Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

20 de abril de 2018

Fortaleza de Santo Antônio de Gurupá reabre para visitantes, após quatro anos

Mais uma importante data, entra para os anais históricos da Fortaleza de Santo Antônio de Gurupá. Na manhã deste dia 20 de abril de 2018, o monumento que certamente soma entre um dos orgulhos do povo gurupaense, foi reaberto para visitação. Os trabalhos de construção do muro de arrimo e restauração, duraram cerca de quatro anos, custeados pelo Governo Federal (Ministério da Cultura), através do IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com o investimento no valor de R$ 2.700.000,00(dois milhões e setecentos mil reais). Além da revitalização de suas dependências, a Fortificação Militar possui agora de um museu, dispondo de artefatos oriundos de achados arqueológicos, fotografias antigas de locais, e de habitantes pioneiros que ajudaram a construir a história do Município.
Na cerimônia de entrega do monumento, o Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi, Sr. Nilson Gabas Júnior, destacou, “Não podemos deixar de registrar a importância de São Benedito e Santo Antônio na história e na cultura do povo de Gurupá. O museu ficará a disposição para oferecer a salvaguarda de todo material, apoiando os trabalhos de exposições, para que o povo possa ter mais acesso a esta rica história”. Cyro Holando de Almeida Lins, Superintendente do IPHAN no Pará, falou da importância de preservar este patrimônio, que é um investimento na cultura e história do Brasil e porque não do mundo”, enfatizou. O Presidente da Câmara, Manoel José, chamou a atenção para o importante avanço no desenvolvimento cultural do Município. “Precisamos desenvolver o Turismo de Gurupá, e esta obra vem contribuir com esta área. Devemos trazer a Secretaria de Cultura para este local, assim que desocupar o prédio da delegacia que funciona próxima ao Forte, possibilitando assim, comercialização de nosso artesanato”.
A prefeita, Neucinei Fernandes ressaltou a importância de cuidar deste patrimônio, para tal, disponibilizará uma equipe de profissionais para atuar no local, entre professores, vigilantes e zeladores, para que haja o funcionamento e preservação. “Sejamos todos nós gurupaenses, a muralhas de proteção deste patrimônio histórico que pertence ao nosso povo, e cabe a nós defendê-lo”, finalizou.
As origens do Forte remetem ao século XVII, após a fundação da cidade de Belém – PA, em 1616. Um implacável ataque ao forte, ocorreu em 1623, quando as forças portuguesas expulsaram os holandeses e tomaram posse da fortificação. Depois de restaurá-lo, os lusitanos deram-lhe o nome de ‘Forte Santo Antônio de Gurupá’.
(Por: Dailton Palheta)









Nenhum comentário: