Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

18 de agosto de 2014

Gurupá: Sindicato dos seringueiros do Pará cria 1ª delegacia sindical no Marajó


O SINDSEPA (Sindicato dos Seringueiros do Pará), com sede em Santarém, realizou no dia 16 de agosto, a cerimônia de posse de seus dois delegados em Gurupá. O objetivo principal é dar subsídio aos sindicalizados na região do Marajó. Dentre várias atividades realizadas ultimamente, o SINDSEPA tem buscado cadastrar aqueles que fazem parte do grupo de trabalhadores recrutados por força da Lei Federal nº 5.813 de 4 de setembro de 1943, que trabalharam nos seringais nativos do Estado do Pará, “os soldados da borracha”. Miguel Nunes da Silva, presidente da entidade, destacou a importância da criação da delegacia sindical no município. “Gurupá será uma alavanca importante, é o ponto de partida no Marajó, para o reconhecimento dos trabalhadores que contribuíram com a nação brasileira e com os Estados Unidos, durante a 2ª guerra mundial. Ao término da guerra, uma indenização deveria ter sido paga aos seringueiros, mas isso não aconteceu, a pesar dos americanos terem repassado os recursos ao Banco da Borracha para tal finalidade”, enfatizou. “Hoje os seringueiros, ou seus familiares, têm direito a receber como indenização a quantia de R$ 25.000,00, amparada pela PEC (Projeto de Emenda Constitucional) nº 556, além de uma pensão vitalícia de R$ 1.448,00 que passa de pai pra filho”. 
Segundo Miguel, aqueles que já possuem uma aposentadoria como agricultor, poderão também fazer a transferência para a categoria de seringueiro, passando a receber 2 salários mínimos, agregado ao valor da indenização. “Já estamos em contato com a Pirelli e outras empresas que já manifestaram interesse em firmar convênio conosco, sendo que agora já dispomos de novas técnicas para o beneficiamento do látex, expondo cada vez menos os trabalhadores aos riscos que a atividade proporciona”, finalizou. Os interessados poderão procurar a delegacia sindical de Gurupá, ou em Santarém, na Rua Siqueira Campos, 308, apart. 102, para efetivarem seu cadastramento.
(Por Dailton Palheta/Rede SBC Brasil)

Nenhum comentário: