Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

27 de agosto de 2013

Nova aeronave do Graesp reforça as ações de segurança pública

Já está em operação a nova aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). O helicóptero AS 35OB2 – Modelo Esquilo é o sexto a compor o conjunto do órgão, que surgiu no fim de 2011, a partir da fusão do antigo Grupamento Aéreo da Polícia Militar com a Coordenadoria de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, objetivando integrar as ações e, assim, dar mais efetividade ao trabalho das áreas de segurança pública e defesa civil. Segundo o major da PM Márcio Bailosa, chefe da Seção de Planejamento do Graesp, o grupamento está diretamente subordinado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e pode atuar em qualquer ação, em especial no que se refere a resgates, salvamentos e transporte de autoridades.
O helicóptero conta, entre outros equipamentos, com uma câmera infravermelha, kit aeromédico e sistema de transmissão online, que permite, por exemplo, o acompanhamento, por parte de autoridades e comandantes, de operações especiais na hora em que elas ocorrem. A tecnologia foi a mesma usada, por exemplo, pela polícia inglesa durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. “Isso, certamente, facilita a tomada da melhor decisão para cada tipo de ação”, completa o chefe de Planejamento do Graesp. Recentemente, o trabalho do Graesp foi de fundamental importância para o controle de uma rebelião ocorrida no presídio de Cucurunã, em Santarém, no oeste do Estado. A aeronave do grupo, acionada para dar apoio aos policiais do Grupamento Operacional Tático (GTO), pode ser empregada tanto no socorro de possíveis vítimas, como no transporte de efetivo policial e, ainda, no reconhecimento aéreo da área onde a casa de detenção está sediada.(Da redação)

26 de agosto de 2013

Santa Cruz é campeão do torneio início da Copa Máster

Neste domingo, 25, a Liga Esportiva de Gurupá, filiada a Federação Paraense de Futebol (FPF), realizou o torneio início da 2ª edição da Copa Máster, denominada “Cecília Palheta”. O evento contou com a participação de equipes federadas como: MAC (Municipal Atlético Clube), Botafogo, Paysandu, Misto, Santa Cruz e União de Coimbra. No confronto inicial entre Paysandu e Botafogo, o time alvi – negro venceu por 3 x 0 no tempo normal, mas, acabou sendo desclassificado após a participação irregular de um de seus atletas, pelo fato do mesmo ter assinado em duas equipes. Após a confirmação da irregularidade, o Botafogo perdeu os 3 pontos para o Paysandu que acabou seguindo na competição. 
A partir daí, a sequência de jogos previamente estabelecida em sorteio, foi normalmente executada, com algumas vagas sendo decididas nos pênaltis. Ultrapassada a fase classificatória, a decisão final aconteceu entre as tradicionais equipes do Paysandu e Santa Cruz, que duelaram de igual pra igual durante os dois tempos de jogo, onde o empate permaneceu, restando a opção de penalidade máxima. Em fim, com o gol do Atleta “Mário Ploc” na derradeira cobrança, o Santa Cruz venceu por 3 a 2, e conquistou o título de Campeão do torneio início, largando com 1 ponto de vantagem no campeonato. 
Associação Recreativa Botafogo
Segundo o presidente da Liga, Davison Palheta, “o objetivo da entidade é simplesmente resgatar as equipes tradicionais do nosso município, valorizando os atletas que defenderam as principais equipes do nosso futebol”. 
Associação União de Coimbra
Informou ainda, que a seleção gurupaense já confirmou a participação na Copa Marajó 2013, evento promovido pela FPF, que acontecerá nas cidades de Melgaço e Ponta de Pedras em outubro deste ano, com Gurupá inscrito na chave de Melgaço. 
Paysandú Sport Clube
Finalizando agradecendo o apoio todos desportistas, incluindo o Sr. Edgar Ferreira, um dos fundadores do Botafogo, que também compareceu ao evento para apoiar sua equipe. A 2ª Copa Máster começa no próximo final de semana no campo dos veteranos, com partidas no estádio municipal somente aos domingos.
 (Por: Dailton Palheta/Rede SBC Brasil)
Misto Atlético Clube

24 de agosto de 2013

Fortaleza de Gurupá: Retrato do abandono e esquecimento

Fortaleza de Santo Antônio de Gurupá(tombada como patrimônio histórico da União)
A fortaleza de Santo Antônio de Gurupá, principal cartão postal do município, ultimamente não tem atraído muitos elogios por parte de seus visitantes. A fortificação que é tombada como patrimônio histórico da União, nitidamente necessita de uma reforma urgente. O prédio apresenta paredes com pichações por toda parte, parte do muro da entrada já começa a desabar, luminárias quebradas, que deixam a fortaleza em total escuridão a noite, talvez se existisse algum zelador, poderia reprimir a ação dos vândalos.  Não há nenhum funcionário treinado que possa resumir aos visitantes a história daquela praça de guerra, quantas batalhas ocorreram, e de que maneira, em fim, os relatos estão resumidos em apenas 4 placas fixadas no local, o que não corresponde a elevada importância histórica que possui para o estado do Pará e o Brasil. 
O porão sendo utilizado como banheiro público
Na última quinta-feira, (22), O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou no "Diário Oficial da União" a relação dos municípios que receberão recursos do PAC Cidades Históricas, mas, a pesar da grande necessidade, Gurupá não está relacionado, talvez por falta de projetos. Os recursos para o programa chegam a R$ 1,6 bilhão, para serem utilizados na recuperação de patrimônios históricos, 44 municípios em 20 estados serão beneficiados. 
Paredes totalmente pichadas retratam o abandono
No Pará até o momento somente Belém foi contemplada, e receberá recursos para a restauração de 15 locais culturais e históricos, até cinema será reformado. O Governo Federal anunciou ainda a abertura de linhas de crédito no total de R$ 300 milhões para donos de imóveis tombados em cidades históricas que queiram revitalizar o prédio de acordo com as normas do tombamento. 
Luminárias destruídas denunciam a ação dos vândalos
A intenção do governo é garantir que as cidades se tornem polos turísticos, o que garante emprego e renda para a população. Quanto a Fortaleza de Gurupá, de acordo com o IPHAN – PA, o trabalho de manutenção e administração do monumento, é de responsabilidade da prefeitura do município, inclusive pela contratação de funcionários que cuidem do local. O certo é que a cultura e a memória do povo gurupaense pedem providências.  (Por: Dailton Palheta/Rede SBC Brasil)
O prédio pede reforma urgente

22 de agosto de 2013

PC identifica acusado de matar líder quilombola

O autor da morte de Teodoro Lalor de Lima, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo de Gurupá, localizada em Cachoeira do Ararí, localizada no Marajó, já foi identificado pela Polícia Civil , através da Divisão de Homicídios (DH). O acusado do crime foi identificado por Carlos, mais conhecido por “Neguinho”, que fugiu após ter praticado o ato.
Na terça-feira (20) a equipe da DH, localizou uma mulher identificada por Antônia Gomes dos Santos, 52 anos , que pode ter participação na execução do crime. Antônia é ex-companheira do acusado e mantinha um relacionamento amoroso com a vítima.
Para a polícia, há indícios de que o crime tenha motivação passional e que Teodoro foi morto por Carlos, que tinha ciúmes da ex-mulher. Antônia já prestou depoimento na sede da DH e relatou que Teodoro sempre que vinha em Belém se dirigia ao bairro da Cabanagem, pois a filha dele mora perto da casa de Antônia.
A mulher conta que se relacionava com Teodoro, desde o ano passado, e que conheceu Carlos em maio deste ano. Em 20 de julho deste ano, ela conta que resolveu acabar o relacionamento com Carlos, após descobrir que ele usava drogas e trabalhava como “avião” (entregador) de drogas para traficantes do bairro.
Carlos insistia em reatar o relacionamento com a mulher. Sobre o acusado, Antônia conta que não sabe onde ele está e nem onde moram os familiares dele. Segundo informações de moradores da área, ele já teria sido casado e teria filhos com outra mulher.
Na noite do crime, Antônia conta que se encontrou com a vítima, em um bar, perto de sua casa, na Cabanagem. Segundo ela, fazia cerca de três meses que Teodoro não aparecia no local. A mulher relata que ficou no local com a vítima, ingerindo bebidas, até que no início da madrugada, ele teria pedido para dormir na casa dela, mas ela respondeu alegando que não queria a presença dele na residência.
Teodoro insistiu e acabou indo até a casa de Antônia, ao chegar a residência, os dois foram surpreendidos pelo acusado, que havia entrado no imóvel, onde aguardava a chegada da mulher. Antônia disse que Carlos passou a agredir Teodoro com socos, enquanto ela gritava na rua para chamar a Polícia.
Quem souber alguma informação sobre o acusado, deve ligar para o disque-denúncia, 181.
(informações da Polícia Civil)
Teodoro Lalor de Lima

16 de agosto de 2013

Concurso na área da educação em Breves

O Prefeito Municipal de Breves-PA, no uso de suas atribuições, torna pública a realização de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Breves, destinado ao preenchimento de vagas do quadro de pessoal efetivo da Secretaria Municipal de Educação: nível superior, nível médio e nível fundamental completo, mediante as condições estabelecidas no edital de abertura do certame.
O Concurso Público destina-se ao preenchimento de vagas existentes para os cargos/lotação de provimento efetivo, em conformidade com o Anexo I do edital de abertura, mais cadastro de reserva, ficando as admissões condicionadas à disponibilidade orçamentário-financeira da Prefeitura Municipal de Breves, durante o prazo de validade do Concurso Público.
(Da redação).


Leia AQUI o edital

15 de agosto de 2013

Municípios terão apoio para plano de resíduos

Municípios paraenses continuam com dificuldade para cumprir o que determina a Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A principal dificuldade é acabar com os lixões, que se espalharam por praticamente todas as cidades do interior que não contam com coleta de lixo.
A Lei dá prazo até agosto de 2014 para o fim dos lixões. A maior dificuldade enfrentada pelos prefeitos é a falta de recursos financeiros e humanos (corpo técnico) para elaborar o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).
Ontem, em resposta ao requerimento encaminhado pelo senador Jader Barbalho (PMDB) em abril deste ano, externando sua preocupação com a situação de pelo menos 70% dos municípios do Pará que ainda não conseguiram cumprir a Lei, o Ministério de Meio Ambiente deu duas boas notícias aos prefeitos: a primeira é que eles poderão incorporar aos Planos Municipais de Saneamento Básico o desenvolvimento adicional do conteúdo mínimo dos PGIRS, item que não era permitido anteriormente.
A segunda boa notícia dada ao senador, após a provocação feita por seu requerimento encaminhado à ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi de que as prefeituras não terão corte de recursos por parte do governo federal, caso não cumpram de imediato com as determinações previstas na Lei 12.305/2010.
Conforme a Lei em vigor, caso as prefeituras não conseguissem cumprir o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos - a eliminaçãode todos os lixões do país – os municípios poderiam ficar impedidos de receber recursos do governo federal, inclusive do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para investimentos em saneamento.
O documento encaminhado pelo Ministério do Meio Ambiente destacou a preocupação do senador paraense com “a falta de planos de gestão de resíduos sólidos dos municípios, que, no momento, não podem pleitear recursos federais destinados ao setor”.
Em resposta, os técnicos responderam que, “o Ministério do Meio Ambiente, por meio de sua Consultoria Jurídica, considerou lícita a continuidade de repasse de recursos visando apoio aos municípios para elaboração de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”.
No documento anexo, assinado pela assessoria técnica do Ministério, está relacionada tabela discriminando valor de repasse de R$ 71.923.888,56 em apoio do ministério aos planos de resíduos nos últimos anos.
Além disso, Jader Barbalho comemorou a possibilidade dos municípios de pequeno porte (até 50 mil habitantes) que ainda não conseguiram apresentar seus planos de resíduos sólidos, poderem contar com o apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para desenvolver o conteúdo mínimo obrigatório do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, atrelado aos Planos Municipais de Saneamento Básico a partir de uma adequação do edital.

VIABILIDADE DA UNIVERSIDADE DO MARAJÓ É DISCUTIDA NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller, recebeu ontem, na sede do ministério, em Brasília, os representantes do Movimento Marajó Forte, Ricardo Fialho e da Associação dos Municípios do Marajó (AMAM), Pedro Barbosa, para tratar da demanda da criação da Universidade Federal do Marajó. Durante a audiência requerida pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), os representantes apresentaram ao secretário a demanda, a geografia (peculiaridades regionais), os dados, os indicadores sociais e de educação no Marajó, além do processo, em curso, de mobilização dos atores sociais para concretização desta importante demanda para Mesorregião do Marajó.

O secretário avaliou como positivo todo o processo de construção para viabilizar a demanda e sugeriu que ela seja apresentada ao Executivo, via Ministro da Educação, por proposição da Bancada Paraense no Congresso Nacional. Speller ainda se colocou à disposição para encaminhar a demanda quando da sua tramitação no MEC/SESu. De acordo com o executivo do Movimento Marajó Forte, esse foi um importante passo para a criação da universidade na região.

"Agora vamos aguardar a elaboração do Projeto Executivo da Universidade Federal do Marajó, que está sendo elaborado pela Universidade Federal do Pará, para buscarmos o apoio de toda a bancada paraense para que este projeto chegue até o Executivo Federal e, sensibilize a Presidenta Dilma Rousseff da importância desta Universidade para o desenvolvimento social e econômico do Marajó, que passa necessariamente pela educação pública e de qualidade", disse, ressaltando ainda a importância da universidade para o desenvolvimento da região.

"É uma forma de resgatar os compromissos assumidos e não cumpridos, na região, por meio do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó, o tão falado e conhecido Plano Marajó. Nossa gente marajoara tem todo o direito em demandar o Governo Federal e nossos Parlamentares. Pois, todos foram eleitos com o nosso voto para nos representar, apresentar e defender as demandas do povo paraense e, marajoara. Vamos a luta!"
(Da redação)

MPF pede e Seduc abre edital para contratar professor para comunidade que nunca teve acesso à educação no Iriri

O Ministério Público Federal pediu a inclusão da comunidade de beiradeiros (ribeirinhos) do alto rio Iriri, em Altamira, como prioridade para a educação no município. Em resposta, a Secretaria de Educação do Pará abriu edital para contratar professor e iniciar o trabalho na comunidade, que tem cerca de 50 habitantes que nunca tiveram acesso à escola. Eles enviaram um documento ao MPF em Altamira pedindo a abertura da escola e assinaram com as digitais, porque todos são analfabetos.

“Salta aos olhos que essa comunidade, formada por cinco gerações de analfabetos, tenha pleiteado como demanda primeira o acesso à educação, sem que para tanto seja forçada a deixar seu modo de vida tradicional e se aproximar dos núcleos urbanos”, diz ofício assinado pela procuradora Thais Santi, dirigido à secretaria de educação de Altamira, para quem o MPF também solicitou prioridade para os beiradeiros do Iriri.

A secretaria estadual de educação já respondeu e abriu o edital para contratar professor e aceita inscrições de candidatos até a próxima sexta-feira, 16 de agosto. O edital foi retificado e exige dos candidatos “Curso de Licenciatura, de Graduação Plena, ou nível médio na Modalidade Norma (link para o edital abaixo).

A comunidade de beiradeiros do alto Iriri é uma das mais carentes vivendo nas unidades de conservação da região do Xingu. Ao contrário dos moradores de Reservas Extrativistas e Terras Indígenas, eles não foram reconhecidos como população tradicional e o acesso aos recursos naturais é limitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A Estação Ecológica é uma unidade de conservação de proteção integral.

Os ribeirinhos já conseguiram pactuar um termo de compromisso com o ICMBio, aprovado pelo conselho consultivo da unidade de conservação. O termo estabelece as regras de permanência dessa comunidade dentro da Estação, ao mesmo tempo que expressa o reconhecimento da União quanto ao perfil dessa população como tradicional. O termo aguarda apenas assinatura da presidência do Instituto para entrar em vigor.

Para o MPF os beiradeiros do Iriri precisam ser beneficiados imediatamente por políticas públicas de saúde e educação. Hoje em dia, as caravanas de saúde que percorrem as reservas vizinhas chegam até a divisa da Estação Ecológica e voltam, sem atendê-los. Mesmo assim, a comunidade pediu primeiro a criação da escola. “Independente de acordo com o ICMBio, temos a firme convicção de que eles tem que receber imediatamente as políticas públicas de saúde e educação a que tem direito”, explica a procuradora Thais Santi, que visitou a comunidade recentemente.

12 de agosto de 2013

Idosos: 90% das quedas acontecem em casa

O número de casos de fraturas em idosos por conta de quedas é grande. Porém, o que mais assusta é saber que em 90% dos casos, os idosos caem dentro da própria casa, conforme informou o médico Jean Klay Machado, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Pará (SBOT-PA). Ele afirma que "as quedas acontecem normalmente no percurso quarto-banheiro".
Segundo a SBOT-PA, em um hospital em Belém, em apenas um ano foram registrados 59 casos de pacientes com fraturas por quedas, com idade superior a 80 anos. “Quanto mais alta a faixa etária, maior o índice de mortalidade”, alerta o médico.
A geriatra Laiane Dias acrescenta que as fraturas representam, em média, 50% das internações de idosos por trauma em prontos-socorros. Cerca de 80% desses casos ocorrem em idosos capazes de andar sozinhos e vivendo em comunidade, segundo a médica.
As fraturas podem ser potencializadas ainda por uma doença que atinge boa parte dos idosos, principalmente as mulheres, que é a osteoporose.
Considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido aos elevados custos econômicos para o tratamento e pelo índice de mortalidade, os casos de fraturas em idosos por conta de quedas será um dos temas do 13º Congresso Paraense de Ortopedia e Traumatologia, que acontecerá em Belém, nos dias 17 e 18 de agosto, no Centro de Convenções da Amazônia, Hangar.

Assistência social entrega certificados de capacitação profissional para 100 alunos

No último sábado (10), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Gurupá realizou a entrega de certificados aos alunos dos cursos de: Pedreiro, encanador hidráulico, agronegócio e manicure. Num total de 100 alunos participaram dos cursos ministrados entre os meses de maio e junho deste ano, sob regime de parceria entre o município e a Secretaria Estadual de Assistência Social.
Manoel Evangelista Moraes Barbosa “Avaré”(sec. municipal de assistência social)
Segundo Manoel Evangelista Moraes Barbosa “Avaré”(sec. municipal de assistência social), além destes cursos estão sendo realizados desde 2ª feira(12), também, os cursos de manipulação de açaí e de pescado, com a participação de 50 alunos para o curso de manipulação de açaí que acontecerá na Casa Familiar Rural e 108 alunos para manipulação de pescado, este último em parceria com a colônia de pescadores Z 49. Os cursos estão sendo promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, em convênio com a UFPA (Universidade Federal do Pará), Fadesp (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa) e Assistência Social do município, informou o secretário. 
Avaré falou ainda, da recente aquisição de uma lancha equipada com um motor (140 cc.), com capacidade para transportar 12 pessoas, que servirá para auxiliar no deslocamento da equipe adicional do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), composta por assistente social, psicólogo e técnicos de nível médio, que de início estarão visitando as comunidades do Rio Baquiá, a fim de constatar a real necessidade das famílias contempladas com benefícios sociais disponibilizados pelo governo federal. “Em 2012 foi feito um levantamento pelo governo federal, onde se constatou algumas demandas sociais em comunidades ribeirinhas de nossa região. Quando assumimos a Secretaria, o termo de aceito já estava assinado, porém, as documentações correspondentes aos trâmites para aquisição da lancha, não estavam prontas, foi então, que de imediato providenciamos tudo para que o município fosse contemplado com a embarcação”. 
Na oportunidade, o secretário falou do sucesso da VI Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no período de 8 a 9 de agosto, como ponto de elaboração de propostas para as conferências estadual e federal, que acontecerão ainda este ano.
(Por: Dailton Palheta/Rede SBC Brasil)

9 de agosto de 2013

Supremo manda senador para a cadeia

Condenação de Ivo Cassol indica que Jader Barbalho deverá ser o próximo


Antes mesmo do julgamento dos recursos dos réus do Mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu mais uma resposta de que a intenção é dar prioridade aos processos parados de políticos envolvidos em casos de corrupção. Por unanimidade, os dez ministros presentes à sessão de ontem condenaram o senador Ivo Cassol (PP-RO) por fraude em licitação. A Corte constitucional considerou o parlamentar culpado pela conduta criminosa discutida na Ação Penal 565, referente à época em que Cassol era prefeito de Rolim de Moura (RO), entre os anos de 1998 e 2002. O ministro Luiz Fux declarou-se impedido e não participou do julgamento.

A condenação do senador rondoniense já é considerada um marco pedagógico no combate à corrupção no Brasil e é avaliada no meio jurídico como um recado do STF de que passará a ser ocupar mais de julgamentos de processos envolvendo outros políticos acusados de corrupção, entre eles o também senador Jader Barbalho, alvo de três processos, que têm como relator o ministro Ricardo Lewandowski.

Em Rondônia, segundo a denúncia do Ministério Público, o esquema criminoso consistia no fracionamento ilegal de licitação em obras e serviços de engenharia, para permitir a aplicação da modalidade convite. Com o método, apenas as empresas envolvidas na fraude, na maioria de parentes e aliados políticos de Cassol, disputavam a licitação, prejudicando o processo competitivo.

No julgamento, prevaleceu o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, que absolveu os empresários denunciados por falta de provas e rejeitou a acusação de formação de quadrilha. O ministro-revisor, Dias Toffoli, havia se manifestado pela condenação dos empresários, excluindo apenas os sócios que não detinham função gerencial. Os ministros Marco Aurélio e Joaquim Barbosa votaram, vencidos, pela ampliação da condenação defendida pelo ministro-revisor, tendo sido os únicos que condenavam o grupo também por formação de quadrilha.


6 de agosto de 2013

Prefeito, vereadores e o povo prestaram homenagens à Cecília Palheta

Entre todos que participaram do cortejo fúnebre ocorrido na tarde de ontem, (5), era notória a unanimidade em reconhecer que Cecília Palheta deixou um exemplo de humildade, solidariedade, fé cristã, dentre outros.
Durante o translado, a ex- prefeita de Gurupá foi homenageada por membros da igreja católica, pelo prefeito do município Raimundo Nogueira, por vereadores, e pelo povo que acompanhava tudo em um tom de respeito e reconhecimento pelas bem feitorias realizadas em favor dos gurupaenses.
No momento da homenagem que era prestada em frente ao prédio da prefeitura, sua filha Celice Palheta leu uma carta escrita por Cecília, ainda em março deste ano, onde se despedia de seus familiares e do povo gurupaense.
Vereadores e prefeito de Gurupá prestam homenagem a Cecília Palheta
Cecília Palheta faleceu na tarde do dia 3 de agosto, em Belém-PA, vítima de complicações cardíacas.

4 de agosto de 2013

GURUPAENSES RECEBEM O CORPO DA EX- PREFEITA CECÍLIA PALHETA


Na manhã deste domingo, (4), sob uma grande comoção, muitos gurupaenses compareceram ao aeroporto municipal para acompanharem a chegada do corpo da ex-prefeita Cecília Palheta. 
Logo após, o cortejo formado por pessoas caminhando, outras em motos e carros, seguiu até a residência da ex-prefeita para que prestassem condolências aos familiares e homenagens póstumas.


Cecília Palheta exerceu mandato de prefeita de Gurupá por duas vezes, mantendo sempre uma vida pautada na prática da caridade e religiosidade, onde expressava ativamente sua fé cristã.  Seu corpo será sepultado nesta segunda – feira, (5), 3 da tarde, no cemitério São Sebastião.

3 de agosto de 2013

NOTA DE FALECIMENTO


É com enorme pesar que comunicamos a todos os gurupaenses, o falecimento nesta tarde do dia 3 de agosto de 2013, de BENEDITA CECÍLIA PALHETA PEREIRA, (Professora e Ex- Prefeita do município de Gurupá). Neste momento, seu corpo está sendo velado na igreja dos Capuchinhos em Belém do Pará, e neste domingo chegará a Gurupá para ser velado em um gesto de último adeus de seus amigos e familiares. Desde já agradecemos as condolências e atenção de todos os irmãos gurupaenses.
Que Deus receba o espirito de Cecília Palheta na mais completa Paz.


A família agradece.

1 de agosto de 2013

Transferência de presos libera cárcere da Delegacia de Gurupá

Os seis últimos detentos da delegacia de Gurupá foram transferidos para o presídio regional de Breves.

Em uma ação coordenada pelo Delegado Marco Antônio Pitman Machado, que no momento assume a Superintendência Regional das Ilhas, com o apoio do Destacamento de Polícia Militar de Gurupá, comandado pelo Sub. Ten. PM. Peres, nesta terça – feira, (30), os seis últimos detentos que estavam na delegacia de Gurupá foram transferido para o CRRB (Centro de Recuperação Regional de Breves), inaugurado em junho deste ano, com capacidade para 128 presos. Segundo o delegado, a medida reduzirá o risco de fugas da delegacia, além de cumprir o procedimento padrão para detenção, que é justamente encaminhar para penitenciárias os presos que aguardam julgamento ou cumprem penas. 
No CRRB foram entregues ao Cap. PM – Helder Ley (Diretor do presídio), os presos: Decivaldo da Silva Pimentel “Civaldo”, Fiuk Velho da Silva”, Walter Cardoso dos Santos “Biro”, Miguel Pena Moraes “Xem”, João da Cruz Pinto, que aguardam julgamento, e Raimundo de Oliveira Marques “Fernandinho Beira Mar” que já foi sentenciado. 
De acordo com o Governo do Estado, as obras de construção das novas unidades prisionais gerenciadas pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará estão em fase avançada. Sete casas penais serão entregues até o final deste ano, gerando 1.516 novas vagas no sistema penitenciário e diminuindo a superlotação. 
No total os investimentos chegam a mais de R$ 25 milhões. Hoje, o Sistema Penitenciário do Pará tem a capacidade para custodiar 7.253 detentos. São 4.983 vagas na Região Metropolitana de Belém e 2.270 no interior. Porém, existem mais de 12 mil presos no Estado. As mais de 1.500 vagas vão ajudar a diminuir esse déficit. (Por: Dailton Palheta/Rede SBC Brasil)