Na manhã do último domingo de novembro, 29, os devotos de São Benedito de Gurupá realizaram a escolha e a retirada da árvore que servirá de mastro da festividade, importante símbolo que mantém - se hasteado do dia 9 à 28 de dezembro, período em que acontece o tradicional evento religioso. Revertido de uma fé inabalável no Santo, os devotos de São Benedito cumpriram um rito de muitos anos. Manoel Lúcio Palheta, o “juiz do Mastro”, é a pessoa nomeada pela Igreja católica para fazer a escolha da árvore a ser utilizada. Usando a contagem de 55 pés, medida que correspondem a mais ou menos, 11 metros, Manoel Lúcio cumpre a primeira etapa de uma promessa firmada há 40 anos. Segundo o devoto, o compromisso surgiu após o pedido de cura feito a São Benedito. “Meu filho, José Maria Borges Palheta, na época encontrava-se muito doente, desenganado pelos médicos, inclusive com a vela na mão, costume antigo, significando que a pessoa estaria próximo da morte. Quando então dobrei os joelhos em frente de minha residência e fiz o pedido. Que se meu filho se restabelecesse, em quanto vida eu tivesse, ofereceria o café da manhã e almoço aos foliões, todo dia 9 de dezembro. Em pouco tempo, o menino começou a reagir, apresentando uma melhora rápida. A partir daquele instante, me convenci que se tratava de um milagre de São Benedito, que intercedeu junto a Deus pela vida de meu filho”, relatou o devoto. Após a escolha, a árvore foi retirada, o tronco foi levado para um local nas proximidades da cidade, onde passará por um processo de secagem durante um período de 10 dias. Marcando início dos festejos, na manhã no dia 9 dezembro, os promesseiros buscam o mastro para ser erguido no final da tarde, simbolizando o começo das homenagens ao Santo. A festa de São Benedito de Gurupá, um dos orgulhos do povo gurupaense, está entre os maiores eventos religiosos do estado do Pará, mobilizando milhares de devotos de várias partes do Brasil.
Descrição do Blog.
"Sem Liberdade Não Há Informação"
O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.
30 de novembro de 2015
26 de novembro de 2015
Marajó recebe serviços de saúde e cidadania da Caravana Pro Paz
Começou na segunda-feira (23) a Caravana Pro Paz Cidadania no Marajó. São 16 dias de ações nos municípios de Bagre, Curralinho, Portel, Breves e Melgaço, com serviços de saúde e emissão de documentos. A ação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Fundação Pro Paz em parceria com as secretarias de Estado de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Saúde Pública (Sespa) e Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e Defensoria Pública.
O primeiro município beneficiado foi Bagre, que recebeu três dias de ações, encerradas nesta quarta-feira (25). No período foram emitidas 690 carteiras de identidade, 222 carteiras de trabalho, 325 certidões de nascimento e 825 fotos 3x4, além de 190 atendimentos jurídicos. Além disso, a caravana oferece serviços de saúde especializados, com atendimento médico de clinico geral, pediatra e ginecologista. A equipe da Sespa oferece medicamentos básicos para a população.
A próxima parada da caravana será em Curralinho, de sexta-feira (27) a domingo (29). Depois, segue para Portel (1 a 3 de dezembro), Breves (5 a 8) e Melgaço (10 a 12). A estimativa é fazer, nos 16 dias de programação, cerca de 15 mil atendimentos.
(Da redação)
Polícia Civil investiga paradeiro de técnico em Enfermagem em Breves
A Polícia Civil investiga o paradeiro do técnico em Enfermagem Izam Baia Azevedo, 56 anos, acusado de estuprar três meninas, no município de Breves, na Ilha do Marajó. O acusado, que trabalha como agente de saúde no município, não foi mais visto na cidade, após ser denunciado e ter o mandado de prisão decretado pela Justiça, em decorrência de representação feita pela delegada Monike Brasil, da Delegacia da Mulher. A ordem de prisão foi expedida em um dos inquéritos policiais por conta de descumprimento de medida cautelar em favor da vítima.
Uma testemunha relatou à delegada que Izam Azevedo foi à procura da vítima, por diversas vezes, na escola em que ela estuda, apesar da ordem judicial que obriga o acusado a manter distância mínima de 50 metros da criança. "Ele só não conseguiu falar com a menina, porque uma professora o impediu", detalhou a policial civil. Diante disso, o fato foi comunicado pela Delegacia da Mulher à Justiça, que decretou a prisão do acusado.
A expedição da ordem de prisão foi fundamentada nos indícios de autoria do crime, além do requisito da manutenção da ordem pública, já que o crime gerou clamor social. Por quatro vezes, a equipe da Delegacia da Mulher de Breves fez buscas ao acusado na cidade, mas até o momento, ele não foi encontrado. Diante disso, quem tiver informações do paradeiro de Izam Azevedo deve ligar para o fone 181, o Disque-Denúncia. O sigilo da informação é garantido.
Fonte: Polícia Civi
25 de novembro de 2015
Exposição 'Mulheres de Fibra' reúne artesãs de São Sebastião da Boa Vista
Com a fibra do jupati, extraída de palmeira característica do Norte, as artesãs do Grupo Arte em Fibra de Jupati trançam o seu destino. Toda a beleza do tradicional trabalho das artesãs marajoaras de São Sebastião da Boa Vista poderá ser conferido, a partir da próxima quinta-feira (26), na área expositiva do Espaço São José Liberto/ Polo Joalheiro do Pará. A exposição “Mulheres de Fibra” reúne bolsas, brincos, colares, tiaras, broches, braceletes e outros acessórios que revelam a sutileza do trançado com a fibra, prática repassada entre as mulheres da família. Aberta ao público no local até domingo (29), a mostra pode ser visitada no horário de funcionamento do espaço: de terça a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. Foi por meio de um projeto apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC) que o grupo produziu uma coleção exclusiva de acessórios de moda a partir da fibra do jupati, retirada do Jupatizeiro. Da palmeira também é extraída a tala, matéria-prima do matapi (instrumento artesanal de captura de camarões), do abajur e de outros produtos. O projeto do MinC visa dar visibilidade e oportunidade de mercado a essas mulheres artesãs.
20 de novembro de 2015
Governadores se unem pelo desenvolvimento da região amazônica
Gestores estaduais da região amazônica brasileira definiram a criação do Conselho de Governadores para o Desenvolvimento da Amazônia. A iniciativa propõe que as decisões sobre a região sejam tomadas através de ações articuladas, reduzindo custos e potencializando resultados nos Estados. A medida foi anunciada na manhã desta sexta-feira, 20, durante a abertura do 12º Fórum de Governadores da Amazônia, que está acontecendo no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O modelo de funcionamento da iniciativa será anunciado ao final do evento, através da Carta de Belém, que será divulgada ainda hoje.Durante o Fórum de Governadores, além de determinar as diretrizes de funcionamento do recém criado Conselho de Governadores para o Desenvolvimento da Amazônia, também serão discutidos as pautas de diversos temas, incluindo o enfrentamento de desafios comuns, como a pactuação de uma agenda voltada à infância, a definição de estratégia dos Estados da Amazônia para a COP-21 e as iniciativas sugeridas pelos estados amazônicos no Movimento Brasil Competitivo.
Participam do 12º Fórum de Governadores da Amazônia, os governadores do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ao final do evento será criada a Carta Belém, com as propostas e compromissos firmados entre os estados participantes.
Simão Jatene - Governador do Pará |
Waldez Góes - Governador do Amapá |
Polícia Civil vai integrar rede de proteção às crianças e adolescentes em Afuá
A Polícia Civil e outras instituições estão fundando, no município de Afuá, na ilha do Marajó, uma rede de proteção às crianças e adolescentes, para prevenção e combate à exploração sexual. A decisão foi resultado de uma audiência pública realizada no auditório da escola Centro de Educação Infantil e Fundamental "Theopompo Nery", em Afuá, na semana passada, -para debater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Denominado de "Acorda Afuá", o evento contou com a presença do delegado Tarsio Martins, titular da Delegacia de Afuá, representante da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil.
Segundo o policial civil, também estiveram presentes no encontro representantes da Prefeitura, do promotor de Justiça de Afuá, Daniel Mondego; do defensor público, Helio Furtado; e integrantes da Polícia Militar, Conselho Tutelar, Igreja Católica; Assembleia de Deus e comunidade em geral.
Ainda, durante o evento, foram realizadas duas palestras, uma delas com a irmã Henriqueta Cavalcante, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Pará, sobre o tema exploração sexual de crianças e adolescentes.
De acordo com o delegado, a rede de proteção será formada pelas instituições que participaram da audiência pública com apoio da sociedade. "Em breve, iremos formalizar um plano de ações com base nos encaminhamentos feitos durante o evento, visando incentivar denúncias, realizar um trabalho de conscientização das crianças e adolescentes, e discutir sobre a importância da participação da família na discussão sobre a incidência de jovens nas vias públicas do município durante a madrugada", detalha Martins.
15 de novembro de 2015
Gurupá: Jorginho Barros diverte público em baile da saudade
Fazendo jus as grandes noites do tradicional Clube Castanheira, o cantor Jorginho Barros comandou o público dançante de Gurupá, na última sexta - feira, 14. O repertório eclético, executado com a maestria do tecladista Mister James, fez todo mundo dançar do início ao fim do baile. Artista bastante conhecido pelos gurupaenses, Jorginho Barros foi aplaudido por todos, que reconheceram facilmente o talento do cantor, que possui músicas consagradas nas aparelhagens de Belém e rádios dos estados do Pará e Amapá. Jorginho é natural de Cametá –PA, e possui grande reconhecimento pelo público e mídia do Amapá, onde reside há vários anos. Recentemente, o intercâmbio cultural entre Pará e Amapá tem se intensificado cada vez mais, deixando aberta a fronteira paraense, para os desfile de talentos musicais do Estado vizinho.
(Por: Dailton Palheta/Tribuna do Marajó)
Dj's Ivison, J. Júnior e Dj Raimundinho |
Tecladista Mister James |
Família Alho prestigia show de Jorginho Barros |
13 de novembro de 2015
Gurupá e Melgaço farão a final da Copa Marajó 2015
A Federação Paraense de Futebol, realiza sábado, 14, a final inédita da Copa Marajó 2015, entre as seleções de Gurupá e Melgaço. Os gurupaenses chegaram a final da competição após 1 derrota(Melgaço 3x2), 1 vitória(Gurupá 2 x Afuá 1) e 1 empate(Gurupá 1 x Portel 1). Já o Selecionado de Melgaço, depois de vencerem Gurupá na primeira partida, golearam Portel por 5 x 1, e na partida seguinte venceram por (WxO) a equipe de Afuá. É habitual que a maioria das seleções participantes da Copa Marajó busquem jogadores de outros municípios, a fim de reforçarem suas equipes. Mais da metade da equipe de Melgaço é composta por atletas de Macapá, Belém, Breves e outras. Gurupá conta apenas com os reforços dos atacantes Raíffe (Porto de Moz), Morô (Breves), e da dupla de zaga, Felix e Macson, ambos naturais de Melgaço. Os zagueiros, de forma curiosa, jogarão contra a seleção de seu próprio município, mostrando estarem insatisfeitos, após serem barrados da seleção de Melgaço, em função dos atletas importados. Segundo um dos dirigentes da Liga de Gurupá, Beto Palheta, participar de uma competição como esta, e sempre um grande desafio. “A distância é nosso principal obstáculo, o que certamente gera uma despesa alta com o transporte, em face ao apoio mínimo que recebemos do Poder Público, mais como a desistência não se enquadra em nosso perfil, lutaremos até o final, e se Deus permitir, conquistaremos este título inédito para o futebol gurupaense”, enfatizou o dirigente. O título da Copa Marajó, representaria um grande marco de conquista para a Liga Esportiva de Gurupá, que nos últimos anos, enfrenta muitas dificuldades para se manter, por conta principalmente da falta de apoio por parte da gestão do município, que em casos como este, oferece o mínimo, sobrecarregando a Liga Esportiva com as outras despesas. Exemplo disso, é que hoje a delegação gurupaense, não possui se quer combustível para retornar ao município, deixando os representantes de Gurupá, em situação constrangedora, ao terem que buscar apoio financeiro de terceiros, inclusive do Prefeito de Melgaço, que em outras ocasiões teve que ajudar no retorno do time. Em quanto isso, todo o investimento do esporte, é direcionado exclusivamente à Secretaria Municipal de Cultura, que ocupa-se em alternar, entre realizar seu próprio campeonato e promover eventos que gerem lucro na bilheteria do ginásio e estádio municipal.
(Por: Dailton Palheta/Tribuna do Marajó)
8 de novembro de 2015
Corte em programa traz miséria de volta
A intenção do relator do Orçamento de 2016, deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), de cortar R$ 10 bilhões do Bolsa Família, deve empurrar 538.028 paraenses para abaixo da linha de pobreza. É o que revela o levantamento divulgado pela Secretaria de Renda da Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS), responsável pela coordenação do principal programa de transferência de renda do governo federal. Segundo os dados da pasta, se a proposta tiver sucesso o governo não terá outra opção do que passar a tesoura em 6,6 milhões de famílias, que representam 23,2 milhões de pessoas, ou 48,5% do total de beneficiários.
No Pará, o impacto atingiria diretamente um quinto das famílias beneficiadas. O cenário catastrófico projetado pelo MDS indica a retirada no Estado de 156.811 famílias do programa. Atualmente, o programa beneficia 865.625 famílias ou 3.259.293 moradores do Estado - 40% da população paraense. Com o corte orçamentário, esses números seriam reduzidos para algo em torno de 700 mil famílias. Em número de pessoas, essa redução seria de 38%, o que corresponde a 1.237.476 habitantes do Pará retornando à miséria.
Desse total, a previsão do governo é de que 157.719 famílias paraenses (538.028 moradores do Estado) retornem faixa de renda que caracteriza a pobreza extrema - renda mensal de até R$ 77 por pessoa. Entre os afetados no Pará, o ministério estima que seriam jogado nessa situação 267.476 adultos, 152.995 crianças entre 7 e 15 anos, 78.915 crianças entre 0 e 6 anos, 32.095 adolescentes de 16 e 17 anos e 6.547 idosos.
Em todo o País, o estudo prevê que 23,2 milhões de pessoas deixariam o Bolsa Família e 7,97 milhões entrariam na situação de pobreza absoluta. No último mês de outubro, o Bolsa Família atendeu 47,8 milhões de pessoas, cerca de 23% da população brasileira. A dotação orçamentária prevista pelo governo federal para o programa é de 28,8 bilhões e Barros propôs cortá-la em 35%, reduzindo para 18,8 bilhões. Segundo ele, isso significaria apenas um congelamento do programa, e não sua precarização. “Esse corte é para não ter novos ingressos. Quem sai, não retorna. Quem fica, fica. Não vamos tirar ninguém do programa”, afirmou o parlamentar em 20 de outubro.
Assinar:
Postagens (Atom)