Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

18 de novembro de 2013

'Chamado da Floresta' levará ministros a Melgaço


Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira confirma preseça em  Encontro
Nos próximos dias 28 e 29, na Resex Gurupá/Melgaço Santa Maria dos Araiolos, em Melgaço, no Marajó, será realizado o II Chamado da Floresta. O ex-prefeito de Ananindeua foi convidado por José Augusto Silva, representante do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNPE). O evento vai contar ainda com presença de cerca de 500 lideranças extrativistas, prefeitos e os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; Desenvolvimento Social, Tereza Campello e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, além de Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República.
“Escolhemos Melgaço para sediar o evento para que o alto escalão do governo federal conheça in loco o município com pior Índice de Desenvolvimento Humano do país e com a maior taxa de analfabetismo do Brasil”, explica o presidente nacional do CNPE, Joaquim Belo.
No evento haverá a apresentação de duas pautas de reivindicações, uma é sobre as demandas dos municípios, que contêm territórios de uso coletivo de populações extrativistas, em relação à saúde, educação, transporte e segurança. Um prefeito será escolhido para representar cada região. “Vai ser uma grande oportunidade para que os municípios possam dizer o que realmente precisam para garantir mais qualidade de vida para a população extrativista”, observou o prefeito de Melgaço, Adiel Moura.
Outra pauta será sobre as reivindicações dos territórios de uso coletivo de populações extrativistas, as chamadas Resex, como a regularização fundiária, criação de novas Resex, planos de manejo florestal, energia elétrica através do programa “Luz Para Todos” e demais necessidades dos extrativistas.
(Da redação)

Nenhum comentário: