Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

23 de outubro de 2012

Jatene lança plano estadual de ações integradas para pessoas com deficiência


“Existir”. Este é o nome do Plano Estadual de Ações Integradas à pessoa com Deficiência, que foi lançado na manhã desta terça-feira, 23, pelo governador Simão Jatene. Ligado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite engloba o conjunto das políticas setoriais coordenadas por diversos órgãos estaduais, coordenado pela Secretaria Especial de Proteção e Desenvolvimento Social (Seas) com a missão de avançar na luta pela garantia dos direitos humanos no Estado.
No total, 14 ações estruturantes integram o plano, sendo cinco na área da saúde, quatro na área da educação, uma na área da assistência, uma na área de habitação, duas na área de tecnologia e uma na área de esporte. O destaque fica para a construção do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação. A concessão de Cheques Moradia para pessoas com deficiência também faz parte do plano estadual Existir. Durante a cerimônia de lançamento, o governador entregou 178 cheques para pessoas portadoras de deficiência. Com esta entrega, já chega a 500 o número de cheques distribuídos para este segmento do programa.
O centro funcionará no local onde hoje está o Terminal Hidroviário Luiz Rebelo. O terminal, inaugurado em dezembro de 2010, na rodovia Arthur Bernardes, em Belém, pela então governadora Ana Júlia Carepa (PT), encontra-se inativo em função de diversas irregularidades técnicas e operacionais. Orçado em cerca de R$ 30 milhões, o novo espaço deverá ser inaugurado em um prazo de 18 meses.
Para o governador, a criação de um centro de inclusão é fundamental para o Estado do Pará, já que ¼ da população paraense, ou seja, 1 milhão e 700 mil pessoas apresentam algum tipo de deficiência. Considerando que cada família de uma pessoa com deficiência é composta por no mínimo três pessoas, calcula-se, segundo o Censo de 2010, que mais de 72% da população no Pará está indiretamente envolvida com a questão da deficiência.
Outras ações de relevância que se destacam no plano “Existir”, são as seguintes: implantação do programa Reabilita Pará Itinerante; construção de um ginásio Paraolímpico; instalação da oficina ortopédica descentralizada; instalação de centros especializados em atendimento odontológico; implantação da rede de cuidados à pessoa com deficiência; ampliação do atendimento educacional especializado com a integração de equipe de reabilitação, escolas com garantia de acessibilidade, de um centro de referência em tecnologia assistiva, entre outros. Os recursos a serem utilizados no plano serão oriundos do Tesouro Estadual, no total de R$ 103.814 milhões.

Nenhum comentário: