Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

19 de dezembro de 2016

Polícia Civil prende acusado de roubo e latrocínio em Bagre

A Polícia Civil prendeu, neste final de semana, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, em Bagre, na ilha do Marajó, Max Magno Franca, de apelido Lorinho ou Turiba. Ele responde a processos criminais por roubo com uso de arma de fogo na comarca de Bagre e por latrocínio - roubo seguido de morte - na comarca de Acará, nordeste do Pará.

Segundo o delegado Geraldo Pimenta Neto, titular em exercício da Superintendência da Região do Marajó Ocidental, as ordens judiciais foram cumpridas pela equipe de policiais civis do município marajoara, sob coordenação do delegado Marcos Rogério Pinto, em decorrência de inquéritos policiais instaurados para apurar os crimes dos quais Max Magno é acusado.

Após a prisão, o preso foi apresentado na Unidade Integrada Pro Paz de Bagre, de onde foi encaminhado ao Sistema Penitenciário para responder pelos crimes e ficar à disposição da Justiça.

24 de novembro de 2016

Deputado Eraldo Pimenta garante ambulância nova para Gurupá




Deputado Estadual, Eraldo Pimenta, com a prefeita eleita Neucinei Fernandes
Na tarde desta quarta-feira, 23, o Deputado Estadual Eraldo Pimenta, do PMDB, em seu gabinete, assinou a autorização de repasse de recursos financeiros ao município de Gurupá, para a aquisição de uma Ambulância, Tipo A, no valor de 75.000,00(setenta e cinco mil reais).  A Emenda Parlamentar Impositiva, referente ao exercício financeiro deste ano, assegura que ainda no início do ano de 2017, o veículo deverá ser entregue ao Município. A atitude tomada pelo Parlamentar ocorre após visita ao Hospital Municipal, realizada em outubro deste ano, onde constatou o funcionamento precário da principal unidade de saúde da cidade. Na ocasião da visita, a vereadora, e prefeita eleita, Neucinei Fernandes, solicitou ao Deputado que destinasse verbas para Gurupá, à fim de melhorar o quadro caótico em que hoje se encontra a área da Saúde no município.
Neucinei Fernandes, que deverá ser diplomada prefeita, no próximo domingo, 27, esteve presente no ato de assinatura, onde agradeceu em nome do povo gurupaense, e na oportunidade, também ressaltou, “Meu compromisso com o povo se renovou a partir do momento em que fui considerada prefeita eleita, procurei imediatamente dar seguimento ao trabalho em prol da coletividade gurupaense, buscando parcerias, como a do Deputado Eraldo Pimenta,  para que auxiliem na promoção do bem estar de nossa população”, enfatizou.
“Pretendemos destinar mais Emendas Parlamentares aos Municípios, fazendo jus ao nosso compromisso firmado com o povo do Pará, por meio de ações concretas a favor do desenvolvimento de nosso Estado ”, afirmou, o Dep. Eraldo Pimenta.
(Dailton Palheta - ASCOM/Dep. Eraldo Pimenta)

22 de novembro de 2016

Gurupá: Torre de transmissão da Oi desaba após sabotagem


Na madrugada desta terça-feira, 22, a torre de transmissão da oi em Gurupá, desmoronou. Segundo o funcionário da Funtelpa, Osmarino Pimentel, alguém ateou fogo em uma das bases da estrutura metálica, que mede exatos 84m. Devido existirem vários pontos de fixação, sustentados por cabos de aço, a antena desmontou no decorrer da queda, evitando por tanto, que as residências próximas fossem atingidas. Inaugurada no início da década de 80, a torre que pertence a empresa de telecomunicações, Oi, além de ser utilizada pra a telefonia, serve para transmitir o sinal de TV, da Liberal e Cultura. (Dailton Palheta)


Gurupá: Após queda-de braços, vítima é esfaqueada em bar


Enquanto disputavam uma luta de "queda de braços", na noite de ontem, 18, amigos se desentenderam e foram as vias de fato em um bar, localizado na área da Xingu, na cidade de Gurupá. Segundo o Delegado Geraldo Neto, o indiciado Ronilson Pereira dos Santos, desferiu golpes de faca em, Marciney Fonseca Mourão, que já foi encaminhado ao Hospital Regional de Breves com ferimentos graves. Outro envolvido, Jhonatam Pereira Lobato, teria agredido a vítima com pauladas durante a briga. Os dois indiciados, apresentados na delegacia pela Policia Militar, responderão pelos crimes de tentativa de homicídio, e desobediência, Art. 121 do CPB.

(Com informações da PC -TMJ)

16 de novembro de 2016

Governo e Alepa entregam 22 veículos para reforçar atendimento na Atenção Básica

O Pará é um dos três Estados brasileiros que destinam investimentos à Atenção Básica nos municípios. É uma decisão de governo fundamental para a manutenção da assistência à saúde no Pará, e que nesta sexta-feira (11) foi reforçada com a entrega de 21 ambulâncias e uma ambulancha para municípios de diversas regiões. 
Novas demandas - A parceria do Governo do Pará com a Alepa acontece cotidianamente desde 2013. Até hoje, já foram entregues 170 ambulâncias, informou o secretário de Estado de Saúde Pública, Vítor Mateus. 
Beneficiados - As emendas parlamentares de autoria dos deputados estaduais Márcio Miranda, Cilene Couto, Sidney Rosa, Thiago Araújo, Miro Sanova, Carlos Bordalo, Coronel Neil, Eduardo Costa, Eraldo Pimenta, Iran Lima, Luis Seffer, Raimundo Belo e Renato Ogawa, que proporcionaram a compra das ambulâncias, beneficiaram diretamente os municípios de Ananindeua, Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Baião, Belém, Bom Jesus do Tocantins, Castanhal, Igarapé-Miri, Inhangapi, Moju, Paragominas, Peixe-Boi, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, Tomé-Açu, Ulianópolis, Uruará, Xinguara e Afuá (este com a ambulancha).







(Da Redação)

11 de novembro de 2016

Polícia investiga crimes cometidos por meio de redes sociais em Gurupá


A Polícia Civil instaurou inquérito policial para investigar denúncias de "cyberbullying", crime cometido por meio de redes sociais, no município de Gurupá, no arquipélago do Marajó no Pará. Moradores da cidade tiveram fotos pessoais usadas indevidamente em montagens, conhecidas como "memes", e divulgadas por meio de grupos de WhatsApp e em páginas no Facebook. Dois dois suspeitos de serem os autores das montagens foram conduzidos coercitivamente por ordem judicial para prestar depoimento, nesta sexta-feira, (11), na Delegacia do município. Com eles, foram apreendidos nove aparelhos de telefonia móvel, um tablet e sete dispositivos eletrônicos tipo pendrive, além de três computadores portáteis tipo notebook, e um monitor.
Os objetos apreendidos serão periciados para apurar se foram usados nas postagens. Segundo o delegado titular da Polícia Civil de Gurupá, Geraldo Pimenta, a investigação teve início depois que três mulheres, que moram na cidade, procuraram a Delegacia para fazer a denúncia do crime cometido por meio de redes sociais. Elas mostraram ao policial civil os "prints" das montagens postadas em que suas imagens, que estavam postadas em páginas pessoais no Facebook, foram usadas indevidamente em memes do tipo "expectativa x realidade", em que duas fotos eram postadas lado a lado para serem comparadas.
Em uma das fotos, em que estava a palavra "expectativa", foram usadas fotos de "belas mulheres " em propagandas de festas de música eletrônica, do tipo "rave", expostas na internet, e ao lado na montagem, foi usada uma foto em que as três moradoras da cidade aparecem em um evento ocorrido no município, com a palavra "realidade". Os memes foram compartilhados em redes sociais e em grupos de WhatsApp de moradores da cidade, até chegarem ao conhecimento das vítimas. "As montagens tinham como objetivo causar constrangimento às pessoas", relata o policial civil.
Ainda, de acordo com o delegado, com base nas investigações, os dois suspeitos foram identificados e tiveram os mandados de condução coercitiva expedidos pela Justiça de Gurupá para serem ouvidos no inquérito policial. Em depoimento, os suspeitos negaram a autoria das montagens, mas admitiram que receberam os memes em um grupo de WhatsApp e compartilharam as montagens em outros grupos. Após os depoimentos, os suspeitos foram liberados. Outras duas pessoas são investigadas sob suspeita de estarem envolvidas no crime virtual. A Polícia Civil alerta que é crime fazer montagens ou compartilhar imagens de pessoas de forma indevida nas redes sociais.

(Com informações da PC)

9 de novembro de 2016

JATENE QUER ACABAR COM ENSINO MODULAR

Cerca de 35 mil alunos vinculados ao Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) poderão ficar sem aula a partir de 2017. O motivo é a intenção do Governo de Simão Jatene em acabar gradativamente com o programa a partir do próximo ano. A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp).

Segundo a entidade, as especulações sobre as mudanças no Some foram confirmadas no último dia 3, durante audiência pública do Sintepp com coordenadores de unidades regionais de ensino e representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). “A Seduc confirmou que a prioridade é não matricular, a partir de janeiro de 2017, alunos do 1º ano do Some”, diz a coordenadora do Some/Sintepp, Arléia Geórgia. Já as turmas do 2º e 3º anos seriam concluídas até 2018, quando o programa seria extinto.
Criado há 36 anos no Pará, o Some é a modalidade de ensino médio voltada para alunos de zonas rurais do Estado. Os professores das áreas urbanas se deslocam para o interior, em geral, localidades de difícil acesso, para dar aulas.
Na opinião de integrantes do Sintepp, o Estado não quer mais pagar a gratificação de deslocamento dos professores. A questão é que não há profissionais suficientes para manter a regularidade das aulas. 
Em nota, a Seduc confirmou que vem desenvolvendo estudos de expansão do ensino médio regular, de forma a ser a oferta prioritária no interior do Estado. A Secretaria disse, ainda, que o Some só deve ser implementado em situações em que não seja possível a oferta regular. 
Para os educadores, porém, não é possível substituir o ensino modular pelo regular de uma hora para outra, já que não há estrutura de ensino em vários locais do interior.

Ideflor-bio e Unesco avaliam parcerias e ações em municípios do Marajó

Durante a visita, as representantes Sara Araújo Poletto e Bruna Martins avaliaram uma parceria entre o Ideflor-bio e a Unesco para desenvolver ações do Projeto “Pesca Sustentável na Costa Amazônica”
A Gerência da Região Administrativa do Marajó (GRM) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) recebeu, nesta segunda-feira (7), na sede do Instituto, em Belém, a visita de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com o governo – União, estados e municípios –, a sociedade civil e a iniciativa privada.

Durante a visita, as representantes Sara Araújo Poletto e Bruna Martins avaliaram uma parceria entre o Ideflor-bio e a Unesco para desenvolver ações do Projeto “Pesca Sustentável na Costa Amazônica”, envolvendo, a princípio, dois municípios do Marajó: Soure e Curralinho. O Projeto visa a melhoria da renda e da qualidade de vida dos pescadores do litoral dos Estados do Pará, Maranhão e Amapá, além de garantir que a cadeia produtiva dos recursos pesqueiros locais seja sustentável ecologicamente, economicamente e socialmente.O Acordo de Pesca tem outras nuances, que se adequam aos interesses da Organização das Nações Unidas. Dentre eles, incentivar os jovens das comunidades locais a serem protagonistas da sua história, ao mesmo tempo em que incentiva a permanência dos mesmos no campo, produzindo não somente para o seu sustento, como para abastecer os centros urbanos. Esse objetivo ganha clareza no “Projeto Jovens Protagonistas”, já desenvolvido pela Unesco na Costa do Pará e Maranhão.

3 de novembro de 2016

Gestores Municipais participam de encontro promovido pelo TCM







Prefeitos e Vereadores eleitos e reeleitos, nos 144 municípios paraenses, participaram nesta quinta-feira, 3, do evento promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios, realizado no Centro de Convenções Hangar, em Belém. O encontro, que teve como tema “Transição responsável, para uma Gestão de qualidade”, objetiva repassar aos Gestores Municipais, informações em síntese, de como funciona a legislação a ser seguida a risca pelos futuros mandatários. 
Marcio Miranda(ALEPA), César Colares(TCM) e Zequinha Marinho(Vice - Gov.)

A transição e os cuidados ao assumir a Gestão Pública; Determinantes em reprovação de Contas; Governança Pública, Eficiência e Eficácia dos Gastos Públicos; Responsabilidade em épocas de crise, foram alguns dos temas abordados no encontro. A crise econômica que vem atingindo impiedosamente a maioria dos municípios do Estado, acarretando atraso nos salários do funcionalismo público, falta de pagamento do transporte escolar, ausência de recursos para investimentos, baixa arrecadação Municipal, inadimplência, foram pautas amplamente discutidas pelos especialistas. A programação, que é anual, contou ainda com a participação do Vice- Governador do Estado, Zequinha Marinho, representantes do Ministério Público, Tribunais de Contas do Estado e da União, além de Deputados Estaduais, e Lideranças Políticas.  De acordo com o roteiro, o encerramento ocorrerá, amanhã, 4, com a palestra do Governador Simão Jatene, que apresentará um diagnóstico sobre a situação financeira do Estado, e falará ainda sobre os efeitos da Crise em todo o Brasil.

(Por: Dailton Palheta/Tribuna do Marajó)



Prefeita eleita de Gurupá, Neucinei Fernandes e Vereadora eleita Fabiola Valente

Mazinho Salomão, Prefeito eleito de Afuá
Deputados Estaduais prestigiam evento do TCM
Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho e Luis Cunha, Presidente do TCE



29 de outubro de 2016

Polícia prende dois suspeitos de tráfico de drogas e estelionato em Gurupá

As Polícias Civil e Militar prenderam em flagrante, neste fim de semana, dois homens acusados dos crimes de tráfico de drogas e estelionato, em Gurupá, no Marajó. Um dos presos é Max dos Santos Costa, que foi flagrado com apetrechos usados na preparação de entorpecentes. O outro é Natanael Melo Gama que usou um documento de identidade de outra pessoa para abrir uma conta bancária e tentar fazer um empréstimo. As duas priões foram resultados do cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça para realização de revista autorizada legalmente nas casas dos acusados.

Segundo o delegado Geraldo Pimenta Neto, titular da Delegacia de Gurupá, os acusados estão indiciados em inquéritos policiais que tramitam na unidade policial. No caso do preso Max Costa, os policiais efetuaram uma busca no imóvel, onde não encontraram drogas, mas localizaram apetrechos usados no preparo de entorpecentes, além de celulares e dinheiro. Assim, ele foi autuado com base no artigo 34, da Lei 11.343, de 2006, a Lei Anti-Drogas. No outro caso, Natanael Gama foi flagrado portando uma carteira de identidade em que estava a foto do acusado, porém no documento havia os dados pessoais de outra pessoa.

O documento havia sido perdido em 2014 e foi encontrado pelo preso, que passou a usar a carteira adulterada. Com o documento, explica o delegado, Natanael conseguiu abrir uma conta bancária e chegou a tentar fazer um empréstimo, mas foi descoberto e indiciado pelo crime de estelionato. Durante o cumprimento da busca e apreensão na casa do acusado, os policiais não encontraram o documento adulterado, mas encontraram outros documentos e cartões em nome de outras pessoas que podem ser vítimas de golpe.

Fonte:ASCOM/PC

13 de outubro de 2016

Dep. Eraldo Pimenta e prefeita eleita de Gurupá realizam visitas em obras e Hospital Municipal

Por ocasião do feriado do dia das crianças, e de Nossa Senhora Aparecida, a prefeita eleita de Gurupá, Neuciney Fernandes, vereadores eleitos de sua bancada, juntamente com o Deputado Estadual Eraldo Pimenta, aproveitaram o dia para realizarem visitas em locais de obras Estaduais, Federais e Municipais, desenvolvidas na sede do município. Logo de imediato, a comitiva constatou a necessidade de um acompanhamento mais detalhado das atividades em andamento, e daquelas que estão paralisadas. Trabalhos como da construção da UIPP(Unidade Integrada de Polícia Pacificadora), de responsabilidade do Governo Estadual, construção da Creche, com 3 unidades de educação infantil, que é de responsabilidade do Governo Federal, são obras que necessitam do apoio da administração municipal, para que seja dado mais celeridade ao processo de execução das mesmas, tornando por tanto, mais próximo o momento de entrega do patrimônio, à comunidade.

Obras paralisadas, como a do Posto de Saúde da Xingu, Casa de apoio aos Agentes de Saúde, Posto do INSS, salas da Universidade Aberta, poços artesianos inoperantes, ônibus do projeto caminho da escola, saqueados e sucateados, foram algumas das irregularidades constatadas durante a visita. Segundo a futura gestora municipal, uma de suas prioridades será a busca pela retomada das obras, urgentemente, e a apuração das responsabilidades, quanto aos danos causados ao patrimônio público. “Iremos onde for preciso para apurarmos os motivos das paralisações, e utilizar os mecanismos necessários para que as atividades de construção sejam retomadas”, enfatizou.
 A comitiva visitou ainda o Mercado Municipal, onde a necessidade de reestruturação ficou evidente. Já no Hospital Municipal, o cenário encontrado foi de total abandono. Ausência de ambulância, cadeiras de rodas quebradas, enfermarias sem nem um tipo de ventilação, onde todas as centrais de ar refrigerado estão com defeito, obrigando os pacientes internados a utilizarem ventiladores próprios, banheiros em péssimas condições de higiene, aumentando ainda mais o risco de contaminação. O Deputado Eraldo Pimenta, que é relator da Comissão que acompanha o cumprimento das condicionantes da obra de Belo Monte, mostrou-se sensibilizado com a situação, dizendo não entender o porquê de não utilizar boa parte dos recursos recebidos do Consórcio, para o melhoramento das condições da Unidade de Saúde. “Ainda existem mais de 300 milhões para serem investidos nos municípios consorciados, não havendo dúvida de que a área da saúde deve ser priorizada. Contribuirei também através de minhas Emendas Parlamentares, a fim de amenizar este triste quadro”, lamentou o Parlamentar.
O encerramento da agenda aconteceu na comunidade do Cojuba, onde um evento de comemoração e agradecimento estava programado. No ensejo, a futura Prefeita, Vereadores, e o Deputado Estadual, reafirmaram seu compromisso em defender os interesses da população gurupaense, sem que haja a interferência de ideias partidárias.
(ASCOM/DEP. ERALDO PIMENTA)





















9 de outubro de 2016

Acidente de moto faz mais uma vítima fatal em Gurupá

Motos apreendidas no pátio da Depol de Gurupá
Após 10 dias do trabalho de fiscalização realizado pela Polícia Civil, que resultou na apreensão de 30 motocicletas que estavam em situação irregular, além de um TCO(Termo Circunstanciado de Ocorrência), aplicado a um condutor não habilitado, mais um acidente com vítima fatal foi registrado em Gurupá. Na madrugada deste domingo, 9, por volta de 03:30h, duas motocicletas que trafegavam na TV. Dulcicleia Torres, próximo a Câmara Municipal, colidiram de forma violenta, resultando na morte de Manoel do Socorro Dias da Silva, conhecido por “Pelado”, causando também ferimentos graves, em Marlu Pantoja de Carvalho e José Rodrigues Fonseca. Segundo o Delegado de Gurupá, Geraldo Neto, o condutor não habilitado, José R. Fonseca é considerado suspeito, pelo fato de estar conduzindo o veículo, aparentemente sob efeito de bebida alcoólica. Horas após o ocorrido, as duas vítimas não fatais foram encaminhadas para Belém, a fim de receberem atendimento especializado, já o corpo da vítima fatal, está sendo velada na residência de seus familiares. O crescimento do número de veículos no município de Gurupá, têm preocupado moradores e autoridades locais. Não é raro observar pessoas dirigindo sem capacete, menores em motocicletas, condutores dirigindo sob notável efeito do álcool, colocando em risco sua própria vida e a de terceiros. No município não existe um órgão específico, que seja responsável pelo ordenamento do trânsito, como Detran ou um departamento municipal que atue nesta área, restando às Polícias Civil e Militar, agirem de forma preventiva. 
(Por: Dailton Palheta/Tribuna do Marajó)

Vítima Fatal - Manoel do Socorro Dias(Foto: Redes Sociais) 

Evangélicos ajudam promesseiros do Círio

Uma fé desprovida de preconceitos e baseada no amor. Essa é a mensagem que os membros da Assembleia de Deus querem passar durante o Círio de Nazaré. Membros de uma igreja localizada no cruzamento da avenida Nazaré com a travessa Dr. Moraes se reúnem no local desde o começo da manhã deste domingo (9), distribuindo água para os promesseiros.

23 de agosto de 2016

Mãe gurupaense pede ajuda na Santa Casa


O pequeno Alessandro da Silva Fialho, de apenas dois dias de vida, continua internado na Maternidade Santa Casa de Misericórdia do Pará e precisa de doações.

A mãe da criança, Lenilce da Silva da Silva veio do município de Gurupá, na região do Marajó e faz um apelo para quem puder ajudá-la com roupas e fraldas para o filho.

A mãe da criança está em uma casa de apoio em Belém, que presta assistência aos moradores do município de Gurupá. A pesar de estar hospedada na casa administrada pela Prefeitura, não recebeu nenhum tipo de apoio social. A criança precisa de fraldas, roupas e utensílios, pois a família está sem recursos para comprar o que a criança precisa.

Quem puder ajudar, basta ir até a Santa Casa de Misericórdia, na avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro Umarizal, em Belém e realizar a doação em nome do menino Alessandro da Silva Fialho.

6 de agosto de 2016

Coligações definem candidatos a prefeito de Gurupá

Encerrado ontem, 5, o período para as convenções partidárias em Gurupá. No total de três coligações e um partido apresentaram candidaturas aos cargos de Prefeito, Vice - Prefeito e Vereador. Para eleição majoritária, respectivamente foram apresentados os nomes de Nelcinei Fernandes e Joãozinho Batista pela coligação (PSDB, PMDB, PP, PPS, PR e PV), Moacir Alho e Manoel Pombo pela coligação (PSD e PSB), Bené Gama e Marcio Sherlon pela coligação (PT, PRTB e PDT) e Emano Torres e Rutiléia Lima pelo (DEM). O quadro político que hoje se apresenta, tem tirado o sono de muitos analistas políticos de plantão, por conta das rupturas de alianças partidárias, em relação ao pleito anterior. Dente elas destacam -se a saída do ex-prefeito Moacir Alho e da Vereadora Iracilda Alho das fileiras do PT, para assumirem candidaturas no PSD, contando ainda com o ex-vereador Adalto Nunes, que hoje apóia o grupo do Moacir. Outra baixa, é a saída de Emano Torres, que é genro do atual prefeito Nogueira, pra candidatár - se a prefeito pelo DEM, apoiado pelo Deputado Luth Rebelo. Já a aliança PSDB e PMDB, manteve quase que o mesmo perfil em relação a eleição passada, fazendo alteração apenas para o cargo de prefeito, onde Nelcinei Fernandes substitui o marido Max Campos. Além das adesões do PP e PR, que na eleição passada não faziam parte do grupo tucano. Já o PT conta com as adesões do PRTB e PDT, que na anterior estavam contra o atual prefeito petista. Agora os partidos terão até o dia 15 de agosto para efetuarem o registro de candidaturas. Nesta eleição, na 26ª ZONA(Gurupá), estarão aptos à votar 17.567 eleitores.

(Por: Dailton Palheta/Tribuna do Marajó)


Convenção PSDB,PP, PMDB, PPS e PV



DEM
Convenção PT,PDT, PRTB

Rutiléia, Emano, Luth Rebelo


Convenção PSD e PSB

PRTB

PSD e PSB



Convenção PT, PDT e PRTB

PSDB...


PSD e PSB
PT, PDT e PRTB