Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

2 de dezembro de 2019

Gurupá avançando nas áreas de Ciência e Tecnologia

Sec. Estadual Carlos Maneschy e Sec. Municipal Dailton Palheta


Após vinte dias a frente  da Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia  de Gurupá,  com a devida confiança e autonomia a mim dada pelo prefeito interino João da Cuz Teixeira de Souza,  já  começamos a ganhar terreno em busca do desenvolvimento nas áreas de Ciência e Tecnologia do nosso município. Iniciamos ontem, 28, em Belém, o processo para a viabilização da Cooperação Técnica entre Prefeitura de Gurupá e Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo é  implementar ações para a oferecer gratuitamente cursos técnicos profissionalizantes a população gurupaense. Assim como, a implantação de sistema de internet gratuita na praça  Mariocay, por meio do projeto 'Conecta Pará'. Durante audiências, recebemos o sinal positivo do Secretário Estadual de Ciência,Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Professor Carlos Maneschy, e também do Diretor de Educação Profissional e Tecnológica,  Marcio Sherlo. Agradecemos a Deus pela oportunidade de poder contribuir com nosso querido município de Gurupá. Nossa meta será  sempre voltada para avanços em favor da população. Que o nosso  povo possa desfrutar de melhores dias, e que todos possam ter ao seu dispor, as mesmas oportunidades", ressaltou, Dailton Palheta, Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupá.


Com o Diretor de Educação Profissional e Tecnológica,  Marcio Sherlo

20 de novembro de 2019

Vereador de Portel gera polêmica ao gravar vídeo em praia, 'vou passar dois meses e não vou levar falta'


Um vídeo gerou revolta na cidade de Portel, no arquipélago do Marajó, mostrando o vereador Emerson Lobato (PRTB) andando de moto com uma servidora de uma escola. Em seguida, os dois aparecem em uma praia que, segundo informações de testemunhas, seria em Porto de Moz.

A promotoria de Justiça de Portel informou que investiga o caso. A Polícia também deve apurar o caso, mas ainda não confirma o dia em que o vídeo foi gravado.

Moradores de Portel afirmam que o vereador tem se ausentado na Câmara Municipal há duas sessões. Nas imagens, veja acima, o político diz que vai passar um mês na praia e que ele e a mulher não vão levar falta devido ele ser líder do governo na Câmara.

"Vou passar um mês aqui e a minha mulher não pega falta, porque eu sou líder do governo, o prefeito precisa de mim, o diretor de lá me respeita. Dois meses aqui e não tenho uma falta, agora se o teu marido faltar..."
Segundo o vereador Walber da Silva, o Paixão, (PDT), da base de opositora, Emerson Lobato está há duas semanas sem comparecer às sessões que são realizadas às terças e quintas. "Se ele não aparecer, vamos pedir a instalação de uma comissão para investigar essa situação, pois deixou um clima na cidade de aborrecimento, as pessoas estão revoltadas, inclusive já comunicamos ao Ministério Público", afirmou.
O promotor de Justiça de Portel, Rodrigo Vasconcelos, informou que foi determinada a instauração de uma notícia de fato para apurar as suspeitas de improbidade administrativa e requisitou a instauração de inquérito policial para apurar possível crime de falsidade ideológica, entre outros crimes. "O delegado agora deve apurar, até porque não há confirmação ainda de quando foi feito o vídeo. É preciso cautela, por isso instauramos os devidos procedimentos para investigar e devemos tomar as providências necessárias", afirmou.

Portel é um município localizado na zona zona fisiográfica Jacundá-Pacajá e possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, ao lado de outras cidades do Marajó, como Melgaço, Chaves, Bagre, Anajás, Afuá.

Da: Redação 





5 de novembro de 2019

Justiça determina indisponibilidade de bens do prefeito de Bagre, no Marajó

A Justiça estadual do Pará determinou a indisponibilidade dos bens do prefeito do município de Bagre, Rubnilson Farias Lobato. A decisão, divulgada nesta terça-feira (5), é decorrente de ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

De acordo com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), a decisão foi tomada devido ao recorrente descumprimento pelo município da lei de Acesso a Informação (LAI), que prevê transparência na disponibilização de informações à sociedade sobre os gastos públicos, processos licitatórios, contratos, entre outros.

Ainda segundo o MPPA, a indisponibilidade de bens é para garantir a aplicação de eventual multa civil, que pode chegar a R$100 mil. A justiça deferiu ainda que todos os procedimentos licitatórios ou contratos que não estejam registrados no Portal de Transparência ou nos sítios eletrônicos em até 40 dias, sejam suspensos e sujeitos a multa diária de R$2 mil.

O bloqueio dos valores é para garantir o pagamento previsto. Em caso de descumprimento, os veículos automotores registrados em nome do prefeito serão bloqueados.

21 de setembro de 2019

Incêndio destrói casas em Breves

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente diversas residências na madrugada deste sábado (21), no município de Breves, na ilha do Marajó. 

O incêndio iniciou por volta das 3h20 da madrugada. Ao menos duas casas foram atingidas pelas chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas. 
Ainda não há informações sobre as causas do incêndio. 

(Com informações de Marcos Onias/RBA TV) 

17 de setembro de 2019

Operação da Polícia Civil apreende 600 toras de madeira ilegal em Breves

Durante uma operação de combate a crimes ambientais realizada no último final de semana, a Polícia Civil apreendeu 600 toras de madeira de diversas espécies em uma serraria irregular, em Breves, no Marajó. Duas pessoas responsáveis pelo estabelecimento irão responder por prática de crimes ambientais. O balanço da ação foi divulgado nesta terça-feira (17).

De acordo com a Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), na serraria foi constatado o cometimento de crimes de extração irregular de madeira, a existência de madeira sem origem conhecida, o depósito de resíduos sólidos e a fabricação de carvão sem licença de órgão ambiental.

Os responsáveis pela serraria foram encaminhados para a sede da Superintendência Regional da Polícia Civil em Breves para realização dos procedimentos legais.

15 de setembro de 2019

Deputado Luth Rebelo e Vice-Prefeito Joãozinho Batista visitam comunidade ribeirinha de Gurupá

No último sábado, 14, o Deputado Estadual Luth Rebelo acompanhado do Vice – Prefeito de Gurupá, Joãozinho Batista, realizou visita no Rio Mararuzinho, comunidade tradicional da zona rural gurupaense. Na ocasião, após agradecerem a visita inédita do Parlamentar, os moradores expuseram suas reivindicações, ressaltando as dificuldades por eles enfrentadas naquela localidade. Em resposta, o Deputado prometeu cobrar providências, junto aos canais competentes, para que os problemas sejam sanados ou amenizados.
Durante sua estada na sede do Município, Luth Rebelo fez questão de parabenizar o Vice- Prefeito, Joãozinho Batista pelo seu aniversário natalício. Na oportunidade, participou de um evento, onde foi realizado sorteio de vários brindes, por ele, ofertados à população.
Em seu discurso, o Deputado relembrou sua contribuição para com o Município, quando autorizou a doação de uma ambulância para atendimento no Hospital Municipal, enfatizando a suas ações de encaminhamento para disponibilizar uma ‘ambulancha’, para melhoria no atendimento na área da Saúde. O Vice- Prefeito, Joãozinho Batista, gradeceu a contribuição e a presença do Deputado, estendendo seus agradecimen
tos a população que hora prestigiava o evento. Ao final, reafirmou seu compromisso na luta pelo bem estar do povo mais necessitado, agindo sempre de acordo com os meios legais que lhes são conferidos, para que então, haja a melhoria na qualidade de vida para todos, concluiu.

Por: Dailton Palheta





12 de setembro de 2019

Polícia Civil apreende 300 toras de madeira ilegal durante operação em Muaná, no Marajó

A Polícia Civil realizou uma apreensão de madeira ilegal as margens do Rio Totooca, próximo a sede de em uma serraria clandestina no município de Muaná, no Marajó. Ao todo foram apreendidas 300 toras de madeira com diâmetros abaixo permitido pela legislação, durante uma operação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Muaná (SEMMA).

De acordo com a polícia, a madeira oriunda das apreensões será destinada a prefeitura do município para confecção de pontes e reformas de escolas ribeirinhas. Três pessoas foram presas no local e os mesmos foram enquadrados por crime ambiental.

5 de setembro de 2019

Breves e mais onze municípios do Pará receberão o 'Sebrae Summit'

As inscrições para o "Sebrae Summit", evento de marketing digital, estão abertas. Ao todo, doze municípios do estado do Pará receberão o evento realizado entre os dias 13 e 27 de setembro. A programação e inscrições estão disponíveis no site.

Com a proposta de fomentar, inspirar e transformar empreendedores e negócios da região, o evento contará com palestras, painéis, talks, mentorias, atividades práticas e networks.

Marketing, transformação digital, influenciadores, vendas, lives, storytelling são alguns dos temas que serão abordados no evento.

As cidades que receberão o "Sebrae Summit 2019" serão: Altamira, Itaituba, Abaetetuba, Xinguara, Capanema, Parauapebas, Breves, Belém, Marabá, Paragominas, Castanhal e Santarém.

Nesta sexta-feira (6), às 18h, ocorrerá o lançamento do evento da sede do Sebrae, em Belém.



Serviço:


Lançamento Sebrae Summit 2019
Data: sexta-feira (6)
Hora: 18h
Local: Sede Sebrae - Rua Municipalidade, 1461

Sebrae Summit 2019
13/09 - Altamira
18/09 – Itaituba
19/09 – Abaetetuba, Xinguara, Capanema, Parauapebas e Breves
24/09 – Belém
25/09 – Marabá
26/09 – Paragominas
27/09 – Castanhal e Santarém


4 de setembro de 2019

Gurupá: Casal é preso por tráfico de drogas, associação ao tráfico e corrupção ativa

Foram presos em flagrante, nesta segunda-feira, 2, por volta das 10:00 hrs , após uma operação conjunta das polícias civil e militar, o casal, RODRIGO SILVA DOS SANTOS e VANESSA PAES DE PAULO  por tráfico de entorpecente, associação p o tráfico e corrupção ativa.

Na residência dos acusados foram encontradas 11 petecas de maconha e mais aproximadamente 25g de maconha prensada, além da quantia de R$ 2.684,30 reais.

Junto com a droga, a Polícia também apreendeu: 1 tv smart de 55', 03 aparelhos de celular, 01 notebook e 01 botijão de gás.

No momento da prisão, os suspeitos ofereceram dinheiro aos policiais no intuito de livrarem-se do APF. Ambos confessaram o crime, informando que comercializam maconha na cidade de Gurupá, há um ano e meio, e que traziam a droga do município de Altamira.

Após pressão, Arcon reúne para planejar melhorias no transporte hidroviário

As constantes denúncias envolvendo a qualidade dos serviços prestados à população pelas empresas operadoras de transporte hidroviário para o Marajó, levaram a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-PA) a realizar uma reunião com órgãos e entidades civis na última segunda-feira, 2, na sede do órgão, em Belém. De acordo com o promotor de Justiça de Soure, Guilherme Coelho, alguns ajustes no serviço serão anunciados em breve. Uma nova reunião está programada para o próximo dia 12. O Diretor de Normatização e Fiscalização da Arcon-PA, Ivan Bernaldo, explicou que a quantidade de denúncias da população quanto a segurança das embarcações, a demora no tempo de viagem, a qualidade dos equipamentos e a acessibilidade dos deficientes motivaram a busca de soluções para mudar este cenário. "A intenção é traçar uma proposta em parceria com os órgãos envolvidos com a segurança, as empresas operadoras e a população para a melhoria do serviço oferecido".

Foram convocados para a reunião representantes do Ministério Público, Capitania dos Portos, Movimento Acorda Marajó, Associação Comercial de Soure, Câmara Municipal de Soure e empresas operadores. Para o representante do Movimento Acorda Marajó, Dário Pedrosa, a deficiência e a falta de qualidade do transporte hidroviário no Marajó é um problema antigo. "Mas acreditamos que estamos próximos da conquista de melhorias no transporte para o Marajó", ressaltou. Antes dos ajustes no serviço serem anunciados, serão necessários estudos técnicos que serão apresentados na próxima reunião, marcada para o dia 12 de setembro. "Hoje alinhamos as próximas ações que serão adotadas no dia 12, com previsão de divulgação de mudança de horários e substituição de equipamentos antigos por outros mais adequados, mas existem fatores climáticos e operacionais que serão analisados de forma técnica para que as mudanças sejam aplicadas e divulgadas à sociedade", concluiu o promotor Guilherme Coelho.



2 de setembro de 2019

Briga na porta de festa termina com jovem morto a facadas no Marajó

Um homem foi morto a facadas durante uma briga generalizada na saída de uma festa no final da noite do último domingo (1º), em Breves, arquipélago do Marajó, no Pará.

A vítima foi identificada como André Bruno Palheta, de 21 anos. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

O autor do crime foi preso. Ele foi identificado como Alcides Lima Miranda, de 51 anos.  

Várias pessoas se envolveram na briga, homens e mulheres, se agrediam com socos  e chutes.

Nas imagens é possível ver Alcides com uma faca na mão, arma usada no crime fatal.

Segundo as primeiras informações, a briga teria sido iniciada entre as mulheres e em seguida os homens se envolveram.

A reportagem esteve na delegacia de polícia de Breves e apurou que contra Alcides há uma denúncia de tentativa de feminicídio contra a companheira.

27 de agosto de 2019

Bolsonaro vem ao Pará visitar áreas devastadas por incêndios

Jair Bolsonaro vem ao Pará até este fim de semana. O presidente decidiu visitar as áreas mais devastadas pelos incêndios na cidade de Altamira, na região sudoeste paraense.

A decisão foi tomada após uma reunião no Ministério da Defesa nesta terça-feira (27). Altamira é a cidade mais atingida por queimadas este ano. Grande parte do desmatamento na cidade destina-se à criação de pastos para gados.

A previsão do Palácio do Planalto é que Jair visite o Pará e Rondônia (segundo Estado mais atingido pelas chamas) até a próxima sexta-feira (30).

Ministério Público pede exoneração de servidores temporários da Prefeitura de Portel, no Marajó

O Ministério Público do Pará ingressou com uma Ação Civil Pública pedindo a suspensão de contratações de servidores público temporários no município de Portel, no Marajó. De acordo com informações divulgadas pelo MP nesta segunda-feira (26), a Prefeitura deve nomear os funcionários aprovados no último concurso público municipal, realizado em 2018.

Segundo o MPPA, essa não é a primeira vez que o órgão entra no caso. Em setembro de 2018, foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para a realização de concurso público e a não contratação de servidores temporários para os cargos ofertados. Porém, o TAC foi discumprido.

Na ação, o MPPA requer a exoneração imediata dos empregados temporários eventualmente contratados após a homologação do concurso público e nomeação dos candidatos aprovados, sob pena de multa diária de R$50 mil em caso de descumprimento.

Ministra Damares Alves anuncia vinda de Bolsonaro ao Marajó e ganha presentes

Mais uma vez a cidade de Breves, na região do Marajó, foi anfitriã, recebendo prefeitos de outros municípios, além da presença dos ministros Marcelo Álvaro Antonio (Turismo) e a ministra Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) neste domingo (25).

Após o café da manhã, o dia consistiu em uma rodada de visitas pela cidade e uma reunião entre as autoridades. Na ocasião, a ministra Damares anunciou também que o presidente Jair Bolsonaro estará, no mês de novembro, em Breves para lançar oficialmente o programa “Abrace o Marajó” (apresentado em julho desse ano).

O roteiro consistiu em visitas até o navio da Marinha, que está ancorado na orla da cidade, e que serviu para que o ministro Marcelo Álvaro observasse de perto os potenciais turísticos da região.

Foi feita também uma visita ao Centro Educacional de Desenvolvimento Profissionalizante (Cedep), onde os ministros e os prefeitos foram recebidos com apresentações culturais e artísticas, além de serem presenteados com iguarias típicas do Estado, como o açaí e o camarão.

O ministro do Turismo teve a oportunidade também de assistir a um vídeo que falava sobre a potência turística da região do Marajó (com destaque para a região ocidental), além de tratar assuntos específicos como o desenvolvimento da cidade e a geração de emprego e renda.

15 de agosto de 2019

Adolescente morre vomitando sangue ao comer gato assado no Marajó

Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto pela mãe, dentro da própria casa, na cidade de Bagre, na Ilha do Marajó, no Pará. A mulher encontrou o filho desacordado na sala por volta das 18h30 desta quarta-feira (14). Ao relatar a ocorrência na delegacia, a genitora contou algo que surpreendeu os agentes.

Segundo o registro policial, ela disse que o filho morreu em decorrência de ter comido um gato, há cerca de uma semana. A mãe contou que o rapaz chegou embriagado em casa, matou o animal e o comeu em seguida.

Ainda segundo o relato, o jovem começou a passar mal dias após a “refeição”, inclusive vomitando sangue. Questionada sobre o motivo do adolescente não ter ido ao médico, ela disse que ele não quis.

Apesar da suspeita, o corpo da vítima será periciado para que se encontre a causa real da morte.

Servidores da Educação de Gurupá entram em greve


Servidores municipais da educação entraram em greve e ocuparam, nesta terça-feira (13) a sede da prefeitura de Gurupá, no arquipélago do Marajó. A prefeitura de Gurupá, mas ainda divulgou nota comentando  o fato.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), os professores reivindicam pagamento de férias, além dos vencimentos dos servidores de apoio e dos que trabalham na zona rural do município.

De acordo com os manifestantes, os atrasos vão de dois a quatro meses. Ainda segundo eles, os transportadores de alunos estariam sem receber e ficaram sem recursos para comprar combustíveis para as embarcações escolares.

15 de julho de 2019

Universidades paraenses abrem mil vagas, nesta terça, em 15 municípios do Pará

Estarão abertas a partir desta terça-feira (16) até o dia 22 as inscrições para o Processo Seletivo Especial (Prosel) oferecido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade do Estado do Pará (Uepa). Serão ofertadas mil vagas para cursos de Bacharelado em quinze municípios paraenses, distribuídas entre vinte turmas com cinquenta alunos cada. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fadesp (www.portalfadesp.org.br) e os pedidos de isenção da taxa de a elas referentes serão aceitos até quarta-feira, 17.
Conforme os editais de abertura, podem se inscrever os candidatos com Ensino Médio completo ou equivalente. A UFPA terá 650 vagas para Administração (Bagre, Viseu, Augusto Corrêa e São João de Pirabas), Turismo (Portel e Tucuruí), Engenharia Civil (Goianésia), Serviço Social (Capanema, Curuçá, Gurupá e Mocajuba) e História (São João de Pirabas e Tucuruí). Já a Unifesspa ofertará 100 vagas para Engenharia Civil (Redenção) e Direito (Mocajuba). A UEPA reservará 250 vagas para Enfermagem (Capanema), Educação Física (Gurupá, Benevides e Melgaço) e Geografia (Salinópolis). Nos editais de abertura de cada Prosel consta a tabela de cursos ofertados com a respectiva modalidade de ensino.
Do total de vagas, no mínimo 50% serão destinadas a pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular, desde que na condição de bolsistas. Desse percentual, metade será reservado aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, havendo, ainda, cota para autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e Pessoas com Deficiência (PcD).
A prova de conhecimentos será aplicada no dia 11 de agosto, das 8h às 12, em cada município onde o curso é ofertado. Os candidatos só poderão fazer a prova na localidade para a qual foram inscritos. Eles responderão a 35 questões objetivas (cinco de cada uma das disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia) e terão de elaborar uma redação.

Pará é o quarto Estado mais violento do País, afirma folha de São Paulo

O Pará é o quarto estado mais violento do
País, relata uma matéria especial da Folha de São Paulo. A matéria relata que em nenhum outro estado brasileiro organizações criminosas comandadas por policiais e ex-policiais estão tão organizadas, estruturadas e dominam quase todo o território paraense.

Em 2018 a Polícia Militar do Pará matou mais de 600 pessoas, cerca de 7,2 para cada grupo de 100 mil habitantes. Em cinco anos, as mortes cometidas por policiais no Pará cresceram mais de 300%, aponta dados da matéria.

Segundo a reportagem, os milicianos dominam o transporte alternativo em várias regiões, a venda de gás em diferentes favelas, a oferta de serviços de TV a cabo, a venda e transporte de produtos contrabandeados e serviços de segurança. Além disso, controlam parcela considerável do tráfico de drogas local, rivalizando com as facções criminosas.

SEGURANÇA NO PARÁ

Só em 2018, 45 policiais perderam a vida, quase todos fora de serviço. Porém, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) afirmou que houve redução de 27% nos homicídios registrados no Pará em maio deste ano, se comparado ao mesmo período de 2018. Mas, somente no dia 19 de maio houve 20 homicídios no Estado do Pará, dia da chacina do Guamá, em que 11 pessoas foram executadas em um bar no bairro do Guamá.

Os dados oficiais apontam que foram 94 homicídios a menos que o número registrado em maio de 2018. Foram 343 mortes no mês de maio de 2018 e 249 ocorrências de homicídios em maio de 2019. Segundo a Segup, é a redução mais significativa registrada de homicídios no mês de maio desde 2015.

Em casos de roubos, no Pará, houve uma redução de 26%, com 2.557 casos registrados a menos em 2019. Os registros apontam 8.908 ocorrências em 2018 e 6.351 em 2019. A Segup informa que é a primeira melhor taxa de redução de roubos comparando todos os meses de maio, desde 2010.

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que envolvem dados gerais de homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, demonstraram uma redução de 27% nos casos. Em maio de 2018 foram 362 ocorrências registradas, enquanto que em maio deste ano houve 264 ocorrências, ou seja, 98 crimes a menos.

Os números acumulados de 1º de janeiro a 31 de maio de 2018 e 2019, os registros de homicídio também apresentaram redução de 27%. Foram 1.668 ocorrências em 2018 e 1.223 neste 2019.

Em relação ao número de roubos no Estado foram computados 48.011 roubos no ano de 2018, de 1º de janeiro a 31 de maio. Enquanto que no ano de 2019 essas ocorrências reduziram para 35.676, no mesmo período, redução de 29% nas ocorrências de roubos no Pará, ou seja, 12.335 roubos a menos.

Na Região Metropolitana de Belém (RMB), os dados da Segup apontam uma redução dos homicídios 1º a 31 de maio, comparando os anos de 2018 e 2019, ou seja 39%. Em 2018, o número de homicídios totalizou 129 e este ano, 79.

No período de 1º de janeiro a 31 de maio, ao comparar os anos de 2018 e 2019, a redução do crime de homicídio é de 47%, com 309 mortes a menos. No ano passado, 657 homicídios foram computados e 348 este ano.

Fonte: Folha de São Paulo

Ministra Damares Alves publica foto emocionada após visitar o Marajó


A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, publicou uma foto emocionada na rede social neste domingo (14). O registro foi feito durante a visita dela à ilha do Marajó, no Pará, em uma ação do projeto “Abrace o Marajó", que combate à exploração sexual e violência contra crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.
Na legenda da publicação, Damares diz que o momento foi profundo e especial. “Estes três dias em Marajó me impulsionaram a entender que precisamos fazer MAIS! E vamos fazer mais!!”, disse a Ministra.

És sua página de rede social escreveu: 
*"De longe que seja a melhor foto que tiraram de mim, mas este momento foi profundo e especial. Quando o Presidente @jairmessiasbolsonaro me direcionou para que eu fosse aos quatro cantos desta nação agora na função de Ministra dos Direitos Humanos, não poderia imaginar em ver com ainda mais sensibilidade como nosso povo é um povo sofrido. Estes três dias em Marajó me impulsionaram a entender que precisamos fazer MAIS! E vamos fazer mais!! "Abre a tua boca em favor dos que não podem se defender; sê o protetor dos direitos de todos os desamparados!" Provérbios 31.8*

14 de julho de 2019

Passageiro cai de balsa e morre a caminho do Marajó


Um passageiro da Balsa São Domingos caiu na água, quando a embarcação transitava na altura do Município de Oeiras do Pará, e acabou morrendo. O acidente ocorreu por volta das 19 horas do sábado (13) e serve de alerta para muitos paraenses e turistas que aproveitam esta temporada das férias escolares de julho para conhecer áreas de praia e cidades no interior do Estado. A informação sobre o acidente é da Capitania dos Portos da Amazónia Oriental (CPAOR). A Capitania repassou que tomou conhecimento, neste domingo (14), acerca da queda do homem que se encontrava a bordo da balsa com destino à Cidade de Afuá."O passageiro foi socorrido por familiares e conduzido ao Hospital da Cidade de Oeiras, vindo, infelizmente, a falecer", destacou a Capitania.Uma equipe da CPAOR ficou de ser enviada ao local para coletar informações e notificar os
responsáveis pela Balsa São Domingos. A Capitania informou que será instaurado inquérito administrativo para apurar as
possíveis causas e responsáveis pelo acidente.
A Marinha do Brasil externou que conta com a participação da sociedade no repasse de informações sobre quaisquer situações que possam segurança da navegação, no sentido de salvaguardar a vida humana no mar e vias navegáveis, ou que representem risco de poluição ao meio hídrico. Nesse sentido, pode ser utilizado o serviço Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185 - (91) 3218-3950 ou (91) 99114-9187 (aplicativo de mensagem instantânea).

11 de julho de 2019

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos quer combater exploração sexual no Marajó


No Arquipélago do Marajó, ao se avistar uma balsa com alguns cascos atrelados a ela nos rios, já se imagina que há pessoas se prostituindo no interior da embarcação em troca de comida ou óleo combustível. Em muitos casos, pais oferecem filhas em troca de alimentos e combustível para sua própria embarcação ou geração de energia elétrica. Diante da exploração sexual de crianças e adolescentes que persiste nessa região do Estado do Pará há décadas, o Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) iniciará, nesta quinta-feira (11), em Breves, programação de serviços de cidadania para famílias de baixa renda e reuniões para ouvir lideranças políticas e comunitárias sobre o assunto. Na sexta-feira (12), a partir das 15h45, na Câmara Municipal de Breves, a própria ministra Damares Alves, do MMFDH, terá um encontro com profeitos, parlamentares e representantes de comunidades. O MMFDH informou que o projeto "Abrace o Marajó" visa combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, além da violência contra mulheres e idosos no arquipélago. “A região do Marajó sofre com a exploração sexual e a situação precisa ser tratada com a união de esforços. Neste sentido, entre as nossas propostas está reunir as secretarias multitemáticas do MMFDH para ouvir a população e construir políticas públicas que atendam às necessidades da região”, afirmou a ministra Damares. A primeira atividade consiste na realização de audiência pública no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos, às 9h30, com a finalidade de discutir violações dos direitos humanos na perspectiva da criança, mulher, jovens e pessoa idosa. Na sequência, às 12h45, a comitiva estará na Casa de Acolhimento de Crianças Irmã Maria José, em Portel/PA. Mantida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a localidade é reconhecida por acolher crianças em situação de abuso sexual. Às 15h45, os integrantes do MMFDH participam de encontro com 17 prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), para ouvir demandas da região. A atividade será realizada na Câmara dos Vereadores de Breves.Proteção -  "O foco das ações é acolhimento às crianças e às mulheres vítimas de violência; mas vamos também ampliar a busca de um diagnósticode violência contra pessoas com deficiência e idosos. São as pautas desenvolvidas por esse Ministério. Sobre a violência contra as crianças, nós já temos um indicador no Ministério; nos últimos anos,  o nosso Disque-100 traz aqui a informação de mais de mil denúncias de violência sexual contra as crianças no Arquipélago, sendo que 80% das denúncias que chegaram ao Ministério dão conta de que são os próprios pais, a própria família que exploram sexualmente as crianças. Então, num primeiro momento, temos o objetivo de atacar a exploração sexual e o abuso sexual e a violência contra a mulher que é um fenômeno nacional", afirmou a ministra Damares Alves. 

A ministra pontuou que, assim que começar a trabalhar na proteção a crianças e mulheres, o MMFDH atuará no diagnóstico da violência contra pessoas com deficiência e idosos. Uma campanha de conscientização contra a exploração sexual deverá anteceder ações de capacitação de jovens e mulheres, instalação de pequenas fábricas para combater a pobreza considerada causa desse fenômeno social negativo na região. Programas focados no idoso também deverão ser implantados em municípios do Marajó. O projeto para o Arquipélago, como disse a minsitra, é para quatro anos, com parceria de outros ministérios, como o de C&T, da Cidadania, da Saúde e do Turismo. "É o início de uma grande parceria do Governo com o Arquipélago", assinalou a ministra Damares. Pelo MMFDH, também estarão presentes as titulares da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM), Cristiane Britto, e da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), Petrúcia de Melo Andrade. Neste contexto, a secretária Cristiane Britto destaca a importância do diálogo e da construção de políticas para a Região Norte, a começar pelo Marajó. “A situação da violência contra a mulher atinge todo o Brasil, mas regiões com grandes dificuldades estruturais precisam de um olhar especial do Governo Federal no sentido de articular e mobilizar instituições públicas e privadas para a questão”, enfatizou. Integrante da SNPM, a diretora de Enfrentamento à Violência, Marisa Romão, viveu quase 30 anos na região. Ela destacou que o projeto “Abrace o Marajó” beneficiará 500 mil pessoas que enfrentam diariamente situações de violência contra crianças e mulheres.O projeto envolve a iniciativa privada e as esferas municipal, estadual e federal, para trabalhar os eixos estratégicos: defesa dos direitos da criança e do adolescente; enfrentamento à violência contra as mulheres; apoio à família para o desenvolvimento social; inserção de jovens no mercado de trabalho; e fomento a atividades de desenvolvimento sócioeconômico. Os trabalhos começam nesta quinta-feira (11), com a chegada do Navio Esperança, que realizará atendimento médico e ações de promoção da cidadania, como emissão de documentos para a população do Marajó. Além de Breves, a programação abrange o Município de Portel. "Precisamos de vontade política para concretizar investimentos em políticas públicas, para combater essa situação, como geração de emprego e renda", afirmou o prefeito de Muaná, Murilo Guimarães. Ele observou que estudos e documentos foram elaborados pelos governos e comunidades, mas "faltam sair do papel". O prefeito defende a união de esforços para reverter o problema crônico na região. "O coletor de açaí (atividade comum na Amazônia) vive da safra do fruto; quando não está na safra, ele passa dificuldade, e assim mesmo é com o pescador", destacou. 

9 de junho de 2019

Queijo do Marajó ganha prata em mundial na França


Um queijo de leite de búfala produzido artesanalmente no Marajó acaba de ser escolhido um dos melhores queijos do planeta num concurso promovido por um dos berços mundiais do queijo. Esse foi o feito inédito obtido pelo casal Marcus e Cecília Pinheiro, proprietários da Fazenda São Victor, localizada no município marajoara de Salvaterra.

O queijo produzido na fazenda conquistou a categoria “Silver” (medalha de prata) na 4ª Edição do “Mondial du Fromage et des Produits Laitiers”, evento mundial promovido na França para os melhores produtores de queijo do planeta. É a primeira vez que o laticínio artesanal de búfala, da região Norte do Brasil participa de um concurso a nível mundial voltado aos melhores produtores de queijos.

Nesse concurso participam 20 países, sendo que este ano foram apresentados 952 produtos lácteos (inclusive 58 queijos brasileiros premiados) que foram votados por 135 juízes especializados. A propriedade do casal tem quase dois séculos de existência, mas a produção de laticínios é relativamente nova e teve início há 19 anos. Atualmente o empreendimento produz de 70 a 80 quilos de queijo tipo creme diariamente a partir da produção de 300 búfalos.

Marcus Pinheiro, que é formado em agrobusiness nos Estados Unidos, explica que o queijo do Marajó da Fazenda São Victor é produzido de forma simples, preservando a qualidade e os benefícios de uma alimentação saudável, uma vez que não tem conservantes, e com 100% de leite de búfala, fatores que justificam a qualidade deste produto.

A produção do queijo inicia geralmente no dia anterior, através da filtragem e desnate do leite, sendo utilizados em média sete litros de leite de búfala para fabricação de um quilo de queijo do Marajó. Em seguida, ele é levado para um tanque no qual fermentará espontaneamente. Horas depois é efetuado o corte da coalhada e eliminação do soro. “A etapa seguinte, que pode se repetir até quatro vezes, é a retirada da acidez e, nessa fase, é preciso acrescentar leite à massa, que posteriormente será aquecida e espremida. Nesse estágio, o queijo adquire consistência e é realçado na cor branco”, explica Marcus.

Fases

Cecília garante que as fases finais do processo de produção são cruciais para garantir a qualidade e sabor do queijo. “Algumas etapas são efetuadas até que, na fase final, é aplicado o resfriamento para, posteriormente, a moagem da massa, que é aquecida de novo e com o uso de uma colher é agitada até a fusão atingir a consistência desejada. Na sequência, enformamos em recipientes próprios e embalamos à vácuo”, complementa.

Diferencial

Segundo Cecília, entre outros fatores, o grande diferencial para este prêmio foi o mestre queijeiro Luís Leal, que aprendeu a profissão com o pai e se mantém na atividade até hoje. A receita tradicional de mais de 200 anos é passada através de gerações.
Em novembro de 2018 a queijaria também foi contemplada com o “Super Ouro” na quarta edição do Prêmio Queijo Brasil, que aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo. Foram quase 500 queijos artesanais de todo o Brasil avaliados por 24 jurados durante dois dias.

Marcus enfatiza que o acontecimento é importante para a trajetória de toda a equipe envolvida. “Uma história de inovação, conquista e superação nos trouxe até aqui. Para nós, este reconhecimento é, acima de tudo, o resultado, da dedicação dos nossos colaboradores de um modo geral”.

Saiba mais!

A queijaria da Fazenda São Victor foi escolhida como destaque na premiação da Revista Agropará do ano passado na categoria Bubalinocultura. Foi criada em 2006 por meio do Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Queijo do Marajó e conquistou certificado de qualidade artesanal do produto. Detentora do selo 013 no segmento de produto artesanal no Pará, com a produção do Queijo Marajó Tipo Creme, conquistou premiações expressivas no gênero alimentício, entre elas o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Criadores de Búfalos e II Marajó Búfalos, tendo o reconhecimento na maior premiação de queijos artesanais, “Medalha de Bronze”, no III Prêmio Queijo do Brasil em São Paulo.

Benefícios e peculiaridades do queijo de búfala

O leite de búfala tem 59% a mais de cálcio que o leite de vaca, alto teor de proteína (10% mais proteína do que o leite derivado de vaca).

Vitaminas A e C também são encontradas em quantidades significativas.

Tem em média 8% de gordura e 30% a menos de colesterol.

Contém potássio, que é um bom vasodilatador e pode ajudar a baixar a pressão arterial e prevenir o desenvolvimento de aterosclerose e outras complicações coronárias.

Outra comprovação favorável do leite de búfala é a indicação do dobro da quantidade de CLA (Ácido Linoleico Conjugado) - substância anticancerígena.

Da: Redação

29 de abril de 2019

Jovem tem o rosto desfigurado após acidente entre rabetas em Portel

A colisão entre duas rabetas, tipo de canoa com motor, ocorrido na noite do último domingo (28), no município de Portel, na Ilha do Marajó, deixou uma pessoa gravemente ferida. Dos três envolvidos no acidente, dois ficaram levemente feridos.

José Leandro Santos da Costa, de 21 anos, foi o que teve ferimentos mais graves. O rosto do rapaz ficou completamente desfigurado após a colisão. 

De acordo com informações dos familiares das vítimas, Leandro teria consumido bebida alcóolica pouco antes do acidente. O jovem foi levad o para o Hospital Municipal de Portel (HMP) para receber os primeiros socorros. Segundo o cirurgião que atendeu a vítima, vários ossos da face foram quebrados. 
De acordo com informações dos familiares das vítimas, Leandro teria consumido bebida alcóolica pouco antes do acidente. O jovem foi levado para o Hospital Municipal de Portel (HMP) para receber os primeiros socorros. Segundo o cirurgião que atendeu a vítima, vários ossos da face foram quebrados. 
Esse tipo de acidente é frequente na região de Breves, já que muitos condutores das embarcações acabam pilotando os veículos sob efeito de bebida alcóolica.

25 de abril de 2019

Criança de quatro anos leva arma e munições para escola na Ilha do Marajó

Na tarde desta quarta-feira (24) uma criança de quatro anos levou um revólver carregado para a escola. Quem denunciou o caso à Polícia foi a diretora do colégio de educação infantil que fica localizado na cidade de Cachoeira do Ariri, na Ilha do Marajó, no Pará.

De acordo com a Polícia Militar, a criança estava com uma arma de fogo calibre 22 e sete munições dentro da mochila. Os agentes chamaram o Conselho Tutelar e encaminhou o caso para investigação da Polícia Civil do município.



16 de abril de 2019

Em três meses, 12 profissionais do Mais Médicos desistiram de atuar no Pará

Desde o fim da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 8.517 médicos brasileiros começaram a fazer parte do programa Mais Médicos em diversos estados do país, sendo 7.120 com CRM (Conselho Federal de Medicina) nacional e 1.397 do exterior. Do total de médicos com CRM do Brasil, 261 vieram para o Pará.O panorama de três meses do programa, porém, não é nada animador: até o início desse mês, 1.052 profissionais com CRM Brasil já haviam desistido da atuação. O perfil com maior volume de saídas é o de cidades com 20% ou mais da população em extrema pobreza (324 desistências ou 31% do total). Em seguida, estão capitais e regiões metropolitanas, com 209 desistências (20%).De acordo com o Ministério da Saúde, das 1.052 desistências, 12 foram no Pará. Essas desistências no Estado ocorreram, até agora, em 11 localidades: 

Almeirim (1), Belém (1), Belterra (1), Bragança (1), Curralinho (1), Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Guamá-Tocantins (1), Nova Timboteua (1), Parauapebas (1), Rio Maria (1), Tomé-açu (1) e Tucuruí (2). Algumas dessas desistências representam perdas imensuráveis para as localidades, como a DSEI Guamá-Tocantins, que, apesar de perder apenas um profissional, depende quase que integralmente do programa para possuir médicos na região.POSICIONAMENTO

A Secretaria de Saúde do Pará (SESPA) foi procurada pela equipe de reportagem para saber quantos médicos com CRM Brasil os municípios acima haviam recebido. Em nota, a Sespa explicou que as homologações dos médicos do programa “Mais Médicos” ainda estão sendo realizadas nos municípios. "Por esse motivo, o Ministério da Saúde (MS) ainda não notificou oficialmente a Sespa sobre quantos médicos efetivamente assumiram nos municípios desde que o edital Nº 18, de 19 de novembro de 2018, e o edital Nº 22, de 7 de dezembro de 2018, foram abertos. Da mesma forma, a Sespa não foi notificada oficialmente sobre desistências". A Secretaria ainda disse que "isso também ocorre porque a Sespa não tem acesso permitido ao Sistema de Gestão de Pessoas (SGP), por se tratar de um sistema restrito e de uso exclusivo do Ministério da Saúde".Questionado sobre as vagas que ficam em aberto, o Ministério da Saúde informou que elas "poderão ser ofertadas em novas fases do provimento de profissionais". Essas fases, segundo o órgão, ainda estão em análise.O órgão ainda foi questionado sobre o que será feito de forma a emergencial às áreas como as DSEIs, que representam a maior preocupação pela dificuldade de encontrar médicos dispostos a entender os povos indígenas e, ao mesmo tempo, dependerem quase que integralmente do programa para possuir médicos. Sobre isso, não obtivemos retorno.MAIS MÉDICOS NO PARÁAlém dos médicos com CRM Brasil, que totalizam 259 com as recentes desistências, o Pará também recebeu, pelo programa, 265 médicos brasileiros formados no exterior. Ao todo, até o momento, são 514 médicos do programa no Estado. O Ministério da Saúde ainda divulgou se já houveram desistências do grupo de médicos brasileiros formados no exterior, já que as atividades efetivas desses profissionais só iniciaram nos últimos dias. Nesse intervalo, ainda não houve um novo balanço.EM NÚMEROS
O programa Mais Médicos disponibilizou, segundo o Ministério da Saúde, 526 vagas para o Pará. Essas vagas, antes, eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba;
Das 526 vagas para atuação no Pará, 261 foram inicialmente preenchidas por médicos brasileiros com CRM Brasil. As vagas que sobraram (265) foram preenchidas por brasileiros formados no exterior;
Até agora, o único cálculo de desistências feito leva em consideração, apenas, os médicos com CRM Brasil. Considerando esse grupo, em três meses, 1.052, a nível nacional, desistiram. O Pará registrou 12 desistências;
Com essas desistências, o Pará conta, agora, com 514 médicos;
Ainda não há como saber o número de desistência dos médicos brasileiros formados no exterior, pois eles finalizaram a fase de acolhimento há pouco tempo, sendo assim, iniciaram efetivamente as atividades nos últimos dias e as possíveis desistências ainda não foram contabilizadas.

27 de março de 2019

MARAJÓ RECEBE 55 MÉDICOS A PARTIR DESTA QUINTA (28)

Os novos profissionais do programa federal Mais Médicos começam a trabalhar, a partir desta quinta-feira (28), em todo o Brasil. Serão 265 médicos do programa no estado. O total de todo o Brasil é de 8.517 profissionais e 1.385 estão fazendo o módulo de acolhimento. Todas as vagas no edital de convocação foram preenchidas por brasileiros.
Dos 265 médicos destinados ao Pará, 242 estarão espalhados em 75 municípios, com alguns dos maiores contingentes no arquipélago do Marajó. Os demais 23 médicos estarão em quatro Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Ao todo, 79 localidades receberão médicos do programa federal.
Esse programa foi criado em 2013, durante o mandato presidencial de Dilma Rousseff (PT), diante da dificuldade em alocar e fixar médicos brasileiros em determinadas áreas do Brasil. Sobretudo em comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e áreas mais afastadas dos centros urbanos de cada estado.A dificuldade de encontrar médicos, dispostos a assumir vagas em áreas mais remotas, era tanta que alguns locais só eram atendidos exclusivamente por profissionais do programa federal.
Quando Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente do Brasil, teceu críticas ao programa, questionou a competência dos profissionais, modelo do acordo e Cuba acabou encerrando o pacto.
A Sespa, que monitora o programa no Pará, aguarda a homologação definitiva desses profissionais nos municípios, visto que os médicos iniciarão as atividades nos dias 28 e 29 deste mês.

MUNICÍPIOS QUE RECEBERÃO OS PROFISSIONAIS.

Afuá 3
Anajás 3
Bagre 3
Breves 7
Chaves 3
Curralinho 4
Gurupá 3
Melgaço 6
Muaná 4
Ponta de Pedras 3
Portel 8
Santa Cruz do Arari 2
São Sebastião da Boa Vista 3
Soure 3

Com informações do Ministério da Saúde.

26 de março de 2019

CRIME Preso acusado de ser mandante da morte de líder rural


A Polícia do Pará prendeu, nesta terça-feira (26), o mandante do assassinato da líder rural, Dilma Ferreira Silva, ocorrido na última sexta-feira (26). Outras duas pessoas também foram assassinadas. Ele foi identificado como Fernando Ferreira Rosa Filho. 

A informação foi divulgada no Twitter oficial do governador do Estado, Helder Barbalho. O local onde ele foi preso não foi divulgado.
O CASO

Dilma Ferreira da Silva foi assassinada no último dia 22 de março, ao lado do seu esposa e familiares que estavam no local. A sindicalista participava do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Tucuruí, no sudeste do estado.

(DOL)

BREVES Suspeito de estuprar mulher e espancar marido a marteladas se entrega

A polícia pediu as prisões preventivas de Alex Pantoja, Fernando Moreira Coelho e Daniel Pinheiro Cardoso, todos de 19 anos, suspeitos de estuprarem um a mulher e agredirem o companheiro dela a marteladas no último sábado (23), em Breves. O pedido precisa ser deferido pela Justiça.

No final da noite desta segunda-feira (25), Daniel Pinheiro apresentou-se à delegacia junto ao seu advogado e prestou depoimento sobre o caso. Os outros dois suspeitos encontram-se detidos desde o dia do crime.

O Crime

Gerson Sebastião, de 45 anos, foi agredido com golpes de martelo e chave inglesa ao tentar defender a própria esposa, Elciele Pacheco, de 28 anos, quando era abusada sexualmente e agredida a golpes de martelo e cortes de estilete. O caso ocorreu após uma confraternização dentro da própria residência, localizada no bairro Cidade Nova, já pela manhã.

Três homens e um casal confraternizavam com as vítimas em frente a residência. Próximo do final da noite, o casal que os acompanhava foi embora, restando os três homens, que decidiram invadir a propriedade e cometer as atrocidades.
A ação bárbara durou cerca de uma hora e, por conta de uma testemunha, foi possível prestar os primeiros socorros às vítimas e acionar a polícia, que reconheceu os suspeitos.

Elciele disse que dois primeiros suspeitos presos trabalhavam com Gerson na marcenaria e logo ganharam espaço na família e nunca imaginou que fossem capazes de fazer isso. Ela disse também que a intenção do suspeito do estupro era de matá-la sem a menor justificativa.

25 de março de 2019

Integrante de facção é morto em troca de tiros com a polícia no Marajó

Adriel Santana Rocha, também conhecido como “Orelha”, morreu em uma troca de tiros com a polícia, na noite do último sábado (23), em um estabelecimento localizado às margens do Rio Patauazal, no município de São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó.

Equipes policiais cumpriam o mandado de prisão preventiva de “Orelha” e, ao identificá-lo no local, deu voz de prisão, mas Adriel fugiu. Em meio a perseguição, Adriel sacou um revólver calibre 38 e efetuou os disparos nos policiais.

Com a troca de tiros iniciada, o suspeito foi baleado duas vezes. Ele chegou a receber os primeiros socorros, mas não resistiu aos ferimentos.

INTEGRANTE DE FACÇÃO

A polícia afirma que Adriel possuía um “vasto histórico de crimes”, integrava a facção Comando Vermelho, sendo um de seus dominantes, além de ter disparado contra um policial do Grupamento de Fluvial de Segurança Pública (GFlu).

Suspeita-se também que ele planejava dominar o tráfico de drogas na cidade de Muaná, distante 39 KM da cidade de São Sebastião da Boa Vista. Após a ação, o revólver usado por Orelha foi apreendido, junto com três munições, sendo duas delas deflagradas.

(Com informações de Marcos Onias/RBA TV)

22 de março de 2019

DENÚNCIA Rato é encontrado em lata de refrigerante da Coca-Cola

Um homem, identificado apenas como Damien, afirmou ter encontrado um rato em uma lata de Coca-Cola. As informações são do Extra.
Segundo o jornal “Le Parisien”, o homem comeu uma pizza em um restaurante próximo de casa e comprou uma latinha, onde foi bebendo no caminho. Só após tomar todo o refrigerante que ele notou a presença do rato.

Damien contou em entrevista, que ligou para a sede da Coca-Cola, na França, mas a empresa negou a possibilidade de um rato ter entrado em uma lata na sua linha de produção.
De acordo com o cientista da computação, a empresa pediu que ele enviasse a lata com o rato para análise na própria Coca-Cola, mas ele se recusou, alegando ser a sua única prova do incidente.
O homem procurou um médico e está em observação pelas próximas três semanas.

(Com informações do Extra)

Mãe é presa por jogar fora filho recém-nascido

Uma mãe foi presa, em Maracanã, município do nordeste paraense, acusada de ter abandonado o próprio filho recém-nascido. Na madrugada desta quinta-feira (21), por volta das 4h30, uma guarnição da Polícia Militar recebeu uma ligação do Hospital Municipal de Maracanã informando que uma mulher, identificada como Maria Auxiliadora da Silva, de 52 anos, havia deixado um bebê recém-nascido no hospital, ainda com o cordão umbilical.

Maria Auxiliadora disse que havia encontrado a criança em uma casa abandonada, localizada em frente de sua residência, no bairro São Miguel. Maria disse ainda saber sobre o paradeiro da mãe do bebê. Ela foi identificada como Renata da Costa Alves, de 29 anos.

Ao ser localizada, Renata negou ser a mãe do bebê, porém, mediante as evidências, Renata resolveu então contar a verdade afirmando ser a mãe dizendo que abandonou simplesmente porque não queria o filho.

Após a confissão, Renata da Costa Alves recebeu voz de prisão em flagrante. Já na delegacia, Renata foi autuada por crime de abandono de incapaz. Após todos os procedimentos, a justiça decidirá sobre o futuro da criança.

21 de março de 2019

Celulares serão bloqueados a partir de domingo no Pará; veja se o seu está na lista

A última fase da ação de bloqueio de celulares irregulares organizada pela Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) começa no próximo domingo (24) em São Paulo e outros 14 estados brasileiros, incluindo o Pará.

O bloqueio de aparelhos "piratas" começou a ser feito no ano passado. Na época do anúncio, a Anatel estimou que cerca de um milhão de celulares irregulares funcionavam no Brasil.

Além do Pará, serão bloqueados aparelhos do Amazonas; Roraima; Amapá; Maranhão; Piauí; Ceará; Rio Grande do Norte; Paraíba; Pernambuco; Alagoas; Sergipe; Bahia; Minas Gerais e São Paulo.

DESCUBRA SE SEU APARELHO É "PIRATA" E SERÁ BLOQUEADO

Para descobrir se o seu celular está na lista de bloqueio, você precisa ter o número do IMEI em mãos. No site da Anatel é possível verificar se o seu aparelho está em uma situação regular ou não.

Clique no link e faça a consulta:
http://anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao

Você pode achar o código na caixa do aparelho, em adesivo na parte de trás da bateria ou digitando *#06# e na sequência pressionar a tecla para ligar.

Se seu aparelho comportar mais de um chip, seu celular possui um IMEI para cada um dos simCards.

O QUE É UM CELULAR IRREGULAR?

Celulares passíveis de bloqueio são modelos que não possuem o selo de certificação da Anatel, responsável por fazer testes e garantir a compatibilidade dos aparelhos com a rede de telefonia brasileira.

Além disso, são modelos que possuem certificação estrangeira aceita pela agência ou que tenham tido seu IMEI (espécie de RG do celular) alterado. Sem a aprovação, a Anatel reforça que não é possível garantir a segurança dos celulares em relação a possíveis choques, sobrecarga, radiação e outros riscos ao usuário.
Com o bloqueio, o aparelho não consegue mais se conectar às redes móvel das operadoras de telefonia. As únicas coisas que continuam funcionando são os aplicativos e o wi-fi. Até o momento 244.217 celulares já foram bloqueados no Brasil.

No dia 7 de janeiro deste ano, a Anatel começou a enviar mensagens de alerta informando ao consumidor que o aparelho que ele tinha em mãos se tratava de um celular irregular.

No total, foram 531.446 mensagens de aviso. Se você não recebeu nenhuma é porque o seu aparelho está a "salvo".

Caso tenha recebido o alerta, a Anatel recomenda que o consumidor procure a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e busque seus direitos caso tenha sido enganado.

CELULAR DE FORA DO PAÍS?

Se você possui um celular comprado em outro país origem de "fabricantes legítimos" - leia-se marcas importantes no mercado mundial e que não tenham sido impedidas de funcionar no Brasil.

Em casos assim, os celulares costumam ter certificações internacionais de funcionamento. Por isso, também são aceitas aqui.

20 de março de 2019

Revoltado, homem quebra a vidraça da Câmara de Altamira

Um homem, que ainda não teve a identidade divulgada, foi detido nesta quarta-feira (20), após quebrar a vidraça da Câmara Municipal de Altamira, no sudoeste paraense. 

De acordo com informações de testemunhas, o homem alegou que quebrou a vidraça porque trabalhou na prefeitura do município e não recebeu o salário. 
Ele foi detido por policiais militares e encaminhado para a delegacia de Altamira para procedimentos cabíveis. 


Criança de 11 anos é vítima de escalpelamento em Melgaço

Uma menina de 11 anos, do município de Melgaço, foi vítima de escalpelamento nesta quinta-feira (19). O acidente ocorre quando o cabelo comprido da vítima engata nos eixos do motor de uma embarcação e é arrancado, provocando danos fisicos e psicológicos na vítima. O acidente acendeu o sinal de alerta para técnicos que atuam no atendimento a esse tipo de vítima de acidente por ser o terceiro registro somente este ano, o equivalente a metade dos registrados durante todo o ano de 2018 no Pará.No ano passado, foram registrados seis casos, sendo quatro crianças e dois acolescentes. Em 2019, já são três: essa criança de 11 anos e duas adolescentes, de 8 e 11 anos, em Porto de Moz.

 A criança de Melgaço foi socorrida e levada às pressas para o Hospital Regional de Breves, no mesmo Arquipélago do Marajó. Até o começo da noite, a paciente permanecia na unidade, mas deverá ser transportada, provavelmente por meio de uma aeronave do Corpo de Bombeiros para Belém.Um grupo interinstitucional, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) atua em ações de prevenção ao escalpelamento no Estado. O grupo encaminha o atendimento às vítimas dos acidentes. 
Uma das ações é o programa Classe Hospitalar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que viabiliza aulas para as pacientes em tratamento médico, como ocorre no Espaço Acolher, em Belém. A unidade é administrada pela Fundação Santa Casa de Misericórdia e conta com ação dos professores da Secretaria de Educação do Pará.

Da: Redação