Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

23 de outubro de 2012

Ibama apreende oito caminhões com madeira ilegal


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) interrompeu, no último sábado (20), a exploração irregular de madeira em cerca de 60 mil hectares de florestas no entorno da Terra Indígena Mekragnoti, a 20 km do distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira, oeste do Pará. A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança.
Na área, oito caminhões carregados com 300 m³ de toras de jatobás, ipês e maçarandubas foram apreendidos. Os motoristas receberam multas de R$ 72 mil.
Cinco dos caminhões foram levados pelos fiscais até a Base Aérea da Serra do Cachimbo, onde os bens ficarão depositados até a conclusão do processo.
Dois apresentaram problemas e seguirão para o local nesta quarta-feira (24), e outro veículo, que havia sido deixado na rodovia para ser rebocado, acabou roubado. A Polícia Federal irá investigar o paradeiro do caminhão.
Segundo o coordenador da operação, Lucivaldo Serrão, os caminhões integram o esquema das madeireiras de Castelo dos Sonhos, que se abastecem com madeira ilegal retirada de terras indígenas e depois fraudam documentos no sistema de controle ambiental.
A fiscalização no entorno da reserva Mekragnoti continua até a conclusão dos embargos das terras da União ilegalmente exploradas, o que vai impedir que as áreas com florestas danificadas se tornem alvo de grileiros e venham a ser legalizadas de forma criminosa.

Nenhum comentário: