Com o intuito de fortalecer a gestão ambiental no Pará, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) destinará 22 lanchas, motores de popa e carros-reboque a prefeituras do interior para auxiliar em operações ambientais. Nesta segunda-feira, 11, técnicos do órgão realizaram testes de navegabilidade nas sete últimas embarcações que faltavam, a fim de atestar o funcionamento dos equipamentos. A previsão é de que todas sejam entregues na próxima semana.
As lanchas, de 6 metros de comprimento por 1,40 m de largura, têm capacidade para cinco pessoas e serão designadas para 22 municípios do estado, entre eles, Ourém, Cametá, Santarém, Senador José Porfírio, Itaituba e Breves. As embarcações foram adquiridas por meio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos do governo federal.
Os equipamentos vão reforçar a infraestrutura e logística nesses municípios, auxiliando nas ações de fiscalização e licenciamento, bem como em atividades de educação ambiental, realizadas para prevenir e combater danos de impacto local.
Edson Rodrigues, da Diretoria de Fiscalização Ambiental da Semas, ressaltou a importância desses testes de funcionalidade e da incorporação dessas embarcações às frotas das secretarias municipais para fortalecer as operações ambientais no interior. “A ideia é garantir que as fiscalizações cheguem a locais de difícil acesso, dando assistência às comunidades que ficam longe dos grandes centros, como as vilas ribeirinhas, por exemplo”, esclarece.
(Da redação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário