Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

27 de março de 2019

MARAJÓ RECEBE 55 MÉDICOS A PARTIR DESTA QUINTA (28)

Os novos profissionais do programa federal Mais Médicos começam a trabalhar, a partir desta quinta-feira (28), em todo o Brasil. Serão 265 médicos do programa no estado. O total de todo o Brasil é de 8.517 profissionais e 1.385 estão fazendo o módulo de acolhimento. Todas as vagas no edital de convocação foram preenchidas por brasileiros.
Dos 265 médicos destinados ao Pará, 242 estarão espalhados em 75 municípios, com alguns dos maiores contingentes no arquipélago do Marajó. Os demais 23 médicos estarão em quatro Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Ao todo, 79 localidades receberão médicos do programa federal.
Esse programa foi criado em 2013, durante o mandato presidencial de Dilma Rousseff (PT), diante da dificuldade em alocar e fixar médicos brasileiros em determinadas áreas do Brasil. Sobretudo em comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e áreas mais afastadas dos centros urbanos de cada estado.A dificuldade de encontrar médicos, dispostos a assumir vagas em áreas mais remotas, era tanta que alguns locais só eram atendidos exclusivamente por profissionais do programa federal.
Quando Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente do Brasil, teceu críticas ao programa, questionou a competência dos profissionais, modelo do acordo e Cuba acabou encerrando o pacto.
A Sespa, que monitora o programa no Pará, aguarda a homologação definitiva desses profissionais nos municípios, visto que os médicos iniciarão as atividades nos dias 28 e 29 deste mês.

MUNICÍPIOS QUE RECEBERÃO OS PROFISSIONAIS.

Afuá 3
Anajás 3
Bagre 3
Breves 7
Chaves 3
Curralinho 4
Gurupá 3
Melgaço 6
Muaná 4
Ponta de Pedras 3
Portel 8
Santa Cruz do Arari 2
São Sebastião da Boa Vista 3
Soure 3

Com informações do Ministério da Saúde.

26 de março de 2019

CRIME Preso acusado de ser mandante da morte de líder rural


A Polícia do Pará prendeu, nesta terça-feira (26), o mandante do assassinato da líder rural, Dilma Ferreira Silva, ocorrido na última sexta-feira (26). Outras duas pessoas também foram assassinadas. Ele foi identificado como Fernando Ferreira Rosa Filho. 

A informação foi divulgada no Twitter oficial do governador do Estado, Helder Barbalho. O local onde ele foi preso não foi divulgado.
O CASO

Dilma Ferreira da Silva foi assassinada no último dia 22 de março, ao lado do seu esposa e familiares que estavam no local. A sindicalista participava do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Tucuruí, no sudeste do estado.

(DOL)

BREVES Suspeito de estuprar mulher e espancar marido a marteladas se entrega

A polícia pediu as prisões preventivas de Alex Pantoja, Fernando Moreira Coelho e Daniel Pinheiro Cardoso, todos de 19 anos, suspeitos de estuprarem um a mulher e agredirem o companheiro dela a marteladas no último sábado (23), em Breves. O pedido precisa ser deferido pela Justiça.

No final da noite desta segunda-feira (25), Daniel Pinheiro apresentou-se à delegacia junto ao seu advogado e prestou depoimento sobre o caso. Os outros dois suspeitos encontram-se detidos desde o dia do crime.

O Crime

Gerson Sebastião, de 45 anos, foi agredido com golpes de martelo e chave inglesa ao tentar defender a própria esposa, Elciele Pacheco, de 28 anos, quando era abusada sexualmente e agredida a golpes de martelo e cortes de estilete. O caso ocorreu após uma confraternização dentro da própria residência, localizada no bairro Cidade Nova, já pela manhã.

Três homens e um casal confraternizavam com as vítimas em frente a residência. Próximo do final da noite, o casal que os acompanhava foi embora, restando os três homens, que decidiram invadir a propriedade e cometer as atrocidades.
A ação bárbara durou cerca de uma hora e, por conta de uma testemunha, foi possível prestar os primeiros socorros às vítimas e acionar a polícia, que reconheceu os suspeitos.

Elciele disse que dois primeiros suspeitos presos trabalhavam com Gerson na marcenaria e logo ganharam espaço na família e nunca imaginou que fossem capazes de fazer isso. Ela disse também que a intenção do suspeito do estupro era de matá-la sem a menor justificativa.

25 de março de 2019

Integrante de facção é morto em troca de tiros com a polícia no Marajó

Adriel Santana Rocha, também conhecido como “Orelha”, morreu em uma troca de tiros com a polícia, na noite do último sábado (23), em um estabelecimento localizado às margens do Rio Patauazal, no município de São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó.

Equipes policiais cumpriam o mandado de prisão preventiva de “Orelha” e, ao identificá-lo no local, deu voz de prisão, mas Adriel fugiu. Em meio a perseguição, Adriel sacou um revólver calibre 38 e efetuou os disparos nos policiais.

Com a troca de tiros iniciada, o suspeito foi baleado duas vezes. Ele chegou a receber os primeiros socorros, mas não resistiu aos ferimentos.

INTEGRANTE DE FACÇÃO

A polícia afirma que Adriel possuía um “vasto histórico de crimes”, integrava a facção Comando Vermelho, sendo um de seus dominantes, além de ter disparado contra um policial do Grupamento de Fluvial de Segurança Pública (GFlu).

Suspeita-se também que ele planejava dominar o tráfico de drogas na cidade de Muaná, distante 39 KM da cidade de São Sebastião da Boa Vista. Após a ação, o revólver usado por Orelha foi apreendido, junto com três munições, sendo duas delas deflagradas.

(Com informações de Marcos Onias/RBA TV)

22 de março de 2019

DENÚNCIA Rato é encontrado em lata de refrigerante da Coca-Cola

Um homem, identificado apenas como Damien, afirmou ter encontrado um rato em uma lata de Coca-Cola. As informações são do Extra.
Segundo o jornal “Le Parisien”, o homem comeu uma pizza em um restaurante próximo de casa e comprou uma latinha, onde foi bebendo no caminho. Só após tomar todo o refrigerante que ele notou a presença do rato.

Damien contou em entrevista, que ligou para a sede da Coca-Cola, na França, mas a empresa negou a possibilidade de um rato ter entrado em uma lata na sua linha de produção.
De acordo com o cientista da computação, a empresa pediu que ele enviasse a lata com o rato para análise na própria Coca-Cola, mas ele se recusou, alegando ser a sua única prova do incidente.
O homem procurou um médico e está em observação pelas próximas três semanas.

(Com informações do Extra)

Mãe é presa por jogar fora filho recém-nascido

Uma mãe foi presa, em Maracanã, município do nordeste paraense, acusada de ter abandonado o próprio filho recém-nascido. Na madrugada desta quinta-feira (21), por volta das 4h30, uma guarnição da Polícia Militar recebeu uma ligação do Hospital Municipal de Maracanã informando que uma mulher, identificada como Maria Auxiliadora da Silva, de 52 anos, havia deixado um bebê recém-nascido no hospital, ainda com o cordão umbilical.

Maria Auxiliadora disse que havia encontrado a criança em uma casa abandonada, localizada em frente de sua residência, no bairro São Miguel. Maria disse ainda saber sobre o paradeiro da mãe do bebê. Ela foi identificada como Renata da Costa Alves, de 29 anos.

Ao ser localizada, Renata negou ser a mãe do bebê, porém, mediante as evidências, Renata resolveu então contar a verdade afirmando ser a mãe dizendo que abandonou simplesmente porque não queria o filho.

Após a confissão, Renata da Costa Alves recebeu voz de prisão em flagrante. Já na delegacia, Renata foi autuada por crime de abandono de incapaz. Após todos os procedimentos, a justiça decidirá sobre o futuro da criança.

21 de março de 2019

Celulares serão bloqueados a partir de domingo no Pará; veja se o seu está na lista

A última fase da ação de bloqueio de celulares irregulares organizada pela Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) começa no próximo domingo (24) em São Paulo e outros 14 estados brasileiros, incluindo o Pará.

O bloqueio de aparelhos "piratas" começou a ser feito no ano passado. Na época do anúncio, a Anatel estimou que cerca de um milhão de celulares irregulares funcionavam no Brasil.

Além do Pará, serão bloqueados aparelhos do Amazonas; Roraima; Amapá; Maranhão; Piauí; Ceará; Rio Grande do Norte; Paraíba; Pernambuco; Alagoas; Sergipe; Bahia; Minas Gerais e São Paulo.

DESCUBRA SE SEU APARELHO É "PIRATA" E SERÁ BLOQUEADO

Para descobrir se o seu celular está na lista de bloqueio, você precisa ter o número do IMEI em mãos. No site da Anatel é possível verificar se o seu aparelho está em uma situação regular ou não.

Clique no link e faça a consulta:
http://anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao

Você pode achar o código na caixa do aparelho, em adesivo na parte de trás da bateria ou digitando *#06# e na sequência pressionar a tecla para ligar.

Se seu aparelho comportar mais de um chip, seu celular possui um IMEI para cada um dos simCards.

O QUE É UM CELULAR IRREGULAR?

Celulares passíveis de bloqueio são modelos que não possuem o selo de certificação da Anatel, responsável por fazer testes e garantir a compatibilidade dos aparelhos com a rede de telefonia brasileira.

Além disso, são modelos que possuem certificação estrangeira aceita pela agência ou que tenham tido seu IMEI (espécie de RG do celular) alterado. Sem a aprovação, a Anatel reforça que não é possível garantir a segurança dos celulares em relação a possíveis choques, sobrecarga, radiação e outros riscos ao usuário.
Com o bloqueio, o aparelho não consegue mais se conectar às redes móvel das operadoras de telefonia. As únicas coisas que continuam funcionando são os aplicativos e o wi-fi. Até o momento 244.217 celulares já foram bloqueados no Brasil.

No dia 7 de janeiro deste ano, a Anatel começou a enviar mensagens de alerta informando ao consumidor que o aparelho que ele tinha em mãos se tratava de um celular irregular.

No total, foram 531.446 mensagens de aviso. Se você não recebeu nenhuma é porque o seu aparelho está a "salvo".

Caso tenha recebido o alerta, a Anatel recomenda que o consumidor procure a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e busque seus direitos caso tenha sido enganado.

CELULAR DE FORA DO PAÍS?

Se você possui um celular comprado em outro país origem de "fabricantes legítimos" - leia-se marcas importantes no mercado mundial e que não tenham sido impedidas de funcionar no Brasil.

Em casos assim, os celulares costumam ter certificações internacionais de funcionamento. Por isso, também são aceitas aqui.

20 de março de 2019

Revoltado, homem quebra a vidraça da Câmara de Altamira

Um homem, que ainda não teve a identidade divulgada, foi detido nesta quarta-feira (20), após quebrar a vidraça da Câmara Municipal de Altamira, no sudoeste paraense. 

De acordo com informações de testemunhas, o homem alegou que quebrou a vidraça porque trabalhou na prefeitura do município e não recebeu o salário. 
Ele foi detido por policiais militares e encaminhado para a delegacia de Altamira para procedimentos cabíveis. 


Criança de 11 anos é vítima de escalpelamento em Melgaço

Uma menina de 11 anos, do município de Melgaço, foi vítima de escalpelamento nesta quinta-feira (19). O acidente ocorre quando o cabelo comprido da vítima engata nos eixos do motor de uma embarcação e é arrancado, provocando danos fisicos e psicológicos na vítima. O acidente acendeu o sinal de alerta para técnicos que atuam no atendimento a esse tipo de vítima de acidente por ser o terceiro registro somente este ano, o equivalente a metade dos registrados durante todo o ano de 2018 no Pará.No ano passado, foram registrados seis casos, sendo quatro crianças e dois acolescentes. Em 2019, já são três: essa criança de 11 anos e duas adolescentes, de 8 e 11 anos, em Porto de Moz.

 A criança de Melgaço foi socorrida e levada às pressas para o Hospital Regional de Breves, no mesmo Arquipélago do Marajó. Até o começo da noite, a paciente permanecia na unidade, mas deverá ser transportada, provavelmente por meio de uma aeronave do Corpo de Bombeiros para Belém.Um grupo interinstitucional, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) atua em ações de prevenção ao escalpelamento no Estado. O grupo encaminha o atendimento às vítimas dos acidentes. 
Uma das ações é o programa Classe Hospitalar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que viabiliza aulas para as pacientes em tratamento médico, como ocorre no Espaço Acolher, em Belém. A unidade é administrada pela Fundação Santa Casa de Misericórdia e conta com ação dos professores da Secretaria de Educação do Pará.

Da: Redação

18 de março de 2019

Cirurgia rara evita amputação em criança no Hospital Regional do Marajó


Uma cirurgia rara, de alta complexidade, foi realizada pela equipe do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, evitou a amputação da perna de uma menina de 8 anos, Deliane Silva Gama, que caiu de uma árvore e teve fratura externa da tíbia (osso da canela). O acidente exigiu o procedimento de “rotaçã
o de retalhos de pele e subcutâneo vascularizados”, que devolveu à menina a oportunidade de voltar a caminhar.

Realizado com sucesso, o procedimento contou com a atuação dos ortopedistas do HRPM, Paulo Gladstone e Kalil Antônio Kzan Pereira, e apoio de outros especialistas de São Paulo (SP) e Santarém (oeste do Pará), para garantir que não houvesse rejeição pós-cirúrgica. A técnica utilizada na cirurgia consistiu na mobilização de um retalho de tecido com base na sua anatomia vascular.

De acordo com ortopedista Paulo Gladstone, o tamanho do ferimento não permitiu a cicatrização, daí a necessidade do procedimento com a rotação de retalho vascularizado. “É um retalho pedicular, retirado da região posterior da perna. Só que esse pedaço tem que ter vascularização, senão o tecido morre. O passo posterior foi a dissecação de alguns vasos. Antes de fazer isso, limpamos a lesão e ajustamos as bordas da ferida. Vale lembrar que ela tem uma fratura, então foi necessária a colocação do Ilizarov  para estabilização da tíbia, que  permite o espaço para a realização do enxerto e, ao mesmo tempo, o aparelho  serve como uma plataforma para que a parte posterior da perna, de onde a gente retirou o enxerto, cicatrize”, detalhou o especialista do HRPM.

O procedimento é de alto custo, pois envolve material como Ilizarov (um fixador externo em aço inoxidável utilizado em fraturas expostas ou alongamentos de ossos) e profilaxia antibiótica prolongada, para assegurar o êxito do complexo procedimento, que não é realizado rotineiramente em unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado geral do procedimento foi um sucesso, informou Paulo Gladstone, condutor da equipe que garantiu a assistência para Deliane Silva Gama. A menina iniciará a fase de reabilitação com fisioterapia no próprio hospital.

O pai da paciente, Luís Roberto Gama dos Santos, 38 anos, está muito confiante com o resultado, e agradeceu o tratamento oferecido à menina.

Acidente - Deliane caiu de uma árvore no dia 28 de janeiro, e deu entrada no HRPM no dia seguinte. A família é ribeirinha, residente no interior de Breves, na localidade de Mapuá. A viagem durou cerca de oito horas de barco até a área urbana de Breves. “Quando caí não senti dor, mas depois doeu muito quando eu estava no barco. Agora está tudo bem”, relatou Deliane Gama.

Para a diretora-executiva Rejane Xavier, o procedimento “possibilitou e resguardou a qualidade de vida dessa paciente. Possibilitar a uma criança de apenas 8 anos não passar por uma amputação, não tem preço. É algo imensurável”, ressaltou a gestora.

O HRPM presta assistência de média e alta complexidade para cerca de 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde, composto por Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

16 de março de 2019

Gurupá: Jovem é encontrado morto a pauladas


Na manhã deste sábado, 16, aproximadamente às 09h40min, a Polícia foi acionada por populares informando que havia um corpo de um homem, posteriormente identificado como JULIO DA SILVA ADRIÃO, o qual possivelmente estaria sem sinais vitais na Rua João Paulo II, atrás de um galpão antigo, setor Areião. Após as informações, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, se deslocaram ao referido local, onde foi constatado a veracidade do fato. A vítima encontrava-se com um golpe na região de trás da cabeça, possivelmente desferido por um pedaço de madeira de aproximadamente um metro de comprimento, o qual estava próximo ao corpo. Júlio também estava descalço e um par de sandália foi encontrado jogado na mata, próximo dali. De acordo com o delegado, João Amaral Neto, o corpo foi encaminhado para o Hospital Municipal de Gurupá, onde foi realizado o exame cadavérico. O pedaço de madeira foi apreendido. Também foram colhidas algumas informações com o intuito de identificar o autor. Informou ainda, que Júlio tinha algumas passagens pela Polícia por porte ilegal de arma de fogo e facilitação de fuga de preso. A polícia continua investigando o caso.

Fonte: Polícia Civil

Caseiro é preso por matar jovem que furtou açaí na Grande Belém

Um caseiro suspeito de ter matado um homem por furtar açaí dentro de uma fazenda, no último dia 12 de fevereiro, em Castanhal, Região Metropolitana de Belém, foi detido nesta sábado (16).

De acordo com informações da Polícia Civil do Pará, o suspeito do homicídio foi identificado como Francisco Agaci Granja Diógenes. Ele era caseiro de uma fazenda localizada na invasão do Caveirão, em Castanhal.

Um jovem identificado como Maicon Rufino Quinto entrou na propriedade para furtar açaí e foi morto a tiros por Francisco Agaci.

O caseiro foi preso dentro da fazenda onde trabalhava em cumprimento de mandado de prisão preventiva.

CRIME

 No dia 12 de fevereiro, testemunhas ouviram cerca de quatro disparos de arma de fogo na área da invasão do Caveirão. Quando os policiais militares chegaram ao local do crime, encontraram Maicon morto sobre uma poça d’água.

Próximo ao corpo, havia um saco no qual estava o açaí que o jovem havia furtado.

15 de março de 2019

Empresário tenta matar funcionários da Celpa e é preso


Um proprietário de uma oficina mecânica foi preso em flagrante por tentar matar dois funcionários das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), na tarde desta quinta-feira (14), em Marabá, sudeste do Estado. A prisão foi realizada por policiais civis.

Segundo informações da polícia, os funcionários terceirizados da Celpa estavam realizando o corte de energia da empresa do suspeito, identificado como Marcos Antônio de Jesus Silva, localizada na Folha 33, na Nova Marabá.

No meio do procedimento, os funcionários da Celpa foram surpreendidos pela chegada do proprietário da empresa conduzindo um caminhão. Marcos Antônio avançou com o veículo, em alta velocidade, contra os trabalhadores da concessionária de energia. Uma das vítimas foi atingida na perna e sofreu lesão corporal leve.

Em seguida, Marcos Antônio deu marcha ré no veículo e lançou o caminhão novamente contra o veículo da Celpa, provocando danos no veículo. O empresário ainda desceu do caminhão, adentrou a oficina mecânica e ameaçou os funcionários, simulando que buscaria uma arma de fogo.

Assustados, os colaboradores terceirizados da concessionária fugiram do local e procuraram ajuda em delegacia de Polícia Civil. Logo em seguida, o empresário foi detido e conduzido para a Seccional de Polícia, onde foi autuado em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio.

O empresário está preso à disposição da justiça.       

Mãe que foi filmada torturando filha de seis anos é presa em Xinguara

Mariana Coelho Medrado Ribeiro foi presa nesta sexta-feira (15), após ser indiciada em inquérito policial por crime de tortura, no município de Xinguara, sudeste do Pará. Ela foi flagrada por vizinhos que filmaram por mais de uma vez os maus tratos cometidos por ela contra a própria filha, uma criança de seis anos.A última agressão foi registrada, no último dia 9, o que fez com que ela fosse conduzida até a Seccional de Polícia Civil em Xinguara e o indiciada por crime de tortura. A criança está sob os cuidados do Conselho Tutelar.Na época, as imagens foram divulgadas nas redes sociais e geraram repercussão nacional, por meio da divulgação em veículos de comunicação. Ela foi presa por policiais civis da Seccional de Xinguara em sua casa, na Rua Marechal Cordeiro de Farias, Centro do município. Com base nos vídeos e nas provas coletadas pela equipe policial, Mariana Medrado teve o mandado de prisão expedido pela Comarca de Xinguara."Mariana agrediu a filha em diversas ocasiões. Ele foi flagrada por vizinhos que registraram as agressões em vídeo. Este fato chegou ao conhecimento da autoridade policial por meio das redes sociais e causou grande repercussão e clamor social", ressalta o delegado Max Muller, responsável pelo inquérito policia do caso. A prisão foi cumprida pela equipe formada pelos policiais civis - investigadores Dênis Lisboa, Roger Lehmkuhl, Alan Amorin e Amilcar Viana, e escrivães Paulo Cardoso e Hugo Deleon.


Professor entra armado em Secretaria de Educação e é preso

Um professor de 53 anos entrou no prédio da Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF) com uma faca, dardos e uma besta, mesmo tipo de arma usada pelos jovens envolvidos no atentado na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP). O homem foi preso e encaminhado à 5º Delegacia de Polícia do DF. De acordo com a Polícia Militar, não houve feridos.

Segundo a PM, o homem chegou à secretaria dizendo que queria uma conversa com o Secretário de Educação, Rafael Parente. A segurança chamou a Polícia Militar, porque o homem estava muito alterado.

Policiais chegaram ao local e abordaram o professor. Em nota, a PM diz que o homem ofereceu resistência, mas os policiais conseguiram imobilizá-lo. Dentro da mochila dele foram encontrados uma faca Imbel, uma besta e três dardos. "O homem alegou que queria encontrar o secretário, que queria mostrar esses armamentos, depois iria cometer suicídio", informa o comunicado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação do DF, o professor subiu até a assessoria do gabinete, no 12ª andar. "Funcionários perceberam o cabo da besta para fora da mochila que ele carregava e acionaram a PM. Dois policiais chegaram rapidamente e o renderam", diz também em nota. O professor não chegou a utilizar as armas.
Pelo Twitter, Rafael Parente disse que o governador em exercício, Paco Britto, determinou o afastamento imediato do professor e a abertura de processo administrativo disciplinar (PAD) contra ele. Nem a Secretaria de Educação nem a PM confirmaram, até o momento, a identidade do homem.

Também na rede social, o secretário de Educação diz que registrou alguns casos de ameaças de alunos. "A Secretaria de Segurança e toda a inteligência do GDF [governo do Distrito Federal] já estão em ação, dentro de algumas escolas e à paisana".

(Agência Brasil)

14 de março de 2019

Quatro peixes-boi foram foram reconduzidos a natureza e serão montados de forma inédita

Longe de tanques artificiais e do contato direto com humanos, quatro peixes-boi-amazônicos voltaram aos rios do Pará após oito anos vivendo em cativeiro. Os animais foram reintroduzidos na natureza durante uma ação na comunidade ribeirinha Igarapé do Costa, em Santarém, no oeste do estado, nesta quinta-feira (14) e a partir de agora serão monitorados por sistema de radiotelemetria.
Os quatro mamíferos estavam vivendo há cerca de quatro anos na base flutuante do Centro de Recuperação de Peixes-boi do Zoológico do Centro Universitário da Amazônia (Unama) na região ribeirinha. Nesse tempo eles estavam na segunda fase de readaptação no habitat natural depois de receberem tratamento na sede do zoológico.
A soltura contou com o apoio de diversos órgãos, entidades, alunos de séries iniciais e dos moradores que lidam dia a dia com os animais. O momento foi de alegria pela conquista, pois essa é a primeira soltura de quatro peixes-boi juntos, com monitoramento de radiofrequência no Pará.
Dois machos e duas fêmeas batizados como Bolinha, Guerreiro, Paluda-Açu e Chimanga, com tamanhos entre 1,70 m a 1,90 m, os peixes-boi foram reintroduzidos no Lago Pachiquim, afluente do rio Amazonas, na área conhecida como Baixa do Bom Jardim, onde há diversidade de alimentação e maior chances de reprodução com animais nativos.
A cada reintrodução, licenciada e acompanhada por órgãos ambientais, aplausos e gritos de “Viva o meio ambiente” foram proferidos pelas crianças que presentes a ação.

Os quatro peixes-boi ganharam uma espécie de cinto acima da nadadeira caudal. O equipamento emite sinais via satélite que são capturados por uma antena na frequência de 174 mHz mesmo que o animal esteja submerso em grandes profundidades.

Antes da soltura, os quatro passaram pelos processos de recuperação e adaptação, e dias antes da reintrodução foram submetidos à biometria (cada animal tem manchas únicas no peito como digitais), exames laboratoriais e pesagem.
Afetividade e trabalhos educativos
Desde o momento em que saíram dos tanques artificiais no ZooUnama, os peixes-boi receberam cuidados de dois comunitários na base flutuante, principalmente com a alimentação. As estruturas funcionam como semi cativeiros.


O ex-pescador Reginaldo Rocha comemorou a primeira soltura, mas não escondeu a saudade que vai sentir com a partida daqueles que ele chama carinhosamente de amigos. “Tratamos muito bem deles, zelamos. Agora eles serão livres e independentes, mas vamos sentir falta porque estamos acostumados com eles no dia a dia”, contou.
Ainda quando pescador, Reginaldo resgatou um filhote e entregou aos cuidados do ZooUnama. Hoje em dia ele trabalha na preservação da espécie.

Por ser escolhida como comunidade polo para a readaptação dos mamíferos, as crianças de Igarapé do Costa também crescem sabendo que cuidar da natureza e, em especial, dos peixes-boi garante a perpetuação da vida.

“Muitas vezes eu já vim visitar, saber como eles estavam aqui no tanque. Não pode matar eles porque é crime, e se depender da gente esses serão bem cuidados”, contou a estudante Natália Rocha, de 10 anos.
Projeto Peixe-boi
Vítimas da predação humana, as mães de peixes-boi são mortas e os filhotes largados ao relento por não terem valor comercial ou cultural. Por serem totalmente dependentes das mães, sozinhos na natureza eles não sobreviveriam. Dessa forma, todos os resgates feitos são de filhotes em idade de amamentação.





Atualmente o ZooUnama contava com 24 animais no cativeiro em Santarém, mas um casal de 4 anos foi levado para o semi cativeiro na ação desta quinta-feira. A base na comunidade ribeirinha havia 10, foram tirados quatro para soltura e adicionados dois para fase de adaptação, somando oito.
A transferência até a base foi traçada para que os animais sofressem o menor estresse possível. Eles eram foram enrolados em toalhas, colocados em colchões molhados e eram hidratados de minuto a minuto.

Os peixes-boi chegam ao projeto ainda filhotes e vão direto para a 1° fase do processo de reabilitação nas piscinas do zoológico. Concluída esta etapa, que dura anos, eles são transferidos para a 2° fase, na base flutuante de 100m² no rio. Neste período, os animais se readaptam às águas naturais e correntes. Somente depois de adaptados ao habitat, eles são soltos, sem limitações de espaço.

TRE realiza recadastramento biométrico no Arquipélago do Marajó

Dando continuidade ao processo de biometria o Tribunal Regional Eleitoral do Pará inicia, em março, mais uma etapa do Recadastramento Biométrico Obrigatório. Desta vez, no arquipélago do Marajó - considerado o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta.

A biometria avança e, segue, agora, para os municípios de Melgaço, Breves e Cachoeira do Arari. O TRE do Pará convida os eleitores locais, a comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo munido de documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. Na ocasião serão coletadas as impressões digitais do eleitor, que também terá sua imagem no banco de dados da Justiça Eleitoral por meio de fotografia realizada na hora.

Em Melgaço, 9.874 eleitores ainda precisam realizar o processo procurando o cartório eleitoral local. No município de Breves, 45.345 eleitores não fizeram a biometria, já o município de Cachoeira do Arari, conta com 11.757 eleitores que também não realizaram o recadastramento.

A recadastramento biométrico é obrigatório, o cidadão que não estiver com sua situação regular com a Justiça Eleitoral, terá o título de eleitor cancelado. O que pode ocasionar a perda de benefícios sociais como, bolsa família e seguro defeso. Ficando também impossibilitado de emitir carteira de identidade e passaporte.

Evite maiores transtornos e participe desse processo fundamental para o exercício da cidadania. Afinal, a biometria é um dispositivo de segurança e garante a legitimidade do seu voto.

Serviço

Em Melgaço, o Cartório fica localizado na Rua Doze de Outubro, n° 347. O recadastramento inicia no dia 13 de março.

Em Breves, o recadastramento também inicia no dia 13 de março. O Cartório Eleitoral fica localizado na Avenida Rio Branco, nº 439.

No município de Cachoeira do Arari, o recadastramento biométrico inicia no dia, 03 de abril. Os eleitores devem comparecer ao Cartório Eleitoral, que fica localizado na Praça da Matriz, s/nº, centro.

(Com informações do TRE-PA)

REDENÇÃO: Familiares de jovens desaparecidos há cinco meses continuam em busca de repostas

Dois jovens continuam desaparecidos em Redenção, no sudeste do Pará, desde que foram levados de casa no dia 2 de outubro de 2018. Eles são Adson Bruno Sousa Lima, de 25 anos, mais conhecido como 'Santoche', e Francisco de Oliveira Machado, de 26 anos, mais conhecido como 'Chiquinho'.

Jaqueline Sousa Lima, a mãe de Adson, contou o pesadelo que está passando desde o desaparecimento do filho. "Vivemos com a pior dor que os pais podem sentir. Não sabemos onde nossos filhos estão. Não temos nenhuma notícia. A polícia não os encontra. Tiraram eles de nós e não os devolveram mais".

"Eles (suspeitos) estavam armados e se identificaram como policiais civis. Obrigaram os dois (Adson e Francisco) a entrarem em um carro branco e informaram para nós que ambos iriam até a delegacia prestar depoimento sobre uma moto que havia sido usada dias antes pelos dois. Este foi o último dia que vi meu filho", contou Jaqueline. 

Jaqueline relatou que logo em seguida, as duas famílias foram até a delegacia atrás dos jovens, mas de acordo com o delegado de plantão, não havia nenhum mandado de prisão sendo cumprido por policiais civis da cidade de Redenção contra Francisco e Adson, e que os dois homens que se apresentaram eram falsos policiais. 

"Não sei o motivo de terem levado meu filho. Todo dia eu espero uma notícia. Meu filho não tinha vício algum. Quero ele de volta, independente do que tenha acontecido. Estou tentando de tudo para encontrar o meu filho. É um desespero muito grande todos os dias", lamentou a mãe de Adson, que também disse que por conta do desaparecimento do irmão, seu filho mais novo entrou em um quadro depressivo.  

Quem tiver qualquer informação sobre a localização dos dois jovens, pode entrar em contato com os familiares pelo telefone: (94) 9 8812-8111 

13 de março de 2019

Pupunha previne doenças degenerativas e o envelhecimento precoce


A pupunha é um dos alimentos preferidos dos paraenses. Bem cozida, a fruta é muito apreciada com um café quente. Uma combinação que arranca elogios.

Mas o que muita gente não sabe, é que a pupunha é um dos frutos amazônicos que mais trazem benefícios à saúde, por conter elementos essenciais ao bom funcionamento do organismo, como o ferro, manganês, cobre, zinco, cálcio, potássio e fósforo, além de suas proteínas e fibras. 

PREVINE DOENÇAS DEGENERATIVAS

O alimento possui cores bem vivas, que variam entre o verde, amarelo e vermelho. As suas cores se devem à alta concentração de carotenoides, substâncias tidas como excelentes fontes de antioxidantes, que estão diretamente ligadas à prevenção de doenças degenerativas. 

Além disso, essas mesmas substâncias são essenciais para realizar a síntese de vitaminas A, sendo por isso também de pró-vitamina A, o que faz da pupunha uma das mais ricas dentro da biodiversidade brasileira. 

COMBATE AO ENVELHECIMENTO PRECOCE

A pupunha é rica em propriedades antioxidante, que são ideais para combater o envelhecimento precoce das células, deixando a pele mais jovem e firme. A presença dos carotenoides, facilitam a síntese de vitamina A no organismo. Essa vitamina também é essencial por sua ação anti-envelhecimento.  

MELHORA A DIGESTÃO

Por ser rica em fibras alimentares e pobre em gorduras, a pupunha também pode melhorar o funcionamento do sistema digestivo, prevenindo constipações e distúrbios estomacais.
 FAZ BEM PARA OS OLHOS

Ainda pela presença da vitamina A, o fruto também ajuda a melhorar a visão e a saúde dos olhos em geral, prevenindo doenças como catarata e degeneração macular, muito comuns em idosos. 

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

A vitamina A também favorece de igual forma o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo contra os mais variados tipos de doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos, como é o caso de gripes e resfriados.

AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO ÓSSEO

Os ossos também são grandes beneficiados pela vitamina A. Ao consumir o alimento regularmente, é possível deixar os ossos mais fortes e resistentes à fraturas, além de prevenir a osteoporose.   

(Com informações do Portal do Holanda)

AJUDE! Mistério: mãe e bebê desaparecem após irem a casa de amiga


                               AJUDE!

Mistério: mãe e bebê desaparecem após irem a casa de amiga

A jovem Ana Alice Corrêa da Silva, moradora do bairro São João, em Marituba, região metropolitana de Belém, está desaparecida, junto com o filho de dez meses, desde a manhã do última sábado (8), após sair dizendo que ia para a casa de uma amiga.

A família registrou boletim de ocorrência e pede a ajuda da população para encontrar Ana Alice e o bebê. “Ela sempre falava dessa amiga, que teve bebê no mesmo dia que ela no hospital”, disse à reportagem uma das familiares de Ana Alice.

Ana chegou a mandar uma última mensagem para o marido, informando que iria para casa da amiga, e que assim que chegasse ligaria avisando. Segundo a família, Ana informou que iria dormir no local, e que no outro dia seguiria para a casa da mãe, no Distrito Industrial.

“Não sabemos quem é essa pessoa e nem em que bairro mora”, disse a familiar.

A polícia está fazendo buscas e checando imagens de câmeras de vigilância na tentativa de encontrar alguma pista que leve aos desaparecidos. Segundo vizinhos, Ana e seu bebê foram vistos pela última vez entrando em um carro branco.

Qualquer informação sobre o paradeiro de Ana Alice e de seu bebê de dez meses devem ser repassadas através dos números:

(91) 981900706 
(91) 982509784 
(91) 983150586 
(91) 980512359

Da: Redação

Baleia fica encalhada em praia no interior do Pará e é socorrida por Bombeiros

Uma baleia de espécie não identificada foi levada de volta ao mar, após encalhar em praia de Maracanã, litoral do Pará.

O animal foi visto por moradores em parte arenosa na praia da Marieta, por volta das 15h, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado.

Ao chegarem no local, os bombeiros constataram que a baleia estava a cem metros da linha da água, em um córrego, e a maré estava baixa.

Os agentes tiveram ajuda de moradores para socorrer o animal e usaram cordas amarradas em um bote para levá-lo para o fundo.

Da: Redação

12 de março de 2019

Estado e União fortalecem ações de segurança em unidades de conservação

Combater crimes ambientais em unidades de conservação da floresta amazônica no Pará. Esta é a finalidade da assinatura do Termo de Cooperação firmado nesta terça-feira (12) entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo levantamentos do ICMBio no biênio 2017/2018, cerca de 94% dos desmatamentos nas unidades de conservação da Amazônia estão no Pará.

“O Termo de Cooperação com o ICMBio possibilita a fiscalização em conjunto com a instituição federal de todo o parque florestal do Estado do Pará. Permite, ainda, não só regular a fiscalização e até autuação dos que forem encontrados irregularmente, como reverter para o sistema de segurança alguns treinamentos, algumas vantagens, que poderão equipar mais ainda a companhia de policiamento ambiental da Polícia Militar do Pará e outros órgãos do sistema de segurança”, destacou o titular da Segup, Ualame Machado.

Este é o segundo encontro entre representantes dos órgãos para tratar sobre o assunto. O primeiro foi realizado no dia 19 de fevereiro, em Brasília (Distrito Federal), onde foi elaborado um Plano de Trabalho para o desenvolvimento das ações que serão implementadas ao longo deste ano.

Estruturação - Entre as atividades já programadas estão a capacitação de policiais militares e dos servidores do ICMBio designados ao exercício da fiscalização ambiental; planejamento de ações de educação ambiental; a elaboração de projeto para captar recursos do Fundo Amazônia, a fim de realizar a estruturação de um comando de policiamento ambiental; aquisição de equipamentos e reaparelhamento para o trabalho de prevenção; definição de protocolo para fluxo de comunicação e acionamento entre instituições; fomento à melhoria  e compartilhamento de tecnologias e informações mútuas.

De acordo com o presidente do ICMBio, Adalberto Eberhard , a união de todos as instituições envolvidas objetiva fortalecer, cada vez mais, a interlocução, a cooperação e o fortalecimento das ações da União com o Estado do Pará. “A finalidade é internalizar o Brasil, sair mais de Brasília e olhar mais para os Estados, no sentido que a gente consiga juntos - Municípios, Estados e União -, fazer uma administração mais madura, mais séria e comprometida com a conservação da natureza do País. Nós não temos mais como atuar de Brasília, desconsiderando a existência dos Estados como atores fundamentais no processo de construção de parceria em defesa do País”, ressaltou.

Também participaram da reunião o diretor de Manejo e Criação do ICMBio, Luis Felipe de Luca; o coordenador regional do ICMBio em Santarém, Carlos Pinheiro; o coordenador regional do Instituto em Belém, Fábio Oti; os assessores especiais do Ministério do Meio Ambiente, Marcus Peçanha e Gastão Donadi; o coordenador-geral de Fiscalização do Ibama, Rene Oliveira; o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olival de Azevedo; o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Mauro Ó de Almeida, e o coordenador jurídico da Segup, Márcio Camelo.

CPF vira documento único de acesso a dados e benefícios do governo


O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que transforma o CPF em documento de localização das informações dos cidadãos nos sistemas da administração pública federal. O texto foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira, 12.

Com a mudança, vai ser possível apresentar o CPF no lugar do número de carteira de trabalho, PIS/Pasep, certificado de alistamento militar, número de matrícula para aluno de universidades públicas federais e até mesmo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

No caso da CNH, contudo, o motorista será obrigada a carregar a carteira enquanto dirige, já que esta é uma exigência legal. O porte da CNH pode ser feito tanto pelo documento físico quanto via aplicativo para celular.


Economia
CPF vira documento único de acesso a dados e benefícios do governo
Número será usado por órgãos da administração federal no lugar de outros documentos, mas medida não cria um único documento físico
Por Da redação
access_time 12 mar 2019, 10h47 - Publicado em 12 mar 2019, 10h25
more_horiz
CPF - Nome social
Cartão do CPF (Márcio Fernandes/AE/VEJA)

O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que transforma o CPF em documento de localização das informações dos cidadãos nos sistemas da administração pública federal. O texto foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira, 12.

Com a mudança, vai ser possível apresentar o CPF no lugar do número de carteira de trabalho, PIS/Pasep, certificado de alistamento militar, número de matrícula para aluno de universidades públicas federais e até mesmo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

No caso da CNH, contudo, o motorista será obrigada a carregar a carteira enquanto dirige, já que esta é uma exigência legal. O porte da CNH pode ser feito tanto pelo documento físico quanto via aplicativo para celular.

Veja também

Economia
Governo deve unificar documentos no CPF
query_builder12 fev 2019 - 12h02
Cartão de Cadastro de Pessoa Física, o CPF.
Economia
Caixa deixa de emitir CPF; veja onde pedir o documento
query_builder16 abr 2018 - 14h04

O ato presidencial estabelece que os órgãos e as entidades da administração pública federal terão três meses para a adequação dos sistemas e procedimentos de atendimento ao cidadão e doze meses para consolidar os cadastros e as bases de dados a partir do número do CPF. Apesar da mudança, o decreto não prevê a criação de um documento único físico.  


Além da determinação sobre o CPF, o texto atualizado confirma a dispensa — já definida por lei — do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no país perante órgãos públicos.

Para o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, o decreto vem para eliminar várias exigências que, com os avanços tecnológicos de hoje, já não fazem mais sentido. “É cada vez mais comum acessar diversos serviços com uma conta só. Então, por que precisamos de tantos documentos diferentes para acessar um serviço nos órgãos do governo?”, ressaltou.
Segundo o Ministério da Economia, a medida é mais um passo na direção da consolidação de um cadastro que vai reunir os dados do cidadão a partir da integração das plataformas digitais do governo, a fim de criar uma rede de confiança entre órgãos do Poder Executivo Federal. “Com a utilização de soluções de tecnologia, o governo federal vem simplificando os processos e os procedimentos de atendimento aos usuários dos serviços públicos e propiciando melhores condições para o compartilhamento das informações”, disse a pasta em nota. 

11 de março de 2019

Professor é preso acusado de estuprar menina de 9 anos

Um professor, identificado como Josenilson Souza dos Santos foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva, na última sexta-feira (08), acusado de estuprar uma menina de 9 anos. O caso aconteceu em Marabá, no sudeste paraense. 

De acordo com informações da Polícia Civil, o crime aconteceu em outubro de 2017, no núcleo Cidade Nova, em Marabá. O mandado de prisão foi expedido pela 1ª vara criminal da comarca de Marabá.

O crime teria acontecido na época que o professor mantinha um relacionamento com a mãe da criança. A denúncia foi feita pela avó da criança. A vítima contou que tinha medo do homem e que, durante as madrugadas, ele ia até o quarto onde ela dormia e a apalpava. 

A criança passou por exame sexológico, mas não foi constatado conjunção carnal, porém, para caracterizar o crime de estupro de venerável, o código penal diz que o ato de praticar qualquer ato libidinoso com menor de 14 anos é crime.

Seduc abre inscrição para projetos de leitura e informática

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou edital para a contratação de professores efetivos com projetos multidisciplinares nas escolas da rede estadual de ensino. O Processo Seletivo Interno (PSI) tem como objetivo selecionar profissionais para atuarem nos seguintes espaços pedagógicos: laboratório multidisciplinar, sala de leitura/biblioteca e laboratório de informática. A seleção faz parte do fortalecimento do projeto “Conexões Pedagógicas”.

A iniciativa é coordenada pelo órgão e tem a perspectiva de gerar práticas pedagógicas inovadoras para a elevação dos índices de aprendizagem da escola. Segundo a secretária-adjunta de ensino da Seduc, Ana Paula Renato, a ocupação planejada desses espaços vai colaborar com a implementação de uma Política Educacional de qualidade no Estado, com foco no direito de aprender de cada aluna e aluno, elevando os indicadores da educação. “Esses espaços devem se tornar ambientes motivadores de reconstrução do conhecimento, sociabilidade e participação”, destaca.

O PSI será divido em três momentos distintos: docentes que já atuam nesses espaços, demais docentes da escola e professores cadastrados no banco de dados do Processo. Para concorrer à vaga, o candidato deve exercer o cargo de professor em regência de classe, com lotação ativa em fevereiro de 2019.

Os projetos deverão apresentar uma proposta de aproveitamento desses espaços, mostrando de que forma cada série poderá, de acordo com as peculiaridades dos alunos, proporcionar atividades que favoreçam o contato dos estudantes com a leitura. Para os selecionados, a lotação atenderá a jornada de 20 horas semanais, sendo 4h diárias ininterruptas, de segunda a sexta-feira, acrescida das horas atividade a ela correspondente, com a vantagem do magistério.

De acordo com o edital, são ofertadas vagas nos municípios de Bragança, Cametá, Abaetetuba, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Tailândia, Marabá, Nova Ipixuna, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Santarém, Distrito de Monte Dourado, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Castanhal, Curuçá, Inhangapi, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São Miguel do Guamá, Terra Alta, Igarapé-Açu, Maracanã, Altamira, Vitória do Xingu, Santa Izabel do Pará, Santo Antonio do Tauá, Itaituba, Breves, Capanema, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Santa Luzia, Conceição do Araguaia, Redenção, Novo Repartimento, Tucuruí, Capitão Poço, Aurora do Pará, Dom Eliseu, Irituia, Mãe do Rio, Ananindeua, Santa Bárbara, Benevides, Rio Maria e Belém.

O período de inscrição ao Processo Seletivo Interno encerra no dia 22 de março. As inscrições já começaram e podem ser feitas exclusivamente no site da Seduc. O resultado final será divulgado a partir do dia 29 de março. O edital completo pode ser acessado no endereço eletrônico file:///C:/Users/Ana%20Cl%C3%A1udia/Documents/Downloads/EDITAL%20(1).pdf

Ministro de Bolsonaro e presidente da Funai visitam hidrelétrica Belo Monte nesta segunda

O ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg de Freitas, visitam hoje (11) as obras de compensação da região do Médio Xingu, realizadas pela empresa Norte Energia, responsável pela Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira, no Pará. 

O objetivo da viagem, segundo a Funai, é verificar se as contrapartidas da construção de Belo Monte estão sendo executadas. Além disso, Santos Cruz e Freitas vão verificar a situação dos estudos de impacto ambiental da pavimentação da BR-230. 

Haverá ainda um reconhecimento aéreo da região da hidrelétrica e da Volta Grande do Xingu, para verificar denúncias de invasões em terras indígenas. Amanhã (12), a comitiva visitará a Coordenação Regional da Funai em Altamira. 

Acordo

A visita é fruto de acordo feito com indígenas após manifestação na BR-230, no trecho que liga Belém a Altamira, no dia 17 de janeiro. Após o ato, lideranças indígenas da região do Médio Xingu foram recebidos pelo governo, no dia 7 de fevereiro, em reunião no Palácio do Planalto. Na ocasião, Santos Cruz garantiu que uma comitiva do governo se dirigiria à Altamira para verificar as reivindicações dos indígenas. 
Na reunião, foram discutidos temas referentes à continuidade de execução das contrapartidas de Belo Monte, à participação das comunidades na reestruturação da saúde indígena, à situação dos estudos de impacto ambiental da pavimentação da BR-230 e à situação das terras indígenas.

(Agência Brasil)

CURRALINHO: MÃE APELA PARA SALVAR A VIDA DO FILHO

A curralinhense Maria Laisse Barata está há 28 dias acompanhando seu pequeno filho Gracivaldo Barata internado no Pronto Socorro Mario Pinotti, em Belém, encaminhado de Curralinho para tratar de um sério problema renal.
De acordo com Maria, os médicos do PSM encaminharam a criança para a Santa Casa de Misericórdia do Pará há uma semana, mas até o momento a criança continua internada em estado grave, muito inchada em sem conseguir urinar.
Também de acordo com a equipe médica que cuida da criança, no PSM não há mais o que fazer para restabelecer a saúde do pequeno marajoara e a transferência se faz necessária com a máxima urgência, pois a criança corre sério risco de morte.
A angustiada mãe pede ajuda para que acionem o Conselho Tutelar, o Ministério Público ou outro órgão que possa ajudar a acelerar a transferência da criança.

No final da tarde, a criança teria sido internada na Santa Casa.

Da: Redação

10 de março de 2019

Bancos oferecem 150 cursos on-line gratuitos. Aproveite!

Banco do Brasil,  Itaú Unibanco e Santander oferecem, juntos, cerca de 150 cursos on-line gratuitos e abertos para toda a sociedade. As aulas abrangem diversas áreas de conhecimento, como administração, finanças, desenvolvimento pessoal e profissional, informática e idiomas, com cursos que incluem até o ensino da língua chinesa. 

O objetivo é permitir desenvolver competências individuais e aperfeiçoar a formação pessoal e profissional, qualquer que seja o tempo disponível e a localização do aluno. “Em um mundo cada vez mais dinâmico e digital, a educação assume papel importante, porque sempre haverá espaço para aprender, reaprender e se qualificar para novos desafios”, avalia Fernanda Hatanaka, coordenadora de Soluções Educacionais do INFI- Instituto Febraban de Educação. 

Entre os cursos mais procurados está o de empreendedorismo. “Plano de crescimento: como transformar negócios em sucesso”, por exemplo, é o nome do curso lançado pelo programa Itaú Mulher Empreendedora para capacitar mulheres em suas trajetórias profissionais, que, em março, quando completará um ano, terá alcançado cerca de 8 mil mulheres no país, segundo prevê o banco.“Trabalhar questões relacionadas ao empreendedorismo feminino está alinhado à estratégia do banco; favorece o desenvolvimento sustentável do nosso negócio e do país; além de trazer ganhos econômicos, com benefícios sociais muito importantes”, afirma Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco. 

Na Escola Virtual, da Fundação Bradesco, o curso de empreendedorismo e inovação foi o mais buscado no ano passado entre os 95 cursos gratuitos oferecidos pela instituição. Entre os dez cursos mais procurados em 2018 também estão aulas de estratégia de negócios, introdução à administração, finanças pessoais, além de cursos de Excel básico, língua portuguesa e comunicação escrita. A Escola Virtual foi criada em 2001 e até hoje já atendeu cerca de 3,1 milhões de alunos. 

Também voltado para empreendedores, o Programa Avançar, do Santander, está disponível para clientes ou não clientes da instituição financeira, e o objetivo é apoiar o crescimento das pequenas e médias empresas. 

OPÇÕES

Entre as 44 opções oferecidas estão cursos de idiomas, como inglês, espanhol e chinês; e outros como de finanças básicas para empreendedores, primeiros passos para montar seu negócio, liderança, gestão da carreira, marketing para empreendedores e o direito na vida do empreendedor. “A intenção é impulsionar a evolução do empreendedorismo no Brasil e fazer os negócios e as pessoas prosperarem”, afirma o superintendente executivo da área de Negócios & Empresas do Santander Brasil, Alexandre Teixeira.

Entre os 16 cursos abertos oferecidos pela UniBB (Universidade Corporativa Banco do Brasil) está o de Gestão Empreendedora e Inovação, que debate, nas aulas on-line, temas como modelos de negócio, estratégias e o perfil do consumidor. Também estão disponíveis cursos como Prevenção e Combate à Corrupção e o de Liderança, Gestão e Cultura.

Idiomas e informática

Além dos cursos voltados à área de negócios, os bancos oferecem aulas técnicas. É o caso, no Programa Avançar, do Santander, dos cursos de chinês, inglês e espanhol. O de chinês, por exemplo, tem 10 módulos de 6h de duração cada um, com 10 testes de autoavaliação e uma avaliação final. O aluno aprende a usar palavras e expressões básicas de uso cotidiano, construir frases e orações simples, reconhecer quase 50 caracteres chineses e um vocabulário de 150 palavras mais comuns em pinyin – sistema desenvolvido pelo governo chinês que faz a ponte entre o alfabeto latino e o chinês.

A Escola Virtual da Fundação Bradesco tem 66 cursos de informática disponíveis para clientes e não clientes, que englobam temas como banco de dados, desenvolvimento de sistemas, desenvolvimento mobile, informática básica, navegadores, sistemas operacionais, entre outros. Em pacote office, a instituição oferece as versões 2007, 2010 e 2013 dos programas Microsoft Access, Excel, Outlook, PowerPoint e Word nos níveis básicos, intermediário e avançado.

FORMAÇÃO

Segundo a instituição, os cursos on-line são eficientes por terem flexibilidade, e cumprem o papel de dar aos estudantes uma formação com qualidade e diferencial competitivo. “Sua arquitetura digital favorece a autogestão do estudo, por isso, disponibiliza um ambiente virtual completo e que respeita o ritmo e a capacidade de aprendizagem de cada pessoa”, afirmou a instituição, em nota.

Febraban

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por meio do programa Meu Bolso em Dia, fez uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e desenvolveram materiais de estudo voltados aos empreendedores. No Canal do Empreendedor, no portal, é possível acessar conteúdo ligado ao cotidiano dos empreendedores por meio de matérias, vídeos e outros formatos.

SERVIÇO

CONHEÇA OS CURSOS ON-LINE GRATUITOS OFERECIDOS PELOS BANCOS

- Bradesco

A Escola Virtual da Fundação Bradesco oferece 95 cursos gratuitos para qualquer pessoa acima de 14 anos nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Pedagogia e Informática.

- Banco do Brasil

A Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) tem 16 cursos abertos à comunidade, entre eles o de Gestão Empreendedora e Inovação; Liderança, e Prevenção e Combate à Corrupção.

- Itaú Unibanco

Oferece o curso digital “Plano de crescimento: como transformar negócios em sucesso”, realizado gratuitamente pela plataforma eduK. É um curso de e-learning, em vídeo, voltado para mulheres empreendedoras.

- Santander

Oferece 44 cursos on-line gratuitos. Entre eles estão os de idiomas, como Inglês, Espanhol e Chinês, além de cursos como Liderança, Comunicação Empresarial, Gestão da Carreira, Finanças Básicas para Empreendedores, Marketing para Empreendedores, e Como Fazer Investimentos, entre outros.