Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

12 de agosto de 2015

Melgaço, no Marajó, é o 18º município-polo do Pacto pela Educação no Pará

Na tarde desta terça-feira,11, aconteceu a cerimônia de assinatura do termo de compromisso do Pacto pela Educação no Pará, tornando Melgaço, no Marajó, o 18º município-piloto da ação. Assinaram o documento o secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes; o prefeito de Melgaço, Adiel Moura; a coordenadora do Grupo de Parceiros Estratégicos do Pacto pela Educação do Pará (GPEP), Wanda Engel; Fábio Lúcio Costa, Presidente da Associação Comercial do Pará (ACP) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa); e o presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB PA), Magno Rubens Júnior. O documento estabelece, até o final de 2015, a administração municipal instale e coloque em funcionamento a comissão do Plano Municipal de Educação/Comitê Municipal do Pacto e Conselho Municipal de Educação; crie um Plano Municipal de Educação, baseado nas metas e nos resultados do Pacto; estabeleça pelo menos 90% das escolas públicas estaduais e municipais com Conselho Escolar regularizado, funcionando e adimplente; garanta a participação no SisPAE 2015 com cobertura acima de 75% dos alunos de pelo menos 80% das escolas municipais e estaduais; além de garantir mecanismos que permitam a transição dos alunos entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Já as organizações parceiras comprometem-se, entre várias coisas, a mobilizar outras empresas locais para contribuírem com o Pacto; cooperar na melhoria da gestão das redes estadual e municipal; implantar ações de voluntariado empresarial e incentivar outras empresas a desenvolverem ações neste sentido; ofertar vagas em programas da Lei do Aprendiz para alunos de escolas públicas de Ensino Médio e incentivar outras empresas a fazerem o mesmo. A Seduc compromete-se a priorizar o município na implantação de projetos estratégicos; designar articuladores de projetos; prover condições de infraestrutura para as escolas estaduais no município; e garantir vagas aos profissionais multiplicadores da rede municipal nos programas de capacitação oferecidos pela Seduc.

Abraçando Melgaço - Na ocasião, um grupo de empresários também apresentou p projeto “Abraçando Melgaço” criado para melhorar a educação no município. O projeto foi criado por empresários que conheceram melhor as metas do da Pacto pela Educação. “Conhecemos o Pacto e escolhemos Melgaço por conta dos índices negativos na educação local. Hoje estamos fazendo a assinatura desse pacto, mas temos metas e objetivos focados em resultados e estamos obcecados em melhorar a situação do município. Já temos uma estrutura de planejamento e abraçamos Melgaço com a certeza de que rapidamente vamos conseguir replicar os bons resultados para outros municípios do Marajó e do Pará.”, contou Rubens Magno Jr, presidente da ADVB-PA.

Melgaço - Com uma população de quase 25 mil habitantes, o município de Melgaço, no arquipélago do Marajó, no Pará, tem o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) municipal do país, de acordo com o “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013". Em nota que vai de 0 a 1, a cidade recebeu 0,418, a mais baixa das 5.565 cidades avaliadas. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação. “A maior parte da população, mais de 70%, vive em área rural e comunidades afastadas. Isso dificulta muito o trabalho de educação infantil e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o incremento do Pacto temos certeza que vamos mudar essa realidade”, acredita o prefeito Adiel Moura.

Nenhum comentário: