Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

4 de junho de 2012

GURUPÁ PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE HABITAÇÃO


A Companhia de Habitação do Pará (Cohab) iniciou  capacitação do PLHIS Simplificado (Plano Local de Habitação de Interesse Social), destinada a representantes de municípios com até 50 mil habitantes. Participam do treinamentos representantes dos municípios de Gurupá, Garrafão do Norte, Santo Antonio do Tauá, Santa Bárbara e Bujaru.
 Integram ainda a turma, como ouvintes, representantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e da Confederação Nacional das Associações de Moradia (Conan). Da equipe técnica da capacitação faz parte um representante do Ministério das Cidades, Marcos Monteiro, vinculado ao Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento Institucional da Secretaria Nacional de Habitação.
 A capacitação, vai garantir a preparação dos municípios na elaboração de seus planos de habitação, fornecendo um diagnóstico local para que ações possam se efetivadas. "Eles saem daqui com uma missão e vão a campo coletar informações. Mas nossas equipes estão também sendo treinadas para acompanhar esse trabalho dos municípios. Vamos dar todo o assessoramento", garantiu a gerente estratégica de planejamento da Cohab, Isabela Bandeira.
 Ela informou ainda que, após essa última capacitação, uma equipe estará sediada em Belém processando todas as informações enviadas pelos municípios. "A equipe estará em três locais. Além da Cohab, teremos pessoal na Universidade Federal do Pará UFPA e Federação de Órgãos para a Educação e Assistência Social (Fase), parceiros nossos no projeto", relata. Os municípios sub 50 (com até 50 mil habitantes) têm até o dia 30 de junho para elaborarem seus planos locais de habitação, para então serem aprovados nos Conselhos Municipais de Habitação e depois encaminhados para aprovação da Caixa Econômica, que é o agente operador do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.

Nenhum comentário: