Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

26 de outubro de 2015

Polícia Civil já conta com nova Delegacia no município de Chaves no Marajó

Uma comitiva da área de Segurança Pública do Governo do Estado entregou oficialmente à população de Chaves, na ilha do Marajó, a nova Delegacia de Polícia do município. A cerimônia contou com a presença de moradores, lideranças comunitárias e autoridades locais. 

Sob presidência do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen; a inauguração teve as presenças do delegado-geral Rilmar Firmino; do diretor de Polícia do Interior da Polícia Civil, Silvio Maués; do delegado de Chaves, João Amaral, e do sargento Luiz Moura, comandante da PM em Chaves, e ainda do presidente da Câmara Municipal, vereador Delcio Mendez; da prefeita de Chaves, Solange Lobato, e do promotor de Justiça de Chaves, Francisco Simeão de Almeida.

A Delegacia foi completamente construída para oferecer ambientes confortáveis, alojamentos para os policiais, salas para delegados, investigadores, escrivães, refeitório e estacionamento. O projeto visa fortalecer os laços com a comunidade, de forma a resgatar a confiança social e buscar a redução da violência e da criminalidade. Para o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino de Sousa, a entrega de mais uma unidade policial totalmente revitalizada contribui para a melhoria dos serviços de segurança oferecidos no região do Marajó.

(Da redação)




CELPA INVESTE EM ATIVIDADES SOCIAIS DO MARAJÓ

Referência em musicalização de crianças e adolescentes na Ilha do Marajó, a Associação Musical Antônio Malato (AMAM), existente há 34 anos, será a próxima instituição a ser beneficiada pela Celpa, com reforma e ampliação do prédio. O investimento social e educacional da distribuidora chegará a 400 mil reais e beneficiará mais de 200 crianças e adolescentes que praticam atividades de musicalização com instrumentos de sopro, cordas e percussão.
A Associação atua com a inclusão de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, baseado nos princípios da educação integral. As crianças ocupam turnos extraclasse com atividades de musicalização. Dos 200 alunos, 100 são crianças na faixa etária de 06 a 11 anos, 50 adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos e 50 jovens de 18 a 29 anos.
A obra dará conta da revitalização da parte elétrica, pintura, troca do telhado, climatização e construção de seis salas de aula. Um dos objetivos do projeto é que, por meio da reforma do prédio, haja um aumento em 50% do número de alunos atendidos na prática de musicalização, ampliando, assim, a rede de atenção à criança, jovens e adultos em trajetória de risco social na região.
A Associação possui dez funcionários fixos, três voluntários permanentes e 35 voluntários eventuais e uma banda sinfônica com componentes. Para captar recurso, eles trabalham em convênio com a prefeitura de Ponta de Pedras, Fundação Carlos Gomes e Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Além de obter apoio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PA).
O projeto Energia Social assumiu o compromisso de disponibilizar cerca de 2 milhões de reais em instituições que atuam com a proteção de animais, incentivo a educação, formação profissional e geração de renda, em todas as regiões do estado. O primeiro contrato assinado foi com o Movimento República de Emaús, em Belém. Lá, mais de 1.200 crianças e adolescentes serão beneficiadas com a construção do Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (Cedeca-Emaús).

Fonte: ASCOM/Celpa

17 de outubro de 2015

“Francês atirou para cima”, constata perito criminal

De acordo com análises técnicas realizadas pelo perito criminal, Paulo Ozela, do Centro de Perícias Criminais Renato Chaves, o tiro que matou João Paulo de Lima, de 14 anos de idade, no dia 12 de agosto de 2015, foi efetuado para cima. Segundo Paulo Ozela, é possível calcular a trajetória dos projeteis de formato esférico, de aproximadamente 6 milímetros, disparados com uma arma de calibre 12, através de marcas deixadas no alto de uma das árvores próximas ao local do crime. A perícia trabalha com as hipóteses de que uma das esferas resvalou no tronco da árvore, e em seguida atingiu a cabeça de João Paulo. A outra é de que ele estaria no meio da trajetória do tiro, e um dos projeteis o atingiu diretamente, mas para isso, a vítima teria que ter subido no cercado, apoiando-se em uma das estacas que sustentam a estrutura de arame farpado, ação também provável. Segundo o delegado Geraldo Borges Pimenta Neto, o trabalho de perícia criminal, atende ao pedido do Ministério Público, feito pelo Promotor David Terceiro Nunes Pinheiro, que ainda pede a realização do exame necroscópico no corpo vítima. De acordo com o delegado de Gurupá, o acusado Jean Marie Etienne Xavier Royer, de nacionalidade francesa, que responde em liberdade pelos crimes de Homicídio doloso qualificado, e porte ilegal de arma, será ouvido novamente pela Polícia. Assim como as testemunhas citadas nos autos do processo, informou. Em havendo a consideração do laudo, segundo juristas, existe a possibilidade de que o crime seja tratado como homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. Ficando inalterada a acusação de porte ilegal de arma. O local onde ocorrera o fato, encontra-se em total estado de depredação e abandono, combinando curiosamente com silêncio deixado pela dúvida, quanto ao desfecho deste triste episódio.

Por: (Dailton Palheta/Tribuna do Marajó)