Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

1 de outubro de 2013

Operação “Vagalume”: Bares fechados, veículos apreendidos e mandados de prisão cumpridos

Nos dias 28 e 29 de setembro, as Polícias Civil e Militar, com a participação do Conselho Tutelar do município de Gurupá, realizaram a operação denominada “Vagalume”, que consistiu na intensificação do combate ao consumo de bebida alcoólica por menores de idade, retirada de circulação de veículos sem condições de trafegabilidade, além do trabalho de policiamento ostensivo. A ação foi pautada principalmente no que determina a Portaria de N° 030/2010, assinada pelo Juiz Aidison Campos Sousa, titular da Comarca de Gurupá. No decorrer das tarefas policiais, 4 menores que estavam em situação de risco, foram custodiados e entregues aos pais ou responsáveis dos mesmos através do Conselho Tutelar. Ainda no transcurso da operação, foi realizada uma ação de abordagem direcionada à alguns elementos que se encontravam e um bar, que fica localizado nos fundos de uma residência do setor Perpétuo Socorro (Brasil Norte). Durante a revista, foram identificados e presos no local: Leandro Silva de Lima, que possuía em seu desfavor um mandado de prisão preventiva decretada, por tentativa de homicídio, e Cleto Rodrigues Pantoja, acusado de ter furtado uma motocicleta. Depois da ação, o proprietário do estabelecimento foi notificado, e informado que a licença seria cassada, por motivo de não apresentar condições aceitáveis de funcionamento. No dia seguinte, por volta das 3h da manhã, os policiais resolveram ir até um balneário conhecido como “Sitio do Tioré”, que segundo denúncias, estaria funcionando de em horário ininterrupto, por tanto, desobedecendo à recomendação judicial. Logo na chegada, a veracidade da informação pôde ser constata. No balneário encontravam-se vários clientes transitando livremente pelo local e alguns consumindo bebida alcoólica. De imediato, o responsável pelo estabelecimento foi notificado a comparecer na delegacia, e informado da cassação da licença de funcionamento, mais uma vez por conta do descumprimento da portaria que regulamenta o funcionamento de bares, danceterias ou similares. Na semana anterior à operação, ao menos 3 estabelecimentos foram fechados por determinação da justiça, devido ter sido constada a presença de menores em suas dependências. Antes do encerramento da operação, 9 motocicletas foram recolhidas para averiguação, sendo que 3 delas já de antemão, apresentaram indícios de ser produto de  furto,  adulteração do chassi e documentação falsa. Segundo o Delegado de Gurupá, Marco Antonio Pitman Machado, as ações de fiscalização serão intensificadas, avisando aqueles que descumprirem a lei, sofrerão as sanções punitivas contidas na mesma. 
(Por: Dailton Palheta/Rede SBC Brasil)

Participaram da operação: Sub-TEN. PM Peres, CB’s PM – Obadias e Leonardo, Conselheiro Tutelares: Reinaldo Rodrigues dos Santos, Cléia Viana e Tânia Lobato, e não menos importantes: O delegado Marco Antonio Pítiman Machado e o escrivão Douglas Volnei.