade sobre os gastos públicos, processos licitatórios, contratos, entre outros.

Ainda segundo o MPPA, a indisponibilidade de bens é para garantir a aplicação de eventual multa civil, que pode chegar a R$100 mil. A justiça deferiu ainda que todos os procedimentos licitatórios ou contratos que não estejam registrados no Portal de Transparência ou nos sítios eletrônicos em até 40 dias, sejam suspensos e sujeitos a multa diária de R$2 mil.

O bloqueio dos valores é para garantir o pagamento previsto. Em caso de descumprimento, os veículos automotores registrados em nome do prefeito serão bloqueados.