Nesta segunda-feira (29) foi inaugurado o núcleo do Pro Paz Integrado no município de Breves, no Marajó. O núcleo é o nono do projeto que já possui unidades nas regiões do Xingu (Núcleo de Altamira), Guajarina (Núcleo de Paragominas), do Lago (Núcleo de Tucuruí), Baixo Amazonas (Núcleo de Santarém) e Bragantina (Núcleo de Bragança), além de unidades no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Santa Casa de Misericórdia, em Belém, e do Pro Paz Mulher, também na capital.
Com a implantação do projeto, os municípios localizados na região que compreende os municípios do Marajó irão receber atendimento especializado no combate à violência contra crianças, adolescentes e mulheres. O Pro Paz Integrado disponibiliza um serviço de atenção integral para a redução dos danos físicos e psíquicos causados pela violência, desenvolvendo suas ações em quatro eixos para o enfrentamento de todas as formas de violência: atenção, defesa, responsabilização e prevenção.
Dentro do projeto está localizada delegacia, policia militar, assistência social, psicóloga, serviço médico e de perícia. O programa oferece acolhimento psicossocial especializado; garante os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva; previne DSTs/AIDS e gravidez decorrente de estupro, através de medidas profiláticas, nos casos detectados até 72 horas; também interrompe a gravidez decorrente de Violência Sexual, conforme a legislação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário