Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

19 de junho de 2012

Veteranos de Porto de Moz vencem amistoso em Gurupá

Associação Carlos Lima (Gurupá)


Associação Praião (Porto de Moz)
 
No sábado, (16) de junho, aconteceu o jogo amistoso entre as equipes da Associação dos Veteranos do Campo Carlos Lima e Equipe dos Veteranos do Praião de Porto de Moz/PA. Em uma partida emocionante a equipe portomozense mostrou um maior volume de jogo, com toque de bola e finalizações perigosas. A equipe gurupaense formada por um número considerável de atletas, que se revezavam em participar do jogo.  O placar começou a ser movimentado quando aos 16 minutos do 1º tempo, o jogador “Traíra” fez uma jogada de oportunismo 1 a 0 Porto de Moz. Ainda no primeiro tempo, o time do Carlos Lima continuou sendo pressionado pelo ataque constante da equipe do Praião, até que aos 27 minutos “Carnaval” fez um belo gol, Porto de Moz 2(dois) a 0(zero). 
A equipe de Gurupá continuava mostrando um elevado nível de  desentrosamento, errando muitos passes e chegando poucas vezes ao gol adversário. A equipe de Porto de Moz aguardava só uma oportunidade para fazer mais um, chegando aos 37 minutos com mais um gol de “carnaval” que fez a festa na zaga gurupaense. 
Antes que terminasse a primeira etapa, “Duca” diminuiu com um belo chute no canto esquerdo do goleiro “Pitbul”. No recomeço da partida, a equipe de Gurupá fez várias substituições, trocando praticamente todo o time, na tentativa de reverter o placar que dava tranquilidade ao time de Porto de Moz, que fechando-se passou a explorar os contra - ataques. A pesar de muitas investidas contra a “cidadela” do goleiro de Porto de Moz, o time de Gurupá acabou não sendo feliz em nenhuma de suas finalizações. Com isso, a vitória ficou com o time visitante. Após o término do jogo, Renato, representante da delegação de Porto de Moz, falou de sua satisfação em estar na cidade de Gurupá, e agradeceu o convite que foi feito. “Agradecemos e deixamos o convite para que venham nos prestigiar durante o Fest Sol, onde poderemos nos confraternizar em mais um amistoso como este”finalizou.
Falando pelos veteranos de Gurupá “Duca” justificou a atuação de sua equipe, “Faltou entrosamento, mais treinamento, o time foi montado em cima da hora, mas para um amistoso foi satisfatório, o importante é a confraternização”. Vale ressaltar que a equipe do Carlos Lima já havia jogado em Porto de Moz, onde venceu pelo placar de 2(dois) tentos a 1(um). O presidente da Associação Carlos Lima, Benedito Eufrozino “Assacú”,  disse que não tinha como montar uma equipe só para este jogo, “A oportunidade de jogar teve que ser dada para todos, por isso houve muitas substituições”. A presença da delegação dos veteranos no Fest sol em Porto de Moz está confirmada, concluiu o presidente. 
(Por: Dailton Palheta - Rede SBC Brasil).
Agradecimentos: Lancha Nery, Panificadora Keila, BMK – Ferragens, Churrascaria do Bigoló, Mini – Box LJA, Rosinho Benaion (Prótese Dentária), Bom Fim (Cacau & Cereais).

Futsal: Porto de Moz 3(três), Gurupá 2(dois)

Porto de Moz leva a melhor no amistoso entre Praião e Estrela Vermelha
Equipe do Praião (Porto de Moz)
Equipe Estrela Vermelha (Gurupá)
No Ginásio de Esporte Municipal aconteceu na noite de sábado, 16 de junho, o confronto amistoso entre as equipes de futsal do Estrela Vermelha (Gurupá) e Praião (Porto de Moz). O jogo serviu como preparatório para as duas equipes, que em breve pretendem disputar os campeonatos que serão realizados em suas respectivas cidades. Diante da qualidade técnica de ambas as equipes, a partida manteve-se equilibrada do início ao fim. O time do Estrela saiu na frente, se impondo como dono da casa. Mas, como no futsal tudo acontece muito rápido, a equipe do Praião logo chegou ao gol de empate. Diante da responsabilidade de representar seu município os atletas demonstravam certo nervosismo, com entradas em algumas das vezes desnecessárias, como a do atleta “Mosquito” que em uma jogada, calçou por traz o atleta Pimentel de Gurupá, resultando inclusive na sua expulsão. A partida eletrizante terminou com a vitória da equipe de Porto de Moz por 3(três) tentos a 2(dois), com os gols de “Babalú”, “Renezinho” e Diego pelo Praião, e gols de Pimentel e Nike pela equipe do Estrela. A agremiação do Estrela foi fundada no ano de 2001, por tanto há onze anos, possui hoje uma nova Diretoria composta por: Ozimar Palheta, Joãozinho, Bruno e “Tacana”. O treinador do Estrela Vermelha “Zeca Coelho” destacou a importância do amistoso e colocou sua satisfação com a atuação da equipe, “foi possível avaliar alguns atletas, para termos uma base na hora de colocarmos a equipe em quadra ”. Outros amistosos serão realizados, e dirigentes e atletas contam com o apoio de sua grande torcida. Por: Agência de Notícias SBC Brasil (Jornalista credenciado: Dailton Palheta )

15 de junho de 2012

Pacientes reclamam do atraso do repasse do TFD

Alguns pacientes aguardam desde o ano passado o repasse do TFD

Para quem não sabe TFD – (Tratamento Fora do Domicílio), instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica a unidades de saúde de outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes. Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva. O Programa oferece:  Consulta, tratamento ambulatorial, hospitalar  cirúrgico previamente agendado;Passagens de ida e volta - aos pacientes e se necessário a acompanhantes, para que possam deslocar -se até o local onde será realizado o tratamento e retornar a sua cidade de origem; Ajuda de custo para alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante enquanto durar o tratamento. Em Gurupá alguns pacientes bancaram o tratamento com recursos próprios, recursos estes que deveriam ser ressarcidos assim que os pacientes retornassem ao município. Porém muitos estão sem receber desde o ano passado. Em alguns casos, como forma de viabilizar o deslocamento, foram efetuados empréstimos em dinheiro para custear as despesas com a viagem. Sobre o atraso, o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Coelho, disse que ocorre devido o valor repassado ao município ser insuficiente, algo em torno de R$-7.000,00 (sete mil reais), sendo que a demanda mensal gira em torno de R$ - 14.000,00 (quatorze mil reais), trazendo certa dificuldade para a Prefeitura cobrir essa diferença. A Secretaria de Estado da Saúde poderá reembolsar ao paciente as despesas com diárias e passagens nos deslocamentos para fora do estado, quando se tratar de casos de comprovada urgência, sem que haja tempo hábil para formalizar a devida solicitação, o que deverá ser providenciado após o retorno e encaminhado via Gerência Regional de Saúde, caso o paciente possua o processo de TFD autorizado previamente. Para mais informações, o paciente poderá entrar em contato com a Regional de Proteção Social (8ª RPS) localizada no endereço: Praça Dária Furtado S/N – Breves - Pará. CEP: 68800-000, Tel.: (91) 3783-1251 / FAX: (91) 3782-1832, e-mail: 8rps@sespa.pa.gov.br. Por: Agência de Notícias – SBC Brasil – www.sbcbrasil.com.br – (Jornalista Credenciado: Dailton Palheta).

Quadrilha de “Piratas” é desarticulada em Almeirim

Os "piratas", que praticavam assaltos na região ribeirinha, em Almeirim, noroeste do Pará, foram presos.

"Nilção" - Último membro capturado

Bando


Uma quadrilha de "piratas", que praticava assaltos na região ribeirinha, em Almeirim, noroeste do Pará, foi desarticulada como resultado de um trabalho em conjunto das Polícias Civil e Militar, na região. O último integrante do bando, que ainda estava solto, já está preso por ordem judicial. Nilson Gonçalves Caldeira, de apelido "Nilsão", foi apresentado por uma guarnição da Polícia Militar na Delegacia do município. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 8, após o cumprimento da ordem de prisão preventiva decretada em março deste ano, pelo juiz da Comarca de Almeirim, Márcio Bittencourt, por representação da delegada Adriana Magno Barbosa, titular da Delegacia local.Segundo a delegada, diversas vítimas da quadrilha registraram boletins de ocorrência na Delegacia, onde reconheceram os integrantes do bando. "Os criminosos agiam sempre armados no período noturno, quando se aproveitavam do isolamento dos moradores ribeirinhos", explica. A ação criminosa já vinha acontecendo há cerca de dois anos. As vítimas tinham roubados os pertencentes pessoais, como eletrodomésticos, dinheiro, joias e outros objetos. Após roubo, a quadrilha fugia da região. Os bandidos, ainda segundo a delegada, ameaçavam voltar e matar as vítimas caso procurassem a Polícia.Durante as investigações, ainda em março, quatro integrantes do bando foram presos - Raimundo de Jesus da Cruz Alves, de apelido "Tiquito"; Agnaldo Monteiro Soares, de apelido “Mister M”; Jocivaldo Sousa de Abreu, de apelido "Milico", e José Sarmento Teles Ferreira, de apelido "Zeca”. Eles foram encontrados perto da divisa do município de Almeirim com a cidade de Prainha, a cerca de 10 horas de viagem de lancha do tipo voadeira. Após as prisões dos bandidos, a investigação foi aprofundada e os policiais chegaram ao quinto integrante da quadrilha que teve a custódia preventiva solicitada à Justiça. Com a prisão de Nilson, ele está custodiado e responderá o processo sobre a prática dos crimes previstos no artigo 14, da Lei 10.826/2003 (porte ilegal de arma de fogo); artigo 288 (formação de quadrilha ou bando) e artigo 157 (roubo qualificado), do Código Penal, e ainda pelas ameaças. As investigações continuam. O procedimento segue determinação da Diretoria de Polícia do Interior, por orientação do superintendente regional do Baixo e Médio Amazonas, delegado Gilberto Aguiar. Por: Da Redação (Agência de Notícias SBC Brasil – www.sbcbrasil.com.br - Jornalista Credenciado: Dailton Palheta).


12 de junho de 2012

Equipe do MAC garante vaga na Final da Copa Máster

Na tarde de sábado, dia (9), em partida válida pela fase semi - final da Copa Máster. A equipe dos veteranos do MAC (Municipal Atlético Clube) venceu por (2) dois tentos a (0) zero a equipe da Associação dos Veteranos Carlos Lima que havia vencido o torneio início da competição. O MAC começou dando muito trabalho a dupla de zaga dos veteranos, formada por George e Eurico, até lograr êxito aos quinze minutos, com o gol de Marivaldo fazendo 1 a 0 para o MAC, placar que se manteve até o final da primeira etapa. Após o intervalo, a partida recomeçou com o Mac mantendo pressão, com várias invertidas em busca do segundo gol, até que aos 27 min. o artilheiro da equipe “Neguinho” foi lá em uma jogada de grande oportunismo, e ampliou o placar com um belo gol, fazendo MAC 2 (dois) a veteranos 0 (zero). Esboçando leves reações, porém insuficientes, a equipe dos veteranos não conseguir reverter o placar, que garantiu a vaga na final da Copa Máster para o MAC. Ao término da partida, conversamos com o atleta, “Gingo” que declarou sua satisfação em ter participado da vitória, parabenizando sua equipe, que segundo ele, é formada principalmente por jogadores experientes, que já disputaram vários campeonatos municipais, “nossa equipe mostrou um ataque mais entrosado e consistente, chegando sempre com perigo nas finalizações, mais não deixou de ser um jogo difícil” concluiu o jogador. Agora já classificado, ao MAC só resta aguardar o próximo finalista, que sairá do confronto entre as equipes União de Coimbra e Atlético que duelarão pela outra vaga na final, no próximo sábado dia (16). A Copa Máster denominada “José Amil de Almeida Alho” está sendo realizada pela Liga Esportiva de Gurupá, entidade filiada a Federação Paraense de Futebol. Por: Agência de Notícias SBC Brasil (Jornalista Credenciado: Dailton Palheta).

8 de junho de 2012

Delegado Pitman, Peritos e viatura desembarcam em Gurupá

Na noite desta quinta – feira (7), o Delegado  de Polícia titular de Gurupá, Pitman Machado retornou ao município, trazendo de volta a viatura da Polícia Civil que havia sido levada até Belém para que fosse reformada e re-aparelhada. O veículo chegou proto para auxiliar nos trabalhos já na Festividade de Santo Antonio, inclusive equipado com rádio comunicador para uma melhor integração operacional entre as viaturas da PM e base da Delegacia de Gurupá. Segundo o Delegado a execução do serviço foi de responsabilidade do Governo do Estado, porém com a contribuição da Prefeitura de Gurupá que providenciou o transporte de ida, e da participação do Deputado Estadual Antonio Rocha – PMDB, que disponibilizou uma de suas embarcações para o retorno da viatura ao município. Desembarcaram também o EPC Thiago, que fazia um treinamento policial de quinze dias, além da chegada dos Peritos Criminais: André Brasil de Carvalho e Ronaldo Costa, ambos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Os profissionais do CPC vieram para realizar os trabalhos de perícia em motos, e principalmente nos carros que foram apreendidos do decorrer da “Operação São Benedito”, deflagrada em março deste ano, pela POLINTER/AP e DEPOL/Gurupá. Na ocasião de sua chegada, nossa reportagem perguntou ao Delegado Pitman, sobre os boatos que circulam a respeito de sua provável transferência para outro município. Em tom de desabafo, nos disse que, “Se a Polícia Civil for retirada, o mesmo trabalho que está sendo feito em Gurupá, será realizado da mesma forma em outro município, estamos simplesmente desempenhado o nosso trabalho de Segurança Pública, e que existem pessoas que se sentem incomodadas com isso” disse ainda, que “tomem muito cuidado com determinadas pessoas nocivas, que só querem se beneficiar e não estão nem um pouco preocupados com a segurança da Sociedade gurupaense”. Que “não estamos nem um pouco preocupados se iremos permanecer ou não, hoje recebemos o apoio em nossos trabalhos do Prefeito, de Alguns Vereadores e de outras autoridades valorizam que a Segurança Pública” falou que “aqueles que são contra o trabalho da Polícia é porque devem alguma coisa e se tivermos que sair, sairemos de cabeça erguida, na certeza do dever cumprido”. Concluiu o Delegado. Informou ainda, que será deflagrada a operação “Paz no Transito”, com o objetivo de orientar os condutores de veículos, sobre o cuidado que se deve ter para evitar acidentes. A operação será de caráter preventivo, salvo os casos que necessitem de procedimentos legais.
Por: (Agência de Notícias SBC Brasil – Jornalista credenciado: Dailton Palheta).
APC – Ronaldo, IPC – Darlan, EPC – Thiago, DEL – Pitman e PC - André

5 de junho de 2012

Prefeito de Porto de Moz é Cassado pela Câmara

Prefeito Berg Campos
Em sessão que iniciou por volta das 10h e encerrou às 14 h de hoje (4), a Câmara de Vereadores de Porto de Moz, no oeste paraense, cassou o mandato do prefeito do município, Berg Campos. É a primeira vez que um prefeito é cassado em 121 anos de história do município. A decisão da Câmara foi baseada no resultado de uma investigação que durou 7 meses (maio a dezembro de 2011) realizada por uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito)  presidida pela Vereadora Mara Varejão. A referida comissão constatou inúmeras irregularidades supostamente praticadas pelo prefeito, filiado ao PTB. Entre as quais, desvio de verbas públicas e fraudes em licitações.

Segundo opiniões de dois advogados a decisão seria Inconstitucional, que só teria amparo legal mediante voto de 2/3 da Câmara. Ou seja, 6 votos do total de vereadores da Casa, que no caso de Porto de Moz é 9. Tese contestada, por outro lado, se afirma que a Votação foi legal, pelo fato do Vereador Gerson Campos não ter participado da Sessão, devido o mesmo não poder participar da votação, por ser tio do prefeito Berg Campos. Por tanto, os 2/3, seriam calculados de um total de 8 vereadores, o que torna a votação de 5 votos a favor e  3 contra, legal.

O Presidente da Câmara de Porto de Moz, vereador Nildo Pontes (PMDB), esclareceu que Berg Campos será notificado da decisão, assim como a Justiça Eleitoral e o MP (Ministério Público) do Pará. Em seguida, a Casa dará posse como prefeito a Zeca Tomé (PSB), atual vice-prefeito. Em se mantendo a decisão, Berg perderia seus direitos políticos e ficaria de fora das eleições deste ano.

Por: Da Redação (Agência de Notícias SBC Brasil – Jornalista credenciado: Dailton Palheta).

4 de junho de 2012

Desperdício de Dinheiro Público no Aeroporto de Gurupá

Terminal de passageiros do aeroporto de Gurupá está abandonado e quase totalmente destruído

Ao investigar - mos a denúncia de que o sistema de esgoto do Terminal de Passageiro do Aeroporto de Gurupá estaria projetado para descarregar resíduos sanitários diretamente em um igarapé, localizado nas proximidades do mesmo. Deparamo-nos com um cenário lastimável de destruição, vandalismo, retratando claramente o sinal de abandono e desperdício do dinheiro Público. O Terminal que integra o projeto de um Aeródromo, assim chamado pela SETRAN (Secretaria de Transporte o Estado) Órgão responsável pela obra, está em uma situação deplorável, com portas e janelas arrombadas, estilhaços de vidro por toda parte, banheiros no estado de sujeira extrema, calhas e luminárias arrancadas, parte do forro jogado de teto a baixo, em fim, parecendo que o prédio acabara de sofrer um verdadeiro bombardeio. Sem querer ser sensacionalista. Segundo matéria publicada pela Agência Pará, de acordo com o cronograma da SETRAN, a obra deveria ter sido entregue a população no segundo semestre de 2011, o que logicamente na aconteceu. Procuramos sem obter êxito, representantes da empresa Martop Construções e Terraplenagem Ltda, responsável pela obra, para que pudessem prestar algum tipo de esclarecimento. A referida empresa mantém vigilância no local, porém, somente na parte em que se encontram matérias de construção que pertencem a Martop. Já a condução e fiscalização da Obra deveriam estar sendo feita pela Diretoria de Transportes Aeroviários da SETRAN, que é responsável pela construção e manutenção de aeródromos. O fato é que a pista e o Terminal de passageiros estão em péssimo estado de conservação, necessitando ser reformados urgentemente, antes da devida colocação da placa de inauguração, sem ser irônico. Considerando que a obra ainda não foi concluída e entregue, a empresa vencedora da licitação, seria ainda é a responsável legal. Agora de onde sairá o dinheiro para a recuperação do prédio? Dos cofres da Martop ou dos cofres Públicos. Na opinião do Sr. Alberto Siqueira, que mora próximo ao aeroporto, “nossas autoridades locais, também deveriam cobrar da Empresa e do Governo uma satisfação pela não conclusão dos trabalhos, com isso quem fica no prejuízo é o povo” concluiu o morador. Por: (Agência de Notícias SBC Brasil – Jornalista credenciado: Dailton Palheta).

 Veja outras Matérias de Gurupá no www.sbcbrasil.com.br (Link Gurupá - Pará)

Pará e Amapá fazem acordo para atendimento do SUS

Pará e Amapá fecham acordo de compensação na distribuição de recursos financeiros relacionados ao atendimento de pacientes paraenses no Amapá e de amapaenses no Pará. O fato é que o Amapá atende muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Afuá, na ilha do Marajó, que procuram atendimento nos municípios de Macapá e Santana, enquanto, por outro lado, Belém recebe pacientes do Amapá.
Para reduzir o déficit do Amapá, a partir da competência junho, o valor de R$ 50 mil será retirado do teto financeiro de média e alta complexidade do município de Afuá e será incorporado no teto de Belém, para atender pacientes do Amapá. A decisão será oficializada em resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A situação é semelhante a de Gurupá, onde muitos gurupaenses recebem atendimento no estado do Amapá, principalmente os moradores da região do Itatupã, que devido a localização mais próxima, buscam tratamento em Macapá e Santana.
O acordo alivia um pouco, porém ainda não põe fim ao déficit do Amapá, que também atende a pacientes de outros municípios paraenses, além de Gurupá, também são atendidos pacientes de Almeirim, e o Distrito de Monte Dourado, no oeste do Estado. O acordo foi firmado em reunião no gabinete da Sespa, com a presença do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco; secretário estadual de Saúde do Amapá, Ronaldo Dantas; presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Charles Tocantins; assessor técnico do Cosems, Ed Wilson Silva; técnico de Avaliação, Controle e Regulação do Amapá, Marcos Boução; chefe da Divisão Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Graça Soutello; e da coordenadora de PCEP/ PPI, Renata Hage.

GURUPÁ PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE HABITAÇÃO


A Companhia de Habitação do Pará (Cohab) iniciou  capacitação do PLHIS Simplificado (Plano Local de Habitação de Interesse Social), destinada a representantes de municípios com até 50 mil habitantes. Participam do treinamentos representantes dos municípios de Gurupá, Garrafão do Norte, Santo Antonio do Tauá, Santa Bárbara e Bujaru.
 Integram ainda a turma, como ouvintes, representantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e da Confederação Nacional das Associações de Moradia (Conan). Da equipe técnica da capacitação faz parte um representante do Ministério das Cidades, Marcos Monteiro, vinculado ao Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento Institucional da Secretaria Nacional de Habitação.
 A capacitação, vai garantir a preparação dos municípios na elaboração de seus planos de habitação, fornecendo um diagnóstico local para que ações possam se efetivadas. "Eles saem daqui com uma missão e vão a campo coletar informações. Mas nossas equipes estão também sendo treinadas para acompanhar esse trabalho dos municípios. Vamos dar todo o assessoramento", garantiu a gerente estratégica de planejamento da Cohab, Isabela Bandeira.
 Ela informou ainda que, após essa última capacitação, uma equipe estará sediada em Belém processando todas as informações enviadas pelos municípios. "A equipe estará em três locais. Além da Cohab, teremos pessoal na Universidade Federal do Pará UFPA e Federação de Órgãos para a Educação e Assistência Social (Fase), parceiros nossos no projeto", relata. Os municípios sub 50 (com até 50 mil habitantes) têm até o dia 30 de junho para elaborarem seus planos locais de habitação, para então serem aprovados nos Conselhos Municipais de Habitação e depois encaminhados para aprovação da Caixa Econômica, que é o agente operador do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.