Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

14 de agosto de 2017

Gurupá: Jorginho Barros e Alber sinônimo de boa música no dia dos pais

Cantores, Jorginho Barros e Alber Matos
O dia de homenagem aos pais foi marcado pela grande atuação dos músicos Jorginho Barros, Alber Matos e Mister James. Logo nas primeiras horas de domingo, o trio comandou a festa no Sítio Paraíso que recebeu um grande público. O repertório eclético, dosado de músicas nacionais e internacionais, fez com que todos se divertissem do início ao fim do evento, sem tempo para pensar na famosa e indesejada “saideira”, como é conhecida a última música a ser tocada no baile. 
Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e no Brasil, em especial. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data.

No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro.
No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima. O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.

Por: Dailton Palheta/Tribuna do Pará

Nenhum comentário: