Uma equipe de médicos da Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, conseguiu curar uma criança com leucemia usando um procedimento ainda experimental, mas que foi capaz de reprogramar as células de defesa para combater o câncer dentro do corpo.
A garota é esta da foto, Emily Whitehead. Ela foi diagnosticada com uma forma de leucemia aguda e de difícil tratamento, a leucemia linfocítica aguda (LLA), quando tinha apenas cinco anos. Como os tratamentos convencionais não estavam surtindo efeito, os pais da menina resolveram tentar o tratamento experimental.
O experimento foi realizado em abril do ano passado e consistiu na reprogramação genética do sistema imunológico de Emma, de modo a matar as células cancerígenas.
Os pesquisadores modificaram geneticamente as células de defesa da menina com a ajuda de um vírus, fazendo com que elas passassem a atacar as células cancerígenas, combatendo a doença. O tratamento deu certo. Um ano depois, Emma segue livre da doença.
O método ainda não apresentou 100% de eficácia em outras pessoas – houve um paciente que morreu -, mas abre espaço e esperança para a cura de outros tipos de câncer, dizem pesquisadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário