Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

22 de novembro de 2011

Saudosa Maloca, Maloca querida...



Passados dez anos desde que foi derrubada a Saudosa Moloca de Gurupá,  parece que agora a administração do PT vai se retratar com o povo. Pois aquele espaço era o símbolo da cultura gurupaense, representando uma maloca dos índios Mariocay, os primeiros habitantes de Gurupá. Na antiga maloca, as margens do rio Amazonas, realizavam-se festivais culturais como: Festival do Camarão e outras atividades como o artesanato indígena, atividades de lazer para a terceira idade, tudo desenvolvido naquele referido espaço. Na Administração do estão prefeito municipal Raimundo Nogueira - PT, em 2001, a maloca foi demolida, com promessa de que outra seria contruída no lugar, lembro que muitos membros da administração, diziam que aquela maloca deixava a fretnte da cidade mais feia, pergunto,como uma edificação que representa a cultura e as raízes de um povo pode ser considerada feia? só aqueles que não valorizam sua história e suas origens penssam desta forma. Passados 11 anos, só agora foi iniciada a construção, diga-se de passagem sob uma divulgação senssacionalista, como se fosse uma idéia pioneira no município. Tomara que a ela não se torne um espaço cultural fantasma, assim como o prédio da casa da cultura, reformado e entregue na Administração da ex-prefeita Cecília Palheta, onde hoje não é desenvolvido nenhum tipo de trabalho cultural. Vamos aguardar à inauguração marcada para o dia 13 de dezembro deste.

29 de outubro de 2011

Gurupá participa da 13ª Copa do Marajó

A seleção gurupaense de futebol,  teve uma ótima prticipação na 13ª Copa do Marajó, denominda cidades da floresta, competição oficial no calendário esportivo da Federação Paraense de Futebol. Esta edição foi realizada na cidade de Melgaço, e contou com as representações esportivas dos municípios de: Gurupá, Breves, Portel, Afuá, Bagre e logicamente Melgaço. A atuação da seleção de Gurupá, pode ser considerada louvável, diante da classificação inédita para a fase semifinal da copa, disputando consequentimente a vaga para final, com a equipe de Bagre, não conseguindo lougra êxito, pelo fato dos bagrenses trem tido o privilégio de jogar pelo empate, como a emocionante partida terminou com  placar de 0 x 0, os atletas de Bagre comemoraram a passagem para a grande final contra a já então classificada seleção de Melgaço.
Não podemos deixar de parabenizar a direção da Liga Esportiva de Gurupá, que mais uma vez, com o mínimo de apoio da Administração Municipal, que disponibilizou somente o barco, isso porque foram procurados por outra pessoa que não era a do Presidente da enidade o Sr. Beto Palheta, que já havia sido avisado que não seria atendido, por conta d divergências políticas. Na opinião deste humilde jornalista, o esporte e a cultura do município devem estar acima de quaisquer tipo de prática de "politicagem", com tudo, recebendo inclusive o apoio silidário dos prefeitos de Melgaço e Afuá, os gurupaenses poderam representar com méritos seu município. Parabéns.

9 de outubro de 2011

Niver de Elias Romário Garrido

Registrando o dia de comemoração dos 18 anos do jovem, Elias Romário da Silva Garrido, residente na em República Estudantil no município de Marabá - Pa,  estudante do curso de Física (Universidade Federal do Pará), como todos os jovens que completam dezoito este ano, tem o nome já constado dente os que aguardam o chamado do serviço militar obrigatório, ele escolheu a Aeronáutica, talvez por afinidades, considerando seus 1,81m de altura. Filho  de Iris Fabiana  da Silva Garrido,  que comemorou até altas horas, com amigos e parentes, quem também não perdeu essa barca foi seu tio Fábio Garrido (o Banha ou Fofo), acompanhado de sua avó, Lourdes Garrido.
Desejamos muitas felicidades, um futuro de grandes conquistas.         FELIZ ANIVERSÁRIO.
Vamos apagar as velhinhas...
Ao lado de homens sérios

7 de outubro de 2011

Quantidade ou Qualidade?

Não aguento ouvir tanta bobagem
A imprensa amapaense, da qual eu também faço parte a mais de 10 anos, vem ganhando a cada dia novas emissoras , tanto de rádio como  de televisão, principalmente no município de Santana. Observamos um crescimento desordenado, onde os proprietários desses veículos de comunicação, na sua maioria políticos,  buscam a todo custo preenche sua grade de programação, com programas  que “falem mal” de seus adversários ou que no mínimo os defendam.  Funciona basicamente assim, o responsável pelo programa tem que ser afinado com grupo político do dono da emissora, aí ele assume um horário, não precisa se preocupar em ter bons profissionais para atuarem, como: um bom apresentador(a), bons repórteres, o importante, é que paguem em dia o programa, pois a emissora precisa se sustentar, ou seja “andar com sua próprias pernas. Como a concorrência é grande, os diretores colocam “qualquer um” para fazer programa, o principal requisito éter disposição para ir em busca de patrocínio, muitos destes sem nenhuma experiência pelo ao menos com Comunicação, como dançarinas e um boa gama deles são DJ’s, nada contra, mas, que eu saiba DJ entende de música e festa.
Diante deste cenário armado, que muitas das vezes, parecem palanques de campanhas políticas, com “matérias” claramente tendenciosas, também observamos, não generalizando, são programas  que se tornam repetitivos, apresentando-se na seguência até de três ou mais, com o mesmo estilo ou gênero, principalmente programas de notícias policiais, dando quase sempre a mesma notícia, em programas de entretenimento, tem artistas que estão todos os dias na TV, melhor até que muitos famoso do Brasil, isso acontece porque com tantos programas de TV em Santana,os convites se acumulam, e não se assustem se algum apresentador brigar com o outro, por causa de alguma atração. Aí me vem a pergunta, será que Santana estava preparada para receber todos esses veículos de comunicações, se o comércio local é forte o suficiente para patrocinar todos esses programas, existem programas que cobram pelo comercial de TV, mídia de até R$ 150,00 por mês, como eu já pude contatar,  valor inferior aos de muitos programas de rádio, que são os principais prejudicados por essa concorrência desleal.
Pagou, falou!
Com isso Santana perde grandes profissionais da comunicação, que ficam sem espaço para trabalhar, eles que buscam sua valorização pela qualidade de seu trabalho, e não pelo valor do recibo que a emissora lhe emite, confesso que eu já recebi convites de alguns programas, para atuar como repórter, mas, não me sentir a vontade por conta dessa situação, muitos jamais recusariam um convite dessa natureza, por pensarem somente na busca da notoriedade, para tirarem proveito social ou político,  deslumbrando-se com as câmeras, holofotes e microfones a sua frente. Devemos sim dar a oportunidade para quem está começando, mas, sem deixar de valorizar o talento e a qualidade de um bom jornalismo.

2 de outubro de 2011

Banda Mirim do 3º Grupamento de Bombeiros/PA,

Em belíssimas apresentações, em eventos, concursos, a Banda Mirim do 3º Grupamento de Bombeiros Militar do Pará, composta por alunos do projeto Escola da vida, que trabalha os conhecimentos básicos de primeiros socorros, prevenção de incêndios, além de outros ensinamentos que certamente serão de suma importância para a formação destes futuros cidadãos.Um dos privilegiados, é o garoto Elian Pedro Marques Palheta(foto), 11 anos de idade, filho de Rosivanda Marques e Dailton Palheta, este que vos escreve. Entrou para o projeto em Janeiro deste ano, e  adora estar participando. espero que ele aproveite essa importante fase estrutural de sua vida, pois, isso me faz recordar, de quando participei de projetos desta natureza, inclusive, já toquei na banda da Escola Técnica Federal do Pará; implantei o Projeto Flauta Doce no município de Gurupá/PA, hoje desativado; viabilizei a criação da Escola de Música Municipal de Gurupá, que não foi dado seguimento; levei o superintendente da Fundação Carlos Gomes até a cidade, o Sr. Paulo de Melo, que nos doou cem flautas doces e deixou a escola funcionando; conseguimos adquirir instrumentos musicais junto ao Ministério da Cultura, como: trompetes, clarinetas, saxofones, fláutas, tubas, trombones-de-vara, em fim, uma banda musical completa, que muitas bandas lutam para conseguir,  e hojeestes instrumentos encontram-se deteriorando-se em um depósito da "Casa da Cultura" daquele município, e muitos até sendo usados de forma particular, cedidos não sei por quem, a terceiros, "um crime contra a nossa Cultura", em quantos muitas crianças e jovens vivem sem opção, tendo a sua disposição o alcoolismo e as drogas. 
Vejam o descaso, temos a lei que criou a Banda Municipal, a Lei que criou a Escola de Música Municipal, temos os instrumentos, ainda, faltando apenas  o que? vontade política, do prefeito Moacir Alho, em tornar isso uma realidade. Com tudo, digo em tom baixo, pois, pode alguém querer atrapalhar, pretendemos implantar em breve, um Projeto Cultural na cidade de Gurupá, o mesmo já existe em alguns municípios do Amapá, se Deus nos ajudar, tudo dará certo, aguardem amantes da Cultura . E que todos aquele que possam, ou tenham a obrigação, possam apoiar projetos desta natureza. 
Elian Palheta, Aluno PEV/BM/PA
Cidadania e Patriotismo 

1 de outubro de 2011

Prefeito de Santana sai ou não sai?

Antonio Nogueira, prefeito de Santana/AP
A população da cidade de Santana - AP, tem vivido nos últimos dias uma dúvida cruel, referente ao afastamento ou não, do então Prefeito, Antonio Nogueira, PT,  por tempo indeterminado, que mediante a uma decisão tomada pela Câmara de Vereadores, realizada em uma sessão, onde foi apresentada uma denúncia de desvio de verba da área da saúde, baseada em um relatório do TCU - Tribunal de Contas da União, que considerou irregulares os remanejamentos de recurso para fins não assegurados no Orçamento Anual do Município, denúncia esta  aceita pela maioria dos parlamentares. Ainda na mesma sessão, em detalhe, marcada por protestos extremos, por parte de pessoas que compunham as galerias daquela Casa de Leis, sob forte exaltação, atiravam: ovos, moedas, papéis, e outros objetos, atingindo inclusive alguns vereadores, que em meio ao tumulto, rapidamente instalaram uma Comissão, e ainda no calor do momento, pediram o afastamento do prefeito Antonio Nogueira.

Camilo Capiberibe, Governador do Amapá
Diante do ocorrido, o prefeito no dia seguinte manifestou-se em algumas vias de comunicação, dizendo que continuaria no cargo e seguiria sua rotina normalmente, tanto que na última sexta-feira, cumpriu a agenda, onde constava da visita do governador do estado Camilo Capiberibe, que acompanhado de sua comitiva, composta de várias autoridades, como: Sen. Alberto Capiberibe, Vice Gov. Dora Nascimento, Deputados Manoel Brasil, Jacy Amanajás, Valdeco presidente da Câmara, Josivaldo Abrantes(o rato) além de outros, assinou o Convênio na ordem de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) para a utilização em obras de infra-estrutura, como pavimentação asfáltica, limpeza urbana e demais serviços. 

Sobre o afastamento, assessoria do prefeito, diz que o processo foi feito de forma irregular, os Vereadores já efetuaram a notificação do acusado, que por sua vez, disse em seu discurso, durante a cerimônia, que a própria Câmara, que hora o notifica, havia autorizado tais remanejamentos de recursos, através de Lei Municipal. Bem meus amigos, vamos aguardar o desfecho de mais essa história, que mais uma vez, está sendo escrita pelos autênticos representantes do povo de Santana.

20 de setembro de 2011

NOVO GOLPE NA PRAÇA.

EM ALGUMAS CIDADES, ONDE O TRÂNSITO É GERALMENTE CAÓTICO, ESTRESSANTE, MUITOS APROVEITAM PARA GANHAR A VIDA VENDENDO REFRIGERANTES, SUCOS, E OUTROS PRODUTOS EM PONTOS ESTRATÉGICOS COMO: SINAIS DE TRÂNSITO QUE DEMORAM PARA ABRIR, ENGARRAFAMENTOS. SÓ QUE COMPRAR UMA SIMPLES ÀGUA MINERAL OU SUCO, TORNOU-SE UM RISCO PARA OS CONDUTORES DE VEÍCULOS.
ALGÚNS MOTORISTAS TIVERAM SEUS CARROS FURTADOS, APÓS CONSULMIREM O PRODUTO, QUE POR SUA VEZ, ESTAVA CONTAMINADO COM ANESTÉSICO DE USO VETERINÁRIO. DEPOIS DE VENDIDA, DOIS ELEMENTOS SEGUEM A VÍTIMA, AGUARDAM FAZER EFEITO, OFERECEREM AJUDA, E POR CONSEQUENTE FURTAM O VEÍCULO E DEIXAM EM UMA RUA QUALQUER, E GERALMENTE ATORDOADA SEM SABER DO OCORRIDO AO CERTO. CUIDADO, ÀGUA BATIZADA NÃO É SÓ A DO LOS HERMANOS.

2 de setembro de 2011

Gurupá vence amistoso em Macapá

Equipe da Associação de Veteranos do Campo Carlos Lima - Gurupá - PA
Na manhã de domingo, 28, a equipe da Associação de Veteranos Carlos Lima, do município de Gurupá-PA, visitou a cidade de  Macapá-AP afim de participar de uma partida amistosa de futebol, contra a tradicional equipe do Letônia. A jogo aconteceu no campo da Associação PadreVitório Galliane, com a presença da torcida gurupaense, que fez questão de manifestar apoio aos atletas do histórico município paraense.
A equipe do Letônia  abriu uma vantagem de dois tentos a zero, ainda no primeiro tempo. Na volta para a segunda etapa, a equipe de Gurupá apresentou um futebol com melhoramento considerável, principalmente no toque de bola, resultando no gol de empate, e posteriormente virando para quatro à dois. A torcida de Gurupá foi ao delírio, e no final já com a vitória garantida, todos confraternizaram e comemoraram juntos.
(Por: Dailton Palheta)

5 de agosto de 2011

Bomba Atômica, 6 de agosto de 1945, 66 anos de impunidade.

Relato de alguns que sobreviveram:
"Quando a bomba veio vi um clarão amarelo e fiquei rodeada pela escuridão. Um edifício de madeira com dois andares que era a minha casa com oito quartos ficou feito em pedaços e cobriu-me".

 Quando vim a mim estava tudo negro como breu à minha volta. Tentei levantar-me mas tinha uma perna partida. Tentei falar mas vi que tinha partido seis dentes. Quando reparei que tinha a cara e as costas queimadas, que tinha um corte que ia do ombro até à cintura, rastejei até à margem do rio e quando lá cheguei vi centenas de corpos a boiar. Foi aí que percebi, chocada, que tinham atingido toda a cidade de Hiroshima.





Fazem 66  anos que as bombas atômicas foram lançadas, atingindo as cidades de Hiroshima e Nagasaki, deixando milhares de vítimas. Movidas pela força de um orgulho cego dos americanos, que viam na resistência dos japoneses, uma afronta ao seu país. Apesar da rendição dos alemães, as tropas americanas  não deram por encerrada a guerra, por não conseguirem dominar por completo os japoneses, que cometiam até ataques suicidas, mas não se entregavam. Os estados Unidos, viram-se  no direito de selar o destino de seus oponentes, colocando um ponto final na guerra, e saindo como vitoriosos, e então lançaram sem piedade a arma mais destrutiva de seu arsenal, A BOMBA ATÔMICA
Cópia exata da Bomba



Em torno de 150 mil civis inocentes são condenados à morte, a primeira e única nação do mundo a jogar bombas atômicas sobre civis, e ninguém foi preso por ter cometido crimes contra a humanidade. pelo contrário, comemoraram e foram saudados como vencedores da guerra. Será que o mundo aprovou o que americanos fizeram? Intitulam-se um exemplo para o mundo, que capturaram e entregaram para a morte Sadan Russem, por crimes contra a humanidade. Será que eles teriam que responder também pelos mesmos crimes, seria ou não um crime de guerra, matar de uma só vez milhares de inocentes.
Confesso que não gostaria  de ter que postar estas fotos, por serem chocantes, e retratarem o total desprezo pelo ser humano, mas, é para entendermos ate onde pode chegar o egoísmo e a impiedade de muitos.


Quem é? Onde estão os responsáveis? 
Certamente gozando da tão famosa "Liberdade Americana".


Enola Gay e a sua tripulação, que lançou a bomba atômica "Little Boy" sobreHiroshima.
Dá pra se orgulhar disso?






    BRUTALIDADE !

Não existe Justiça para que faz isso com o ser humano?

4 de agosto de 2011

Banda Marcial Marcílio Dias, pede apoio.

Com o objetivo de melhorar cada vez mais, a cultura do município de Gurupá, os alunos da Escola Marcílio Dias, trouxeram para ministrar um curso de banda marcial, o professor de música Oziel Cardodo, vindo do Estado do Amapá. O curioso é que os alunos fizeram sem ajuda nenhuma do Poder Público, principalmente o Municipal, que por várias vezes foi procurado pelo jovem Bruno Belo, um dos monitores da banda, e não obteve sucesso, com isso, os aluno da banda, uniram-se  e realizaram uma rifa para arrecadar o valor, que faria cobertura das despesas do curso, não podemos esquecer que na "casa da Cultura" existem instrumentos musicais caríssimos de banda musical, alguns já extraviados, ou sendo utilizados por terceiros. Estes instrumentos foram doados pelo Ministério da Cultura, ainda na gestão da ex - prefeita Cecília Palheta, após a criação da Escola Municipal de Música, em Lei aprovada pela Câmara de vereadores do Município. Recordo que eu fui o idealizador do projeto, onde inclusive na época levei a Gurupá, o superintendente da Fundação Carlos Gomes, professor Paulo José Campos de Melo, com o projeto Flauta Doce, que funciona muito bem em vários municípios do Pará, retirando crianças e jovens da ociosidade, e de vulnerabilidade social.
 Agora  já virou moda em Gurupá, a Prefeitura não ajuda a cultura, e como solução, é feito uma rifa, para tapar o buraco do descaso administrativo . Aliás, a Prefeitura ajuda sim, mas pede de volta, a exemplo do que aconteceu no festival de quadrilhas juninas, tema até de discursão na Câmara de Vereadores, onde a equipe da prefeitura vendeu as mesas do evento por R$ 30,00(trita reais), e não repassou o valor da venda para as quadrilhas, ou seja, a atração do evento não recebeu nada, e ainda foi utilizada a estrutura do município para obter lucros. O que é público, não pode ser cobrado, que vergonha.

2 de agosto de 2011

Aproveitando a companhia de meus filhos.

Prontos para o embarque
Estou curtindo um merecido descanso ao lado de meus filhos, espero que eles estejam gostando também, chegamos hoje em Belém, ambos viveram uma aventura ao andarem de avião, além de contemplarem nossa querida, tão explorada, porém linda e majestosa, Floresta Amazônica,  parecendo ainda infinita, mas sabemos que não é, se não à preservarmos, restará somente a ganância daqueles que a sugam até a última seiva.
Floresta Amazônica
                         
Emille e Elian, na volta de balneário

25 de julho de 2011

Seleção de Gurupá, engole seco a derrota para Oeiras do Pará

Descaso total com o Esporte
Na tarde do último sábado, a seleção de Gurupá foi derrotada pela equipe de Oeiras do Pará, por seis tentos a dois,  que reforçada com grandes craques do futebol paraense, como os ex-jogadores do Clube do Remo, Tarciso e Willian, fizeram uma brilhante partida, superando os gurupaenses, que não conseguiram se encontrar no jogo, mostrando-se apáticos e sem nenhum preparo físico e muito menos psicológico. No intervalo da partida, um fato chamou a atenção de todos, quando o presidente da Liga de Gurupá, Beto Palheta, fez uso dos microfones de uma rádio local, que tinha o som retransmitido pelo serviço de alto-falante interno do campo, fez um desabafo emocionado, falando de sua indignação com o descaso que o esporte de Gurupá vinha sofrendo por parte atual administração do município, e que durante várias horas, ficou na praça em frente a Prefeitura, aguardando ser atendido com uma ajuda para o esporte, depois de ouvir várias vezes as frases, "passa mais tarde, passa amanhã", foi atendido com um valor ainda menor que o da última vez, apenas, R$-250,00(duzentos e cinquenta reais), para ajudar a cobrir uma despesa de mais de R$-1.300,00(um mil e trezentos), disse ainda que os atletas gurupaenses estavam além de tudo, sentindo-se "humilhados e encabulados" pela situação de total falta de apoio. Como exemplo contrário, a seleção de Oeiras, com um investimento orçado em R$-13.000,00(treze mil reais), deixava clara a diferença de apoio e interesse, quando até mesmo eu, testemunhei as ligações feitas pelo prefeito de Oeiras, perguntando para o presidente da liga daquele município, se a sua seleção precisava de algo, mostrando a diferença no tratamento para a cultura esporte e lazer.

Com tudo, Gurupá ainda tem chance de classificação contra Melgaço, se vencerpor um placar simples, a viagem da equipe está marcada para sexta-feira(5), sabendo que estarão embarcado para encarar um grande desafio, mas, com o foco de manterem ateada bandeira do esporte de Gurupá, hoje ainda guiado pela bengala de um desportista.

22 de julho de 2011

GURUPÁ COMEMORA OS CEM ANOS DE ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL.


Com uma grande caminhada a Igreja Assembléia de Deus, celebrou os cem anos de sua fundação no Brasil e quarenta anos no município de Gurupá, a noite a programação seguiu com um maravilhoso culto, onde contou com a presença de autoridades locais, e até de seguidores da igreja católica, que entederam, a mensagem sob contexto, de que "Deus é um só", e que a religião certa, é aquela que aponta para o encontro de Jesus Cristo.  Seus fiéis , unidos, reconhecendo o importante do papel da igreja Assembléia de Deus, para  com a humanidade, em especial ao Brasil, onde tudo começou, através de dois  missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos EUA. homens estes que em outrora, tiveram que transpor barreiras gigantescas de intolerância religiosa, perseguições, onde muitos membros de sua igreja foram até assassinados, mas, que hoje mostram ao mundo, que seu alicerce imutável predominou e predominará, até o ápice, que é o encontro final, porém, duradouro.

Concentração  

Caminhada


           

26 de junho de 2011

União de gurupaenses, faz a diferença.


Jogadores da Seleção gurupaense


Tarde gloriosa para o futebol gurupaense, no último sábado (25), em partida realizada no campo dos veteranos, o grupo de honrosos atletas de Gurupá, escreveu uma importante página no livro do futebol do Marajoara, a equipe que detém dois títulos da Copa Marajó, mostrou que é forte jogando em casa. Em partida de volta contra a equipe do município de Melgaço, na verdade um selecionado mesclado com jogadores oriundos de Portel, Breves e até de Belém. Os gurupaenses apoiados por sua torcida que compareceu em número expressivo, golearam a seleção de Melgaço, pelo placar de 5(cinco) tentos a 1(um), ganhando a confiança e resgatando o orgulho do povo gurupaense.
 
Presidente da Liga, Beto Palheta passando motivação ao grupo

Não se pode deixar passar despercebido, é o esforço feito pelos atletas de Gurupá, onde além de terem a obrigação de ganhar em casa, tiveram que se desdobrar para suprir à deficiência de apoio logístico, que deveria, e poderia ser dado por parte do poder público municipal, que não prestou nenhum tipo de apoio aos gurupaenses que ali iriam representar o nome de sua terra natal, e assim o fizeram, muito bem por sinal. Considerando que existe aprovação no orçamento anual do município para incentivo ao esporte, cultura e lazer. Não podemos também deixar de elogiar o esforço da Diretoria da Liga Esportiva de Gurupá, principalmente do desportista Beto Palheta, que de maneira incansável lutou para que o feito se concretizasse, logo após o término da partida, foi abraçado e parabenizado por muitos torcedores. Antes, sabe-se que na viagem de ida para Melgaço, o então presidente da Liga, pegou um “chá de banco” por mais de cinco horas, para falar com o gestor municipal, e ainda com o risco de não ser recebido, a pós conseguir falar com o mesmo, o prefeito o tratou de forma indiferente, como se ele tivesse ali por interesses próprios, como forma de favor, doou uma quantia irrisória de R$ 300,00(trezentos reais), combustível e uma embarcação que não caberiam todos os atletas, e que talvez nem chegasse ao destino, diante de tal situação, os atletas acabaram tendo que viajar em outra embarcação cedida por um dos jogadores do grupo. Sob esse descaso e humilhação, para o jogo de volta os atletas gurupaenses sabendo que não contariam com o apoio da prefeitura, informação repassada pelo próprio em um programa de uma rádio local, onde afirmou que não daria apoio  a seleção, e sim ao projeto Zico 10, pertencente ao Clube empresa (Flamengo), inclusive, chegou até nosso conhecimento, que as lancha voadeiras, doadas pelo MEC para fins de transporte de alunos, estariam sendo usadas para transportar atletas do referido projeto, o que é irregular. Bem, diante da situação, os atletas gurupaenses uniram-se, e contando com a solidariedade do povo realizaram uma rifa, na tentativa de cobrir as despesas decorrentes do evento esportivo. Fica a pergunta, de que adianta um prefeito receber a Faixa com o Brasão do Município, e posar para fotos em calendários pendurados nas casas de muitos gurupaenses, como se observa se na verdade, ele não governará para todos? Temos que repudiar e reprimir com veemência, esse método arcaico de fazer política, e defendermos a democracia, pela qual muita gente morreu para implantar no País, que mesmo com deficiência, ainda é o melhor regime, e não o sistema ditatorial, onde só um manda, e faz o que bem achar, o que já não é aceito mais pela sociedade..




Aos atletas da seleção de Gurupá e a Liga, nossos parabéns, eles que suaram a camisa para defender o nome do Município, e como autoridade maior, o prefeito deveria apoiá-los, como o povo assim o fez. Esperamos que a administração municipal, não vire as costas mais uma vez, para o esporte gurupaense, aliais, não esperamos mais, pois já ocorre, esporte que hoje anda guiado pela bengala de um desportista que não deixa morrer a tradição, e sempre coloca o município como participante dos eventos de âmbito estadual, com ou sem ajuda de prefeitura.  Continuem na luta irmãos gurupaenses, defendendo o nome de nossa terra, com o orgulho e fazendo jus a história de lutas e vitórias.

Gurupá - Pará


15 de junho de 2011

Como diria o ex-presidente LULA “A luta continua companheiro”

Os profissionais que atuam na área da Educação no Amapá, realizaram mais um manifesto na tarde de ontem (13), caminhando pelas ruas do município de Santana-AP, reafirmaram o movimento de greve que já caminha para um mês. Segundo  Srª. Regina Sanches, presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação, o manifesto era contrário as declarações feitas pela então Secretária Estadual de Educação, professora Mirian Alves Corrêa, em determinado veículo de imprensa, onde a mesma teria ferido moralmente a categoria em greve, e afirmando o corte dos pontos daqueles que aderirem ao movimento, quanto a isso, a Justiça expediu uma liminar favorável a categoria, havendo desobediência, o governo terá que pagar multa de 20.000,00(vinte mil reais) ao dia. Os profissionais pedem a revogação da Lei1. 540/2011, aprovada pela Assembléia Legislativa, que altera a data base, e retira alguns direitos já adquiridos; a manutenção do plano de cargos, carreira e salários – PCCS (Lei nº 949/2005); pela Regência de Classe nas férias e em Licença Prêmio. Ao som de música que ressalta o trecho “NADA A TEMER SE NÃO O CORRER DA LUTA, NADA A FAZER SE NÃO ESQUECER O MEDO” (Luiz Calos Sá e Sergio Magrão). Em findada a caminhada, concentraram-se em praça cívica no centro da cidade.

Professoras, Pedagogas Aderem a Greve


Profissionais da Educação no Amapá



UVA-Universidade Estadual Vale do Acaraú, é Barrada pelo Conselho Estadual de Educação do Amapá



Como o nome mesmo ja diz, A Universidade é "Estadual", mas, não do estado Amapá, e muito menos do Pará, onde a mesma mantém cursos que foram ou estão sendo ministrados, a UVA tem a  fama de aprovar seus alunos com facilidade, inclusive conheço alguns que foram aprovados tendo acertado pouco mais de dez pergutas da prova de admissão. para quem não sabe A UVA é uma autarquia mantida pelo Governo do Estado do Ceará, pertencendo, assim, ao sistema público de ensino desse estado, se a UVA pode ministrar cursos em outros estados, por que então, as universidades estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, do então vizinho Pará não podem?
Resumindo, Em uma notificação assinada pela presidente do Conselho de Educação do Amapá, Maria Vitória Chagas, o Conselho informa que durante sessão plenária ordinária do colegiado realizada no dia 25 deste mês, decidiu por unanimidade “cessar, de forma definitiva, a anuência concedida à UVA, para ministrar cursos de graduação de formação de professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, Licenciatura Plena Específica para 5ª a 8ª séries, Ensino Médio e Sequencial de Formação Específica, além da Pós-Graduação ministrados no Amapá”. A decisão foi baseada no parecer nº 006/2011.Com isso, o Conselho determina que a UVA se abstenha de realizar novas matrículas nos cursos referidos, via processo seletivo, transferência de alunos ou por qualquer outra forma de ingresso, vedada a transferência para qualquer outra instituição de ensino superior a não ser por opção expressa do aluno.

A UVA, sofre outros processos movidos por Ministérios Públicos de outros Estados, com a alegação de que a mesma não possui autorização para ministrar cursos além dos limites territoriais a que pertence sua primária regularização. Algumas das ações questionam, a cobraça de matrículas e mensalidades por parte da Universidade, sendo que a mesma possui vínculo com o poder público, e por assim ser, não poderia está cobrando por seus serviços, contrariando oprevisto no artigo 206, inciso IV, da Constituição Federal. Diante de tudo, a Uva corre o risco de ser condenada a devolver todos os valores investidos aos seus alunos, "a batata pode está Assando".

13 de junho de 2011

Prefeitura de Santana, em mais uma desapropriação.



Av. José de Anchieta com a rua Ubaldo Figueira

Diante da Política de ordenação da cidade, a Prefeitura de Santana, através do prefeito Antonio Nogueira, a exemplo do ocorrido com os ocupantes da área do bairro Provedor II, agora, pede a desocupação do espaço que compreende ao entorno da antiga sede social do Independente Esporte Clube, Onde hoje  funcionam alguns pontos comerciais. Os proprietários procurados por representantes da PMS, para que desocupassem a área, reclamam do baixo valor oferecido como forma de indenização,  que segundo um dos proprietários, giraria em torno de 1.000,00(um mil reais), valor considerado para a maioria deles, insuficiente, para que continuem suas atividades em um outro local. Diz um dos proprietários que, “Não se trata apenas de organizar a cidade, mas, temos que pensar na situação social, não é só mandar sair, sem estar nem aí para onde vamos, e como iremos manter nossas famílias”. Alguns ocupantes constituíram um advogado, para que o mesmo busque um acordo que chegue a uma quantia maior, e com isso dar mais segurança para que continuem suas atividades em outro local.

Av. 15 de Novembro com Rua Ubaldo Figueira


Parabéns! a mãe e ao filhão.


Mariana e Erasmo Carlos(d'Breves)

Nascida em 09 de junho de 1983,   futura mamãe, a jovem Mariana Gama, filha de Antenor Marques e Graça Viana, comemorou na última sexta (9), seu aniversário, junto com seu esposo que não é cantor profissional, Erasmo Carlos, mas, que se arrisca a cantar nas horas vagas em casa. Em uma noite de muita alegria, não foi também esquecido o sétimo mês de Ruan Carlos, que acompanhou tudo de seu sagrado leito, no ventre de sua mãe. Contando com a presença de amigos, parentes, músicos, a festa atravessou a madrugada e só parou quando o último convidado, porém, satisfeito retirou-se. Parabéns! Saúde a você , ao bebê e a toda a família.
Graça Pantoja e Augusto Pantoja(Membeca)

Iasmim (filha do Erasmo Carlos)





10 de junho de 2011

Cocaína é apreendida dentro de garrafas térmicas no Amapá

A Polícia Federal apreendeu seis quilos de pasta-base de cocaína no porto de Santana, no Amapá, na noite de domingo (5). A droga estava escondida em garrafas térmicas encontradas perto da cozinha da embarcação, que tinha partido de Vitória do Xingu, no Pará.
Para localizar o material, os policiais contaram com ajuda de um cão farejador. Três pessoas foram conduzidas até a Superintendência da Polícia Federal para prestar esclarecimentos, entre elas está a proprietária do barco. O responsável pela droga não foi localizado.

5 de junho de 2011

Gurupá vence Afuá em amistoso




Seleções de Gurupá e Afuá

Jardim(jogador), Beto Palheta(Liga Gurupá) e Jardison(Liga Afuá)
Em partida realizada no sábado, 4 de junho, como fase preparatória para a Copa Marajó de Máster, campeonato organizado pela Federação Paraense de Futebol, os selecionados de Gurupá e Afuá enfrentaram-se em emocionante partida de futebol, com o placar sendo movimentado primeiramente pela equipe afuaense, ainda na etapa inicial com o gol de Jardim. No segundo tempo o técnico Davison Palheta, começa a fazer algumas modificações no time gurupaense, obtendo resultado aos oito minutos, com o gol de "Neguinho" em uma linda cabeçada no canto esquerdo da meta do goleiro "Preto" de Afuá.
A partir daí, a equipe de Gurupá mostrou-se superior, com as entradas de "Duca" e Gerson no meio de campo, além da brilhante atuação de Abenilson, que entrara logo após os dois meio campistas, fazendo o segundo gol para os gurupaenses. A partida terminou 3 x 1 para a seleção  de Gurupá, com o último gol de "Neguinho" oportunista em mais uma vez de cabeça. Alguns atletas afuaenses reclamaram muito da situação do campo, que segundo eles  prejudicou muito a sua equipe. Na verdade o campo improvisado do veterano, onde o jogo aconteceu, está abaixo das dimensões aceitas pela FIFA, e apresenta um terreno irregular. Não podemos deixar de ressaltar que o estádio municipal de Gurupá, já era pra ter sido inaugurado, sendo que sua obra se arrasta por mais de quatro anos, ressaltando que o recurso para conclusão do mesmo já foi liberado em seu total, além do prazo pra entrega que já inspirou. O início da Copa Marajó de Máster, será 18 deste mês, Gurupá enfrentará a seleção de Melgaço em jogo de ida e volta, marcado para o dia 25. Representantes da Liga Esportiva e torcedores, continuam esperançosos que o gestor municipal, o Sr. Moacir Alho, se sensibilize e viabilize o funcionamento do estádio a tempo, sendo que o mesmo ainda teria que passar por uma vistoria por parte do Corpo de Bombeiros, pois precisamos oferecer segurança aos torcedores que irão prestigiar o evento esportivo.

Jardeson(Liga Afuá) e Davison Palheta(tec. Gurupá)
Que os jogadores de Melgaço não venham fazer a mesma reclamação externada pelos atletas afuaenses. Ficou nítido no semblante dos torcedores presentes no evento, o constrangimento, quando atletas visitantes fazem piadas relacionadas ao campo de futebol de Gurupá. "Este campo só serve pra criar boi", foi o que comentou um atleta de Afuá, pois, a pesar de sua cidade não ser em terra firme, e ser um município menor e mais novo que Gurupá, já possuem um belo estádio de futebol. Providências são aguardadas pelos torcedores, para que haja um ótimo espetáculo, e que  a equipe de Gurupá possa sair abraçada com a vitória.
(Por: Dailton Palheta)
Mário Conceição (Belém-PA), prestigia o evento