Mais uma importante data, entra para os anais históricos da Fortaleza de Santo Antônio de Gurupá. Na manhã deste dia 20 de abril de 2018, o monumento que certamente soma entre um dos orgulhos do povo gurupaense, foi reaberto para visitação. Os trabalhos de construção do muro de arrimo e restauração, duraram cerca de quatro anos, custeados pelo Governo Federal (Ministério da Cultura), através do IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com o investimento no valor de R$ 2.700.000,00(dois milhões e setecentos mil reais). Além da revitalização de suas dependências, a Fortificação Militar possui agora de um museu, dispondo de artefatos oriundos de achados arqueológicos, fotografias antigas de locais, e de habitantes pioneiros que ajudaram a construir a história do Município.
Na cerimônia de entrega do monumento, o Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi, Sr. Nilson Gabas Júnior, destacou, “Não podemos deixar de registrar a importância de São Benedito e Santo Antônio na história e na cultura do povo de Gurupá. O museu ficará a disposição para oferecer a salvaguarda de todo material, apoiando os trabalhos de exposições, para que o povo possa ter mais acesso a esta rica história”. Cyro Holando de Almeida Lins, Superintendente do IPHAN no Pará, falou da importância de preservar este patrimônio, que é um investimento na cultura e história do Brasil e porque não do mundo”, enfatizou. O Presidente da Câmara, Manoel José, chamou a atenção para o importante avanço no desenvolvimento cultural do Município. “Precisamos desenvolver o Turismo de Gurupá, e esta obra vem contribuir com esta área. Devemos trazer a Secretaria de Cultura para este local, assim que desocupar o prédio da delegacia que funciona próxima ao Forte, possibilitando assim, comercialização de nosso artesanato”.
A prefeita, Neucinei Fernandes ressaltou a importância de cuidar deste patrimônio, para tal, disponibilizará uma equipe de profissionais para atuar no local, entre professores, vigilantes e zeladores, para que haja o funcionamento e preservação. “Sejamos todos nós gurupaenses, a muralhas de proteção deste patrimônio histórico que pertence ao nosso povo, e cabe a nós defendê-lo”, finalizou.
As origens do Forte remetem ao século XVII, após a fundação da cidade de Belém – PA, em 1616. Um implacável ataque ao forte, ocorreu em 1623, quando as forças portuguesas expulsaram os holandeses e tomaram posse da fortificação. Depois de restaurá-lo, os lusitanos deram-lhe o nome de ‘Forte Santo Antônio de Gurupá’.
(Por: Dailton Palheta)
Nenhum comentário:
Postar um comentário