Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

29 de fevereiro de 2016

Pro Paz inaugura núcleo de atendimento especializado no Marajó

Nesta segunda-feira (29) foi inaugurado o núcleo do Pro Paz Integrado no município de Breves, no Marajó. O núcleo é o nono do projeto que já possui unidades nas regiões do Xingu (Núcleo de Altamira), Guajarina (Núcleo de Paragominas), do Lago (Núcleo de Tucuruí), Baixo Amazonas (Núcleo de Santarém) e Bragantina (Núcleo de Bragança), além de unidades no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Santa Casa de Misericórdia, em Belém, e do Pro Paz Mulher, também na capital.

Com a implantação do projeto, os municípios localizados na região que compreende os municípios do Marajó irão receber atendimento especializado no combate à violência contra crianças, adolescentes e mulheres. O Pro Paz Integrado disponibiliza um serviço de atenção integral para a redução dos danos físicos e psíquicos causados pela violência, desenvolvendo suas ações em quatro eixos para o enfrentamento de todas as formas de violência: atenção, defesa, responsabilização e prevenção.

Dentro do projeto está localizada delegacia, policia militar, assistência social, psicóloga, serviço médico e de perícia. O programa oferece acolhimento psicossocial especializado; garante os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva; previne DSTs/AIDS e gravidez decorrente de estupro, através de medidas profiláticas, nos casos detectados até 72 horas; também interrompe a gravidez decorrente de Violência Sexual, conforme a legislação.


25 de fevereiro de 2016

Presos "piratas" que agiam no estreito de Breves

Leandro Machado, Dinacley Gonçalves e Raimundo Carvalho foram presos e já estão à disposição da Justiça na Superintendência de Polícia Civil em Breves, região do Marajó. O trio é acusado de participar de assaltos a embarcações que atuavam na área do estreito de Breves. As informações são da Agência Pará.

Os assaltantes foram surpreendidos em um trecho do rio Tajapuru, próximo à região Boca do rio Limão, distante aproximadamente duas horas e meia da sede do município.

Com o trio foram apreendidas três espingardas, munições e radioscomunicadores. De acordo com o delegado Dilermando Dantas, responsável pela operação, os homens estavam escondidos em uma espécie de base improvisada, feita de madeira e coberta de plástico.

Ainda segundo o delegado, outros dois - um deles que seria o líder da quadrilha - conseguiram fugir. Gás, combustível e bateria de carro seriam os produtos mais procurados pelos criminosos.

8 de fevereiro de 2016

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventivo de acusado de estupro de vulnerável em Melgaço

A Polícia Civil prendeu, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, Domingos Dias da Silva, de apelido "Sapucaia", acusado de abusar sexualmente de uma adolescente, em Melgaço, na ilha do Marajó. As denúncias apuradas mostram que o crime era cometido há mais de três anos, quando a vítima tinha de 12 para 13 anos. A prisão foi resultado de inquérito policial instaurado pelo delegado Rodrigo Amorim mediante investigação iniciada após a comunicação do crime. Segundo o policial civil, a vítima afirmou em depoimento que os abusos sexuais eram realizados sob ameaças e agressões físicas.
Ainda, de acordo com a adolescente, Domingos atuava sempre de forma violenta e fazia ameaças à família da vítima. "Ele dizia que já teria cometido um homicídio em Macapá, no Amapá, e se alguém fosse procurar a Polícia mataria todos", explica o policial civil, segundo o relato da adolescente. Os familiares da jovem foram ouvidos também e confirmaram as ameaças e abusos praticados pelo acusado.
Assim, com base nas provas, o delegado solicitou à Justiça a prisão preventiva de Domingos, cujo mandado de prisão foi decretado. O acusado já responde a outro processo penal por ter agredido o próprio filho de um ano de idade e um enteado de 12 anos com uma corda, fato em apuração por meio de inquérito policial. A prisão do acusado foi cumprida pelo delegado e pelos investigadores João Paulo Cunha e Ed Wilson. O preso já foi encaminhado ao presídio do Centro de Recuperação Regional em Breves.

Polícia Civil flagra crime ambiental em Breves na Ilha do Marajó

A Polícia Civil apreendeu neste domingo, 7, uma embarcação que foi utilizada para transportar animais da fauna silvestre, além de cerca de 180 quilos de carne de animais mortos, como preguiças, jacarés e arraias. O barco estava atracado no porto de Breves, na ilha do Marajó. Os integrantes da tripulação foram detidos e conduzidos para a sede da Superintendência Regional da Polícia Civil para responder por crime ambiental. A delegada Renata Gurgel, responsável pelo procedimento policial, informou que o flagrante resultou de uma denúncia anônima que levou a equipe de policiais civis até o porto da cidade, para apurar a informação.

No local, detalha a policial civil, os policiais localizaram a embarcação atracada e dentro dela havia três jacarés, um búfalo, três jabutis e três bois vivos, além dos animais mortos, cuja carne estava acondicionada em local inadequado. Conforme apurou a policial civil, a carga é procedente do Estado do Amazonas e seria distribuída em Breves. A Secretaria Municipal de Meio-Ambiente de Breves, o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária Municipal de Breves foram acionados para adoção de providências com relação à embarcação e carga. Os animais vivos foram resgatados e levados para local adequado.

O proprietário do barco, identificado como Juracy da Silva, não foi encontrado no local, mas será indiciado pelo crime ambiental. Segundo a delegada, ele já é réu em um processo penal por envolvimento em roubo de gado. Todos irão responder com base no artigo 29, da Lei de Crimes Ambientais, pelo crime de matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a licença expedida pelo órgão oficial.

3 de fevereiro de 2016

Cobra gigante teria sido encontrada em Belo Monte


Fotos e vídeos de uma cobra gigante circulam na internet desde segunda-feira (1º). As informações compartilhadas nas redes sociais afirmam que o réptil - medindo mais de 10 metros e pesando cerca de 400 kg - foi encontrado em Altamira, no oeste paraense, após uma caverna ser explodida durante obras da usina de Belo Monte.
As informações, entretanto, foram negadas pela Norte Energia, responsável pelo Consórcio Construtor Belo Monte.O assunto viralizou nas redes sociais, mas muitos internautas desconfiam se tratar de uma fraude ou montagem.
“Gente, para! Tudo agora é aqui em Belo Monte, só por causa da obra? Não é daqui. Eu moro em Altamira e nunca ouvi (falar) algo sobre essa captura. Ou vocês acham que se aparecesse um bicho desses aqui não viraria notícia?”, comentou uma internauta.
Outro internauta tentou justificar o aparecimento do animal. “Se isso está acontecendo é devido ao desmatamento ilegal que o homem está fazendo. É claro que elas (as cobras e os outros animais) vão aparecer, sendo que a casa delas está sendo destruída”.
E alguns internautas imaginaram o bicho em exposição: “Lindo animal, um dos mais raros a chegar a esse tamanho. Ia ser legal ver uma dessa num zoológico”.

HOAX

Apesar das especulações, a história pode ser um hoax - diz-se das histórias falsas, compartilhadas por e-mail, redes sociais e internet em geral - e estar sendo compartilhada desde 2014.
Pesquisas em outras fontes e encontrou uma das fotos com uma história semelhante, partindo do WhatsApp, porém, em um lugar diferente.
A cobra gigante, identificada como sendo uma sucuri, teria sido encontrada na hidrelétrica de Jirau, distante 100 quilômetros de Porto Velho (RO), durante a época da cheia dos rios.
Embora esta e outras imagens não tenham confirmação de sua origem, ao menos, nesta terça-feira (02), um jacaré com mais de três metros foi visto por pescadores no rio Tapajós, em Itaituba.

Bombeiros localizam corpo de vítima de naufrágio no Marajó

O Corpo de Bombeiros localizou, por volta das 18 horas desta terça-feira (02), o corpo de um dos possíveis tripulantes da embarcação 'Marinheiro de Vigia', que naufragou na quarta-feira (27/01), próximo ao Cabo Maguari, no Marajó.

Segundo informou o Corpo de Bombeiros, o corpo foi localizado em uma praia em Soure, no Marajó. Ele está sendo levado em uma embarcação, para o município de Vigia, no nordeste paraense, de onde os tripulantes eram originários. O Centro de Perícias Renato Chaves já foi acionado e encaminhou uma equipe do Instituto Médico Legal de Castanhal, para trabalhar na identificação da vítima.

O barco pesqueiro foi localizado no domingo (31/01) pelo Comando do 4º Distrito Naval. A embarcação transportava seis tripulantes para Vigia. Um deles, que ficou quatro dias à deriva flutuando em uma boia, conseguiu chegar a costa, mas morreu em seguida. Hoje foi localizado o corpo de outro pescador. As buscas continuam para tentar localizar os outros quatro.

A Marinha pede o apoio da população para denunciar qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação pelos telefones: 0800-280-7200 ou (91) 99114-9187 (Whatsapp).



Naufrágio- A embarcação pesqueira 'Marinheiro de Vigia', que transportava seis tripulantes entre a Ilha do Marajó e Vigia, naufragou por volta das 5 da manhã do dia 27 de janeiro, próximo ao Cabo Maguari, no Marajó. Após buscas realizadas pela Marinha, o barco foi encontrado no domingo (31). Um dos tripulantes conseguiu sobreviver ficando a deriva em uma boia de rede de pesca. Antônio Carlos Lopes Ferreira chegou a ser resgatado, trazido a Belém, mas faleceu no domingo (31). Outros cinco tripulantes estavam desparecidos, sendo que um deles foi encontrado nesta terça (02).