Agricultores familiares de Gurupá, no arquipélago do Marajó, começam a receber na próxima segunda-feira, 27, recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para custeio da atividade de piscicultura em tanque escavado. Os agricultores beneficiados, no total de 10, são assistidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
O crédito, que chega por meio do Banco do Brasil, tem valor superior a R$ 250 mil, que será empregado na compra de 50 mil alevinos de tambacu, tambatinga e aracu, além de ração, calcário e adubo. Estes dois últimos itens são fundamentais para a correção da acidez e garantir matéria orgânica adequada para a boa qualidade da água e, consequentemente, melhor desenvolvimento do peixe.
A expectativa da Emater é que com a aquisição dos novos materiais, a renda por família beneficiada com o crédito aumente em até 15% em um ano, quando já será possível fazer a primeira despesca, com os peixes podendo atingir até três quilos de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário