Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

30 de outubro de 2014

Homem que matou Bin Laden revelará sua identidade na TV




O membro dos Seals - grupo de elite da Marinha americana - que matou Osama bin Laden revelará sua identidade em um documentário do canal Fox News, informou a emissora nesta quarta-feira (29).
"O homem que matou Osama Bin Laden" será transmitido em dois episódios, nos dias 11 e 12 de novembro, e incluirá o relato do militar que atirou contra o líder da Al-Qaeda durante a chamada Operação Lança de Netuno, realizada no Paquistão em 2011.
O Seal relatará como treinou para integrar esta força de elite da Marinha e dará "detalhes jamais compartilhados", incluindo a descrição dos instantes finais da vida do líder terrorista.
O programa também revelará a cerimônia "secreta" na qual o comando entregou uma camisa utilizada durante a missão ao Museu Nacional e Memorial do 11 de Setembro, em Nova York.
Em uma incursão noturna, ordenada pelo presidente Barack Obama e realizada no dia 2 de maio de 2011, um comando dos Seals chegou em helicópteros Blackhawk ao esconderijo de Bin Laden em Abbottabad, Paquistão, para matar o líder da Al-Qaeda e outras quatro pessoas.
(Da redação)

Orla de Portel em estado de abandono


O município de Portel, na Ilha do Marajó, dispõe de um dos mais bonitos cartões postais em terras marajoaras: sua `Orla. Mas o espaço está há alguns anos sofrendo com a erosão e com o sucessivo e rigoroso inverno amazônico, comprometendo o espaço e gerando perigo a quem diariamente frequenta a orla.
Mas tudo isso já era para estar sendo resolvido .
O convênio Nº 807465/2014 (print) do Ministério do Turismo , emenda do Deputado Federal José Priante, que destina R$ 1.406.935,00 para que a orla seja revitalizada, estivesse vigendo.
O recurso ainda não foi liberado pela Caixa Econômica Federal, em virtude que a Câmara de Vereadores de Portel - presidida pelo irmão do prefeito Paulo Ferreira - ainda não ter votado dispositivo em que normatize,o Certificado de Regularidade Previdenciária - CRP , já que o município dispõe de Instituto de Previdência próprio no Serviço Público.
Só a titulo de informação, esse ano de 2014 a Câmara Municipal de Portel, apesar de ter diversas matérias tramitando e inúmeras demandas para serem debatidas em plenário, realizou apenas 16 Sessões Ordinárias, tornando-a improdutiva e desnecessária.
Caso não seja tomada deliberação do pleito até Dezembro/2014 o recurso do convênio voltará para o tesouro nacional.
(Marajó Notícias)

29 de outubro de 2014

Record é condenada a pagar R$ 100.000 para Xuxa


Xuxa Meneghel venceu o processo que movia contra a Rede Record desde 2012, quando fotos sensuais feitas por ela há mais de vinte anos foram exibidas sem autorização no extinto Programa do Gugu. A emissora, que ainda pode entrar com recurso para reduzir o valor a ser pago, foi condenada a indenizar a apresentadora em 100.000 reais por dano moral e ainda terá de pagar uma quantia a mais pelos danos materiais, que deverá girar em torno da casa dos sete dígitos, segundo o advogado de Xuxa, Maurício Lopes.
Na ocasião em questão, uma foto de um ensaio realizado pela apresentadora para a revista PLAYBOY foi exibida no quadro "Incríveis transformações de famosas", no programa de Gugu. A imagem ainda era comparada com uma mais atual, que mostrava Xuxa completamente vestida. Até a publicação desta nota, a Record não havia dedicido se entraria com recurso na Justiça.
Xuxa ainda briga na Justiça em outros três processos. Em um deles, já encerrado, a Rede Bandeirantes foi condenada a pagar 2,4 milhões de reais também por exibir fotos íntimas sem autorização, durante o programa Atualíssima, de Leão Lobo. Segundo o advogado da apresentadora, a emissora já assegurou que vai pagar a quantia.
(Da redação)

28 de outubro de 2014

Copa Verde tem início agendado para fevereiro


Com times de 11 estados, a primeira fase da Copa Verde já está definida. A segunda edição da competição está programada para ocorrer entre os dias 8 e 20 de fevereiro de 2015, com oito eliminatórias disputadas no sistema de ida e volta.
Três times representam o Pará na competição – Independente, Paysandu e Remo – dois do Amazonas, Mato Grasso, Distrito Federal, e um do Acre, Mato Grosso do Sul, Roraima, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins e Amapá.
COPA VERDE
Organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição tem o mesmo formato da Copa do Brasil, em mata mata. Na primeira edição do torneio, disputado este ano, o Brasília foi vencedor dentro de campo.
O Paysandu, entretanto, denunciou a equipe pela utilização de jogadores irregulares. A decisão sobre o título ainda está em trâmite no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas o julgamento do caso ainda segue uma data prevista.
Confira as partidas da primeira fase:
Jogos de ida (08/02):
Santos-AP x Paysandu
Vilhena-RO x Nacional-AM
Remo x Rio Branco-AC
São Raimundo-RR x Princesa do Solimões-AM
Estrela do Norte-ES x Luziânia
Cene x Cuiabá
Independente-PA x Brasília
Interporto x Luverdense
Jogos de volta (20/02):
Paysandu x Santos-AP
Nacional-AM x Vilhena-RO
Rio Branco-AC x Remo
Princesa do Solimões-AM x São Raimundo-RR
Luziânica x Estrela do Norte-ES
Cuiabá x Cene
Brasília x Independente-PA
Luverdense x Interporto

Melgaço, na região do Marajó, tem a maior abstenção do País


Um município paraense ganhou destaque nas eleições em segundo turno este ano. Mas não foi por nenhum problema nas urnas eletrônicas ou atraso na votação, transmissão dos dados ou apuração, que no Pará foi muito rápida e acabou exatamente às 21h27, antes do previsto pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará. É que Melgaço, na região do Marajó, no Pará, teve o mais alto percentual de abstenção de todo o País. No município, 44,57% dos eleitores deixaram de comparecer às urnas. Além disso, o Pará lidera mais uma vez o ranking de abstenções entre os Estados que não tiveram a eleição decidida no 1º turno. Este ano, 25,14% dos eleitores paraenses não compareceram às urnas. Os paraenses também lideraram em 2010, 2006, 2002 e 1998.
Mesmo com a alta abstenção, o TRE do Pará avaliou de forma positiva as eleições deste ano. A votação, no Pará, foi concluída às 21h27, antes do tempo previsto. De acordo com o diretor geral do tribunal, Miguel Santos, essa foi a apuração mais rápida na história das eleições do Estado. “A previsão era encerrar a apuração às 22h, mas fomos surpreendidos com a rapidez na transmissão dos votos”, destacou o diretor.
A celeridade na transmissão do resultado foi possível porque o TRE disponibilizou novos pontos de transmissão. Foram 27 a mais que no primeiro turno. “Algumas intervenções atrapalharam a primeira etapa das eleições. Em Capitão Poço, por exemplo, a votação se encerrou às 21h30, o que, consequentemente, provocou demora na divulgação do resultado final. A partir daí, trabalhamos para sanar este e outros problemas. Por isso, nossa avaliação é positiva, principalmente do ponto de vista da logística”, considerou Miguel Santos.
O Pará foi o 20º Estado do País a encerrar a apuração dos votos. Apesar da colocação, a contagem dos votos no Pará foi uma das mais céleres, em comparação a outros locais do País. “A questão é que outros Estados finalizaram a votação uma hora antes, por conta do horário de verão. Além disso, em outros Estados não houve segundo turno para governador, ou seja, os eleitores votaram apenas para presidente”, ponderou.
Completa no site: www.sbcmarajo.com.br

17 de outubro de 2014

Profissionais da Educação inauguram sub - sede do SINTEP em Gurupá


Com uma expressiva demonstração orgulho e sensação de conquista, profissionais da rede municipal de ensino, reuniram-se para comemorar o dia do professor, e no ensejo da data, também inaugurar a sub - sede do SINTEP (Sindicato dos Trabalhados em Educação Pública do Pará). Após a concentração em frente ao prédio da prefeitura do município, os professores caminharam rumo ao local das novas instalações do SINTEP. Falando sobre os desafios e conquistas do sindicato, Sandro Pimentel, um dos coordenadores locais da entidade, destacou a importância da construção da sub - sede. “Desde 1990 que a categoria aguardava a construção de um local, onde os profissionais de educação pudessem se reunir para debater sobre as demandas da categoria”. 
Segundo ele, apesar do plano de carreira já ter sido aprovado, o mesmo ainda não está sendo efetivado como deveria. “Nossa categoria está sendo desrespeitada pela Administração Municipal. Firmamos alguns acordos que até o momento não foram cumpridos, dentre eles, a não demissão de funcionários da educação, fato que veio a ocorrer no mês de setembro deste ano”, concluiu. De acordo com o coordenador, em alguns casos, professores só tomaram conhecimento de sua demissão, no momento em que chegaram para lecionar, ou seja, total desrespeito ao profissional da educação. Ratificando, Gilmar Pimentel, membro do sindicato, enfatizou. “Não entendemos o porquê das demissões durante o mês de outubro, que certamente acarretarão em prejuízos ao calendário escolar deste ano. Se existe contrato no município, é porque existe a necessidade”. Segundo Gilmar, a administração justifica as demissões por conta da diminuição do recurso do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica). “Se o governo municipal até hoje não deu conta de se organizar, em meio há várias reuniões de planejamento, a responsabilidade não é do nosso Sindicato”, finalizou. Segundo a coordenação do SINTEP/Gurupá, a conquista de seu espaço físico, foi apenas mais um passo preparatório para uma luta incessante em favor dos profissionais da educação.
(Por: Dailton Palheta – SBC Brasil)

14 de outubro de 2014

Dilma afirma que ajudará Lula a voltar em 2018 à Presidência


A presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta segunda-feira, que ajudará “com certeza” o ex-presidente Lula a voltar ao Palácio do Planalto, em 2018, se assim for seu desejo. A declaração da candidata à reeleição é feita poucos após o presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, lançar o nome do ex-presidente para o próximo pleito.
— Isso foi dito pelo Rui Falcão (presidente do PT). O presidente Lula não me disse isso, mas se depender de mim, pode ter certeza, eu ajudo — afirmou Dilma, ao ser questionada em entrevista coletiva.
A declaração de Falcão foi dada no momento em que Dilma teve uma votação abaixo do esperado pelo partido no primeiro turno. Ao ser questionado sobre como o eleitor poderia checar, daqui a quatro anos, caso Dilma seja reeleita, se as promessas de campanha foram cumpridas, Falcão respondeu:
— Ele (o eleitor) vai ver os resultados e, certamente, se o presidente Lula for nosso candidato, ele vai ficar muito feliz.
Perguntado se estava lançando o nome de Lula para 2018, Falcão afirmou que essa é a sua opinião e de “boa parte” das lideranças do partido, mas disse não saber se o ex-presidente vai querer.
No mesmo evento em Brasília, a candidata à reeleição também classificou como “errada e extremamente infeliz” a recomendação feita pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda Márcio Holland, para que a população, com o objetivo de driblar a inflação, substitua carne vermelha por frango e ovos, que estão mais baratos. Dilma ainda comentou sobre a proposta de acabar com a reeleição, proposta pelos seus principais adversários, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), afirmando que ninguém consegue fazer um governo “efetivo” em quatro anos, e que é preciso saber a motivação por trás dessa sugestão.
(Da redação)

29 de agosto de 2014

Presidente da Câmara de Portel é afastado do cargo


O vereador Ângelo Junior (PP), presidente da Câmara de Portel, foi afastado do cargo na sessão de hoje (28). Oito parlamentaras estavam presentes e todos votaram a favor do afastamento de Ângelo. A denuncia foi baseada no pedido do vereador Enos Perdigão (SD) que solicitou o afastamento do presidente alegando prática de desobediência à Lei Orgânica do Município e ao Regimento Interno da Casa.
De acordo com Enos Perdigão, Ângelo Junior também não teria apresentado ao plenário os balancetes relativos aos recursos recebidos,  além das despesas realizadas nos meses de janeiro a dezembro de 2013 e de janeiro a julho de 2014, o que o vereador considera ser um desrespeito para com as leis municipais.
O vereador Ângelo Junior não compareceu a sessão. Quem assumiu a presidência da Casa foi o vereador Manuel Maranhense (PT), atual vice-presidente.
Segundo informações de pessoas ligadas ao vereador Enos Perdigão, após o encerramento da sessão, um grupo de parlamentares foi até uma agência bancária com objetivo apurar as contas bancárias da Câmara.
(Pararijos News)

26 de agosto de 2014

Corpo de comerciante assassinado por piratas foi enterrado hoje em Boa Vista, no Marajó


OS PIRATAS ATACARAM DE NOVO, matando mais um boavistense, de 44 anos, sr. Jerry Vieira Macedo, que fazia viagens constantes para o município de Bagre. Sábado, (23), saiu de Boa Vista, às 10hs, levando consigo um casal que lhe pediu carona. Ontem, domingo, (24), por volta do meio-dia, a família foi informada do assassinato. O barco, de médio porte, foi encontrado à deriva próximo de Bagre, e o corpo foi achado, hoje, (25), boiando no rio, todo perfurado, com marcas de pelo menos 30 facadas. O casal suspeito está desaparecido. A investigação já está sendo feita pela Polícia Civil de Bagre e de Boa Vista. Testemunhas que viram o casal embarcar, já fizeram seu depoimento e colaboraram com o retrato falado dos suspeitos. A vítima levava consigo aproximadamente 20 mil reais. O revés da embarcação também foi levado. Seu Jerry como era conhecido na cidade deixa quatro filhos e uma viúva. O pai de Seu Jerry estava inconformado com a perda, e comentava a falta de segurança que vivemos no Marajó. Segundo ele, ninguém mais tem paz no interior e viajar é um perigo imenso. Até quando vamos conviver com tudo isso? Fica a mensagem dele para reflexão.
Por Andrey Muller de SS Boa Vista.
(Pararijos News)

19 de agosto de 2014

Pesquisa Ibope: Helder 38%, Jatene 37%


A primeira sondagem do Ibope sobre a corrida eleitoral para o Governo do Pará, encomendada pela TV Liberal, e divulgada neste sábado (16), aponta o candidato Helder Barbalho (PMDB), da coligação “Todos pelo Pará” a frente do candidato Simão Jatene (PSDB), da coligação "Juntos pelo Povo" na sondagem estimulada.
A modalidade de pesquisa é feita com a apresentação da relação nomimal dos candidatos. O peemedebista aparece com 38% das intenção de votos. O tucano está em segundo, com 37% das intenções. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
(Da redação)

Polícias Civil e Militar atuam na prevenção de crimes no município de Afuá


As Polícias Civil e Militar realizaram, neste final de semana, uma operação integrada, no município de Afuá, na região ocidental do Marajó, próximo ao Amapá, para prevenir crimes e fiscalizar bares, boates e logradouros públicos na cidade. A ação policial contou com apoio do Conselho Tutelar de Afuá e teve coordenação do delegado Társio Martins. Conforme o policial civil, aos fins de semana, as Polícias têm feito um trabalho preventivo na cidade para atuar em situações irregulares denunciadas pela população.
Ainda, ressalta o delegado, o objetivo da operação não é aplicar sanções administrativas ou proceder à instauração de procedimentos de investigação criminal. “Se for o caso, os órgãos estão prontos para agir, mas o foco é conscientizar a população e os comerciantes do município da necessidade de regularização dos estabelecimentos, das pessoas portarem documentos de identidade, coibir a presença de crianças e adolescentes em situação de risco, pessoas portando armas brancas e o tráfico de drogas”, detalha Társio Martins.
Ainda, salienta o delegado, a integração entre os órgãos é fundamental, pois uma instituição colabora com o serviço da outra.
No próximo mês, será realizada uma audiência pública, em Afuá, com a presença dos órgãos de segurança pública, Ministério Público do Estado e Conselho Tutelar, sobre a adequação dos estabelecimentos de diversão pública, poluição sonora e direitos das crianças e dos adolescentes no município.
(Da redação)

STF anula decisão de Barbosa sobre leilão de bens de Valério


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso anulou decisão do ex-ministro Joaquim Barbosa que determinou o leilão dos bens do empresário Marcos Valério, condenado a 37 anos de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Barroso entendeu que a decisão deveria ser tomada pelo juiz responsável pela Vara de Execuções Penais, não pelo STF.
A decisão de Barbosa foi assinada no dia 10 de junho. No dia 17 do mesmo mês, ele renunciou à relatoria das execuções das penas do processo do mensalão. Na ocasião, o ex-presidente do Supremo determinou o leilão de imóveis e carros de luxo para ressarcir os cofres públicos, além de entender que Valério não poderia pagar a multa de R$ 4,4 milhões, cobrada em função da condenação, com os bens bloqueados. A decisão também atingiu a ex-mulher de Valério, Renilda Santiago, e os ex-sócios dele, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach,
No despacho, Barroso, atual relator das execuções, afirmou que, conforme decisão do plenário da Corte, a competência para decidir a questão é da Justiça de Primeira Instância. “Nos termos do que foi decidido pelo plenário e ratificado na sessão de 25/06/2014, já sob a minha relatoria, todas as matérias que esta Corte não tenha expressamente reservado para si deverão ser conduzidas pelo juízo competente para a execução. Por essa razão, torno sem efeito a decisão, sem que isso importe em qualquer juízo acerca do seu mérito”, decidiu Barroso.
Todos os bens de Marcos Valério estão bloqueados desde a fase de investigação do processo do mensalão para garantir o ressarcimento aos cofres públicos.

18 de agosto de 2014

Gurupá: Sindicato dos seringueiros do Pará cria 1ª delegacia sindical no Marajó


O SINDSEPA (Sindicato dos Seringueiros do Pará), com sede em Santarém, realizou no dia 16 de agosto, a cerimônia de posse de seus dois delegados em Gurupá. O objetivo principal é dar subsídio aos sindicalizados na região do Marajó. Dentre várias atividades realizadas ultimamente, o SINDSEPA tem buscado cadastrar aqueles que fazem parte do grupo de trabalhadores recrutados por força da Lei Federal nº 5.813 de 4 de setembro de 1943, que trabalharam nos seringais nativos do Estado do Pará, “os soldados da borracha”. Miguel Nunes da Silva, presidente da entidade, destacou a importância da criação da delegacia sindical no município. “Gurupá será uma alavanca importante, é o ponto de partida no Marajó, para o reconhecimento dos trabalhadores que contribuíram com a nação brasileira e com os Estados Unidos, durante a 2ª guerra mundial. Ao término da guerra, uma indenização deveria ter sido paga aos seringueiros, mas isso não aconteceu, a pesar dos americanos terem repassado os recursos ao Banco da Borracha para tal finalidade”, enfatizou. “Hoje os seringueiros, ou seus familiares, têm direito a receber como indenização a quantia de R$ 25.000,00, amparada pela PEC (Projeto de Emenda Constitucional) nº 556, além de uma pensão vitalícia de R$ 1.448,00 que passa de pai pra filho”. 
Segundo Miguel, aqueles que já possuem uma aposentadoria como agricultor, poderão também fazer a transferência para a categoria de seringueiro, passando a receber 2 salários mínimos, agregado ao valor da indenização. “Já estamos em contato com a Pirelli e outras empresas que já manifestaram interesse em firmar convênio conosco, sendo que agora já dispomos de novas técnicas para o beneficiamento do látex, expondo cada vez menos os trabalhadores aos riscos que a atividade proporciona”, finalizou. Os interessados poderão procurar a delegacia sindical de Gurupá, ou em Santarém, na Rua Siqueira Campos, 308, apart. 102, para efetivarem seu cadastramento.
(Por Dailton Palheta/Rede SBC Brasil)

4 de agosto de 2014

Luiz Rebelo renuncia e Marcela Tolentino e Úrsula Vidal são indeferidas


O deputado estadual Luiz Rebelo (PP), ex-prefeito de Breves, que tem contas rejeitadas pelo TCU e cujo pedido de registro foi impugnado pelo Procurador Regional Eleitoral Alan Mansur, renunciou à tentativa de reeleição, diante da inviabilidade de sua candidatura.
Por sua vez, a candidatura da jornalista Úrsula Vidal (PPS) a deputada estadual foi indeferida, porque ela só providenciou sua quitação eleitoral após o seu pedido de registro, no dia 05 de julho deste ano, em contrariedade à jurisprudência do TSE.
Marcela Gusmão Tolentino (SDD) e suas duas suplentes da candidatura ao Senado também tiveram a chapa indeferida pelo TRE-PA na sessão de ontem. O problema é que as suplentes estavam irregulares junto à Justiça Eleitoral. Uma renunciou e outra não juntou os documentos necessários. O partido ainda pode substituir as suplentes e assim viabilizar Marcela.
Gibson da Silveira Pontes (PHS) candidato a deputado federal impugnado pelo Ministério Público Eleitoral por ter sido demitido do serviço público estadual, é outro com candidatura indeferida pelo TRE-PA.
O procurador da República Alan Mansur analisa o boom de indeferimentos pelo Tribunal Regional Eleitoral:
"Nestes dias de julgamentos pelo TRE percebeu-se que a maioria dos casos de indeferimento de registros de candidatura é por ausência de documentos, como certidões de antecedentes criminais da Justiça Estadual ou Federal, falta de desincompatibilização do serviço público no prazo correto e falta de pagamento da quitação eleitoral até o dia 05 de julho. Neste sentido, a Procuradoria Eleitoral e o TRE vêm sendo rigorosos nesta análise, para impedir que qualquer pessoa se candidate em descumprimento à legislação. A falta da juntada de um documento de antecedentes criminais, por exemplo, pode impedir a análise da inelegibilidade do candidato e também impedir que os eleitores tenham acesso a todos os processos a que respondem os candidatos, já que os documentos ficam à disposição através do sistema Divulga Cand: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas".
(Pararijós)

3 de agosto de 2014

Empresa Hadex doa unidade móvel de saúde à comunidade Quilombola

Prefeito Nogueira, Mauro Martins (Ger. Hadex) e Arnaldo Betzel (Proprietário Hadex)

Fruto de uma parceria firmada entre ARQMG (Associação dos Remanescentes de Quilombos de Gurupá) e empresa madeireira Hadex, as comunidades do Rio Ipixuna receberam a doação de uma unidade móvel de saúde (ambulancha), equipada com um motor 60 4T, destinada ao auxílio no transporte de doentes durante uma situação de emergência. Falando em nome da comunidade, o Sr. Coreaolano Nascimento reconheceu a importância da aquisição. “as dificuldades enfrentadas no passado eram imensas, tínhamos que ir remando em busca de atendimento de saúde. Uma de nossas primeiras conquistas foi trazer para o Rio Ipixuna uma campanha de vacinação, ação que antes só chegava até a comunidade São José do Carrazedo”, destacou. Segundo Arnaldo Betzel, proprietário da empresa, de nada adiantaria a doação da unidade móvel, sem a participação da Prefeitura do município. “Estendemos a parceria com a Prefeitura, na reforma do posto de saúde e na casa de apoio aos técnicos que atenderão a comunidade. Ao município cabe o fornecimento de combustível e a disponibilização de equipe de profissionais da saúde, para o bom atendimento aos moradores”, ressaltou. Acrescentando, o empresário informou que em pouco tempo, estará sendo concluída a reforma e ampliação da Escola N. Sra. da Conceição no Camutá do Pucuruí.
 Durante o cerimonial de entrega, o prefeito Raimundo Nogueira destacou a importância da parceria firmada com a empresa. “O prefeito não trabalha sozinho, é preciso manter a parceria com as comunidades e aqueles que venham contribuir conosco”, finalizou garantindo o apoio logístico para a viabilização dos atendimentos de saúde. A empresa Hadex vem beneficiando as comunidades ligadas a ARQMG, por meio de um contrato de parceria firmado no ano de 2010. Além de ações necessariamente asseguradas em cláusulas contratuais, a empresa tem contribuído com as comunidades por meio de bem-feitorias, pautadas no simples compromisso com o bem estar social.
(Por: Dailton Palheta/Rede SBC Brasil)

Dj's comandam a festa de despedida das férias em Gurupá

Dj Daka (Guerreiro 7 Flechas)
Os D's Daka e Cláudio Pereira comandaram o público na festa de despedida das férias. A experiência do Dj Daka titular absoluto do Som Guerreiro 7 Flexas, entrou em total sintonia com o talento do Dj Cláudio Pereira, figura ainda iniciante nas baladas dançantes. Em programação anterior, os jovens gurupaenses aproveitaram cada espaço da Arena Clube, principalmente a piscina. O mais importante, é que todos se divertiram ao máximo na reta final das férias de julho.
Dj - Cláudio Pereira

1 de agosto de 2014

TRE barra candidatura de Paulo Rocha ao Senado


O Tribunal Regional Eleitoral do Pará indeferiu o registro de candidatura do petista Paulo Rocha ao Senado. Por maioria dos votos, 3 a 2, o tribunal acatou o pedido de impugnação da candidatura feito pelo Ministério Público Eleitoral. Segundo o MP, Rocha não poderia ser candidato ao Senado por ter renunciado ao mandato de deputado federal em 2005 para escapar do processo por quebra de decoro à época do escândalo do mensalão.
Para a justiça eleitoral, Paulo Rocha deve ser submetido à Lei da Ficha Limpa por ter renunciado ao cargo e está inelegível até janeiro de 2015. Votaram pelo indeferimento da candidatura o desembargador Raimundo Holanda Reis, relator do processo, e os juízes Ruy Dias de Souza Filho e Ezilda Pastana Mutran. Os juízes Marco Antônio Lobo Castelo Branco e Mancipor Oliveira Lopes votaram a favor da candidatura do ex-parlamentar.
Paulo Rocha pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Segundo a defesa do ex-deputado a candidatura será mantida ainda que sub judice. O advogado Egídio Sales Filho disse que recorrerá ao TSE após a publicação da decisão do TRE no Diário da Justiça.
O ex-parlamentar concorre ao Senado pela coligação 'Todos Pelo Pará', integrada pelo PT, PMDB, DEM, PC do B, PHS, PSL, PROS, PDT, PPL, PTN e PR.
(Da redação)

Marajó é a região com a maior incidência de escalpelamento


A região do Marajó é a área de maior concentração dos acidentes de escalpelamento, principalmente pelo maior fluxo de embarcações durante o segundo semestre do ano. 'O maior número de atendimentos vem da região do Marajó, e uma pequena parcela, do oeste do Pará. Uma das coisas que os próprios moradores nos relatam é que os barcos do oeste em geral não usam motores com o eixo dentro do barco, outro fator é que o número de acidentes aumenta no mês de julho e na proximidade do círio, pois o transporte fluvial também aumenta', lembra a enfermeira Socorro Ruivo, coordenadora do Programa de Assistência Integral às Vítimas de Escalpelamento (Paives), da Santa Casa.
Os traumas de uma vítima de escalpelamento vão além dos ferimentos crônicos. Muitas mulheres têm o rosto desfigurado pela violência do acidente e dores lancinantes, e ainda precisam superar o preconceito da sociedade em relação às marcas e cicatrizes. 'A gente tem vergonha. Não quer que as pessoas nos vejam assim. Eu não queria nem que os meus filhos me vissem e fiquei meses sem vê-los. Só tive coragem quando o meu mais novo, Davi Lucas, veio me ver em dezembro. Ele perguntou por que eu tinha tirado o cabelo. Comecei a chorar e disse que aquilo foi o acidente. Ele me abraçou e falou que eu não deveria chorar. Aquele momento me deu força e coragem, sabe? Logo depois peguei uma infecção e foi terrível demais. Tive que passar por mais cirurgias, tinha medo até de sair na rua e ficar doente de novo. Depois de todo o tratamento que recebi na Santa Casa, comecei a me sentir melhor e a me aceitar como sou hoje', explica a pescadora Simone Brabo.
'A Simone é um dos casos mais complexos que já atendemos. Até o momento ela já passou por dez cirurgias complexas, todas feitas aqui na Santa Casa. Temos três cirurgiões plásticos e vários especialistas dedicados a este tipo de tratamento, que é delicado e exige muito da paciente. Este, na verdade, é um tratamento que dura para sempre, assim como as cicatrizes. Elas precisam continuamente de acompanhamento. Sabendo das dificuldades que muitas das pacientes têm em ficar na capital – já que muitas são do interior –, temos o Espaço Acolher, onde elas podem ficar hospedadas e receber todo amparo necessário durante este período de cuidados contínuos', detalha Socorro ruivo.(Leia mais: http://www.sbcmarajo.com.br/)

25 de julho de 2014

Gurupá ganha reforço com a chegada de mais um delegado e escrivão

SUB TEN. PM - Peres, Delegado Edgar Monteiro e Delegado Yuri Vilanova

Já foram integrados a equipe de Polícia Civil da Delegacia de Gurupá, o escrivão Rodrigo Augusto Silva da Silva e o Delegado Yuri Nascimento Vilanova. Ambos fazem parte da nova turma de policiais aprovados no último concurso do Estado. “estamos cientes das dificuldades que encontraremos, mas já temos uma estratégia para superar estes obstáculos. Uma das medidas será a retirada de todos os presos, sabemos que no interior do Estado eles são mantidos nas delegacias, transferindo assim, a responsabilidade da SUSIPE (Superintendência do Sistema penitenciário do Pará) para a Polícia Civil, por conta da dificuldade em transporte de detentos”, ressaltou o delegado Yuri Vilanova. Segundo o Delegado Edgar Henrique Monteiro, também de Gurupá, a delegacia do município não oferece as mínimas condições de funcionamento. “O grande desafio dos novos delegados, será a falta de infra – estrutura, tanto em equipamentos, quanto ao contingente policial, principalmente no Marajó, destacou o delegado. Acrescentando disse, “hoje estamos com uma viatura parada por problemas mecânicos, uma lancha que também está danificada, e a delegacia só dispõe de água para os presos, porque um cidadão emprestou sua bomba para abastecer a caixa d’água”. Finalizando relatou que já houve um princípio de incêndio, provocado por um curto circuito, que felizmente foi controlado a tempo pelos policiais, que por sorte estavam no momento do ocorrido. Situação semelhante vive os Policiais Militares, que até o momento fazem ronda utilizando apenas duas motocicletas doadas pela Norte Energia, através do Consórcio Belo Monte, pois a viatura da PM também está na oficina. Para não deixa a população nas mãos de infratores, um carro particular está sendo utilizado para auxiliar no policiamento ostensivo, especificamente nos finais de semana. Na Segurança Pública de Gurupá, quase tudo está parado, inclusive a construção da UIPP(Unidade Integrada de Polícia Propaz), obra de responsabilidade do Governo do Estado, que parou ainda na fase de alicerce. Se não ocorrer o que aconteceu com a obra do aeroporto, que está há mais de 4 anos abandonada, certamente a UIPP amenizará consideravelmente a situação.
(Por: Dailton Palheta – Rede SBC Brasil)

18 de julho de 2014

Dilma lidera pesquisa, mas tem empate técnico com Aécio no 2º turno


Na primeira pesquisa eleitoral feita após a derrota do Brasil na etapa final da Copa do Mundo, a taxa de intenção de votos na presidente Dilma Rousseff oscilou dois pontos porcentuais para baixo. Segundo o instituto Datafolha, ela tem 36%, contra 20% para Aécio Neves (PSDB) e 8% para Eduardo Campos (PSB).

Em um eventual segundo turno contra o tucano, a petista teria 44%, e seu adversário, 40%. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, os dois estão empatados tecnicamente - mas no limite da margem, ou seja, é estatisticamente improvável que ambos tenham a mesma taxa. Em um confronto direto com Eduardo Campos, a presidente venceria por 45% a 38%.

Mas a pesquisa não é conclusiva em relação a um segundo turno. Os adversários de Dilma, somados, tem 36%, mesmo porcentual da petista. Para vencer já no primeiro turno, ela terá de obter mais votos que a soma dos rivais.
(Da redação)

Morre o humorista e radialista Antônio de Pádua, o “Lurdico” os Cabuçus


O humorista e radialista Antônio de Pádua Borges, 49 anos, o “Lurdico”, da dupla Lurdico e Vardico, que ele fazia com o primo Nilson Borges (Vardico) morreu em casa na tarde de ontem, 17, supostamente vítima de um infarto. De acordo com o jornalista Reginaldo Borges, que confirmou a informação ao programa Café com Notícia da rádio Diário, Lurdico estava descansando em casa.
“Ele chegou em casa por volta de 13h30 para almoçar. A esposa dele, Maria Graciete, saiu para ir ao médico. No retorno ela já se deparou com ele em estado de falência”, disse abalado o jornalista. O humorista ainda foi submetido a sessões de reanimação por médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não houve como reanima-lo.
O corpo foi removido para necropsia. A família confirmou no início da noite que o corpo do humorista seria velado no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá. Antônio de Pádua era casado e tinha apenas uma filha que cursa odontologia.
Os Cabuçus
A dupla “Os Cabuçus” surgiu nos anos 90 representando o caboclo amazônida. Este ano a dupla completaria 23 anos de estrada. Os personagens irreverentes logo caíram no gosto popular, se tornando fenômeno de público em suas apresentações. O rádio também foi um impulsionador da carreira da dupla que estreou na rádio Antena 1 (102 FM), onde até hoje mantinham o programa nos finais de tarde. Eles também chegaram à tevê e aos palcos do teatro por meio da peça “O Bar Caboclo”, produzida pelo diretor Disney Silva.
A dupla ultrapassou o rio Amazonas e chegou ao Pará e a outros estados. Pádua e Nilson conquistaram vários prêmios com seus personagens. Os Cabuçus gravaram 4 CD’s e ainda lançaram uma revista em quadrinhos. No ano passado a dupla ganhou a estatueta Tucujú de Ouro como destaque no humor.

16 de julho de 2014

Romário diz que o PT tem que deixar o poder e confessa que ainda quer ser prefeito do Rio


Pernas abertas, camisa desabotoada, o mesmo jeito malandro do futevôlei. O Romário político lembra muito o jogador. A vaidade continua afiada. A língua, embora presa, também. Candidato ao Senado nas eleições de outubro, estreou a campanha no domingo, na Feira dos Nordestinos. Vinte anos depois do tetra, ofuscou em segundos o candidato ao governo do estado Lindbergh Farias (PT), considerado no meio político um ás no corpo a corpo com eleitores. Mais uma vez, fez sucesso com o eleitorado feminino. Em entrevista ao EXTRA, Romário comentou o 7 a 1, atacou a presidente Dilma Rousseff (PT) e outros adversários, lembrou do tempo em que cursou moda e se rasgou em elogios ao falar de seu assunto predileto: Romário de Souza Faria.
A Copa valeu a pena?
Não. Mesmo que o Brasil tivesse sido campeão, não teria valido a pena, pelo que foi gasto. As pessoas estão maravilhadas com o jeito do brasileiro de receber as pessoas. Eu sabia que não seria diferente disso. Mas a Copa foi o maior roubo da história do nosso país. Muitas pessoas enriqueceram, muitos órgãos se promoveram, e muitos políticos também se promoveram e enriqueceram ilicitamente.
O que acha do governo da presidente Dilma Rousseff?

O governo dela é o passado. O que a Dilma fez? Nada. Só criou mais ministérios, deu mais cabide de empregos, mais oportunidades para políticos enriquecerem e roubarem. O resultado é que o país está esta a merda que está. Tentei ser recebido mais de dez vezes por ela e nada.
Vai subir no palanque com ela?
Jamais. De forma alguma. Se eu subir no palanque em que ela estiver, pode me tirar, pois estarei de camisa de força. Não quero nada com o PT nacional. O PT nacional tem que deixar o poder. Está na hora de sair. Não existe a mínima possibilidade de eu apoiar o PT. Tem que sair logo do governo. Se tem algum deputado do PT que não concorde comigo, é problema dele. Só lamento. Eles sabem que não tem como eu mudar. Sou assim.
No Rio, vocês vão se apresentar como a nova política?
Eu e Lindbergh não precisamos nos apresentar como a nova política. Nós fazemos parte da nova política. A política no Rio está muito velha, não só pela idade, mas porque os políticos não querem fazer pelo povo e dar mais qualidade à vida das pessoas.
Como reage aos que o criticam por não parecer político?
Muitos falam que eu não tenho postura de político, porque ouço funk, hip-hop, saio com os amigos. Eu respondo que postura de político é ser sério e honesto. Isso, eu sou.
O que você tem que os outros candidatos não têm?
Honestidade, seriedade, lealdade ao povo. Não sou político, estou político. Eu não sucateei o Rio quando fui prefeito, por exemplo (referência ao ex-prefeito Cesar Maia, candidato ao Senado).
Se eleito, vai trocar o Senado pela prefeitura em 2016?
Eu ainda quero ser prefeito do Rio, mas, hoje, penso em me eleger ao Senado. Depois a gente vê isso.
O candidato a presidente Eduardo Campos hoje está em terceiro lugar nas pesquisas. Acha que ele tem chances?
Se o Brasil tivesse ganho a Copa do Mundo, o Eduardo não teria chance de ir para o segundo turno, porque a Dilma ganharia no primeiro. Nessa situação vexatória que o país está passando, no que se refere ao futebol, eu posso te dizer que as chances do Eduardo cresceram muito. E ele pode ser uma provável surpresa aí, bastante positiva.
O que acha do voto nulo?
Esse desencanto com a política é natural. Só tem político ladrão e corrupto. Isso faz com que as pessoas se afastem. É difícil escolher o candidato, porque muitos não cumprem.
Pensa em conciliar a carreira política com os estudos? Voltaria a estudar moda?
Eu quis ser estilista por um tempo (risos). Vivia no exterior, em meio aos desfiles, e, quando voltei para o Brasil, fui estudar moda. Engraçado que 80% do curso eram mulheres. Foi uma época muito boa na minha vida.
Saiu com muitas das alunas?
Isso é você que está falando... (risos de deboche)
Hoje, o assédio do público feminino com o político é maior do que com o jogador?
O assédio aumentou muito. Agora, além de admirarem o ídolo do futebol, também admiram o político, pois sabem quais são as minhas causas, o que eu defendo. Elas vêm para cima mesmo. Beijar, abraçar, agarrar, passar a mão... Tem de tudo. Na minha bunda, no meio das pernas, em tudo quanto é lugar.
(Da redação)

3 de julho de 2014

São Sebastião: operação já prendeu 35 por tráfico


As polícias civil e militar prenderam somente este ano, 35 pessoas por envolvimento em tráfico de drogas, durante operações conjuntas no município de São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó.

As mais recentes prisões por tráfico de drogas na região ocorreram no último fim de semana, quando foram presos em flagrante Elielson dos Santos Gomes, 21 anos, Josias Pantoja Farias, 27, e Erick Magno Gomes, 24. As prisões ocorreram em pontos diferentes do município, onde os acusados vendiam drogas e resultaram de investigação policial que acompanhava a movimentação de chegada e distribuição de entorpecentes no município.

Com os presos, os policiais encontraram 66 trouxas de maconha embaladas para uso e venda, além de R$ 80 em dinheiro. Os acusados confirmaram que comercializavam o entorpecente, com o objetivo de arrecadar dinheiro para manter seus próprios vícios.
(Da redação)

Folha: Helder tem 34,1%, Jatene 26,1%

Helder Barbalho e Simão Jatene

Em pesquisa realizada com eleitores paraenses, o candidato Helder Barbalho, do PMDB, segue na liderança da disputa ao governo do Estado, à frente do atual governador, Simão Jatene. É o que apontou o painel “A disputa nos Estados”, publicado esta terça (01/07) pelo site Folha Online, do jornal Folha de S. Paulo, com pesquisas nos estados brasileiros. No Pará, a pesquisa foi realizada pela Alvo Marketing e Publicidade entre 17 e 21 de junho. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo número PA-00002/2014.

No quadro, Helder Barbalho (PMDB) soma hoje 34,1% de intenções de voto contra 26,1% de Simão Jatene (PSDB).

O balanço publicado pela Folha de S. Paulo mostra que o PMDB de Helder Barbalho sofreu um avanço no cenário nacional das candidaturas aos governos estaduais em relação às últimas eleições: em 2010 o partido se lançou em 13 estados, enquanto em 2014 a legenda confirma candidaturas em 18 unidades da federação.

Por sua vez, o PSDB de Simão Jatene viu minguar as candidaturas aos governos desde o último pleito: elas eram 16 em 2010 e agora são 12 os candidatos tucanos lançados aos governos dos estados em 2014. O PT também avançou: em 2014 são 16 candidaturas a governos pela legenda, enquanto em 2010 eram dez candidatos lançados em todo o país. As candidaturas do PSB aos governos também cresceram: passaram de 9 (2010) para 11 (2014).

Afuá recebe 32ª Companhia de Polícia Militar


O Gabinete da Prefeitura Municipal de Afuá e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Pará inauguraram no dia 27 de Junho, sexta-feira, a 32ª Companhia Independente de Polícia Militar de Afuá. A inauguração teve início às 10:30h com a execução do hino da polícia militar seguido da execução do hino do Estado do Pará.

O novo prédio possui vários dormitórios, banheiros, refeitório, cozinha, sala de detenção, sala especial para guardar armamento e área de serviço, além de todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos da PM. A 32ª Companhia fica localizada em um ponto estratégico no bairro do Capim-Marinho.

Na oportunidade estiveram presentes o Senhor Tenente Coronel Dilson Barbosa Junior Comandante do CPR 12 de Breves, Excelentíssimo Prefeito Eliudo Pinheiro, Vice Prefeito Sandro Cunha, Senhor Comandante do 9º Batalhão de Breves Major Paulo Sérgio, Vereadora presidente da Câmara de Vereadores Narrinha Salomão, Padre Manoel representando a paróquia de Afuá, Irmão Jacó Trindade representando o Pastor da Assembleia de Deus, secretários, vereadores e a comunidade em geral.
Ascom/Prefeitura de Afuá

30 de junho de 2014

Duciomar será candidato ao Senado


O ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa desistiu de concorrer ao governo do Estado e vai anunciar durante convenção do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) que concorrerá ao Senado. Também na convenção, Duciomar Costa anunciará que o partido presidido por ele estará no palanque do governador Simão Jatene que concorre à reeleição.

O ex-prefeito vinha fazendo mistério sobre os rumos que tomaria na campanha deste ano e só ontem, véspera do prazo final para realização das convenções partidárias – tomou uma decisão. Duciomar tentou viabilizar até o último momento uma candidatura ao governo, mas não conseguiu aliados “Não consegui uma coligação que nos desse um tempo de TV para garantir a campanha”, justificou ontem ao Diário.

Como PTB nacional fechou com o PSDB de Aécio Neves, o ex-prefeito acabou cedendo aos apelos de Simão Jatene para ficarem juntos no mesmo palanque. Com a decisão de Duciomar de disputar o Senado, serão cinco os candidatos à vaga entre os partidos que estarão no palanque de Simão Jatene. Além do ex-prefeito, concorrem o senador Mário Couto (PSDB), o radialista Jefferson Lima (PP), o vice-governador Helensilon Pontes (PSD) e a vereadora Marcela Tolentino, do Solidariedade. A fartura de candidatos ao Senado na chapa governista foi o motivo de uma crise interna que ameaçou rachar o PSDB na convenção de hoje.

O candidato ao Senado pelo PSDB, Mário Couto, reclama reclama do explícito privilégio que tem sido dado ao vice Helenilson Pontes, carregado com Jatene para viagens ao interior do Estado para inaugurações e reuniões com lideranças.

O senador chegou a ameaçar bater chapa com Jatene e fazer um discurso bombástico na convenção, mas na semana passada recuou alertando que reagirá caso se sinta discriminado durante a campanha.

Na principal chapa da oposição comandada pelo PMDB e que terá Helder Barbalho como candidato ao governo, haverá um único nome na disputa ao Senado, o ex-deputado federal Paulo Rocha do PT.

Parceria vem de longa data

A opção do PTB pelo candidato Simão Jatene não chegou a surpreender. O atual governador e o hoje vice-prefeito são aliados de longa data. A parceria formal começou em 2002, quando Jatene concorreu pela primeira vez ao governo e Duciomar foi o candidato ao Senado tendo como primeiro suplente o hoje presidente do PSDB do Pará, senador Fernando Flexa Ribeiro.

Em 2004, Duciomar insistia em continuar no Senado já que tinha intenção de morar em Brasília, mas foi convencido por Jatene a disputar a Prefeitura de Belém. Acabou vencendo a eleição contra a petista Ana Júlia Carepa que, dois anos depois derrotou o candidato tucano Almir Gabriel na disputa ao governo. Com a saída de Duciomar do Senado, Flexa Ribeiro assumiu a vaga fazendo assim sua estreia no Senado.

Em 2008, Duciomar Costa disputou a reeleição também com apoio dos tucanos, mas em 2012, os tucanos começaram a dar sinais públicos de afastamento do aliado. Jatene apoiou o tucano Zenaldo Coutinho para a prefeitura de Belém. Durante a campanha, Coutinho não poupou críticas a Duciomar Costa. Chegou a revelar em debates que o partido havia se arrependido do apoio dado ao petebista.

Agora, nas eleições deste ano, Duciomar e Jatene voltam a marchar juntos. Em 2006, quando Jatene deixou o governo, grande parte de seu grupo ocupou vários cargos de destaque na administração municipal sob o comando de Duciomar, como a irmã do governador, Rejane Jatene. A relação entre Jatene e Duciomar é política mas também pessoal.

(Diário do Pará)