Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

28 de outubro de 2014

Melgaço, na região do Marajó, tem a maior abstenção do País


Um município paraense ganhou destaque nas eleições em segundo turno este ano. Mas não foi por nenhum problema nas urnas eletrônicas ou atraso na votação, transmissão dos dados ou apuração, que no Pará foi muito rápida e acabou exatamente às 21h27, antes do previsto pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará. É que Melgaço, na região do Marajó, no Pará, teve o mais alto percentual de abstenção de todo o País. No município, 44,57% dos eleitores deixaram de comparecer às urnas. Além disso, o Pará lidera mais uma vez o ranking de abstenções entre os Estados que não tiveram a eleição decidida no 1º turno. Este ano, 25,14% dos eleitores paraenses não compareceram às urnas. Os paraenses também lideraram em 2010, 2006, 2002 e 1998.
Mesmo com a alta abstenção, o TRE do Pará avaliou de forma positiva as eleições deste ano. A votação, no Pará, foi concluída às 21h27, antes do tempo previsto. De acordo com o diretor geral do tribunal, Miguel Santos, essa foi a apuração mais rápida na história das eleições do Estado. “A previsão era encerrar a apuração às 22h, mas fomos surpreendidos com a rapidez na transmissão dos votos”, destacou o diretor.
A celeridade na transmissão do resultado foi possível porque o TRE disponibilizou novos pontos de transmissão. Foram 27 a mais que no primeiro turno. “Algumas intervenções atrapalharam a primeira etapa das eleições. Em Capitão Poço, por exemplo, a votação se encerrou às 21h30, o que, consequentemente, provocou demora na divulgação do resultado final. A partir daí, trabalhamos para sanar este e outros problemas. Por isso, nossa avaliação é positiva, principalmente do ponto de vista da logística”, considerou Miguel Santos.
O Pará foi o 20º Estado do País a encerrar a apuração dos votos. Apesar da colocação, a contagem dos votos no Pará foi uma das mais céleres, em comparação a outros locais do País. “A questão é que outros Estados finalizaram a votação uma hora antes, por conta do horário de verão. Além disso, em outros Estados não houve segundo turno para governador, ou seja, os eleitores votaram apenas para presidente”, ponderou.
Completa no site: www.sbcmarajo.com.br

Nenhum comentário: