Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

29 de maio de 2013

Crianças e jovens dão os primeiros passos do basquete gurupaense

Foram dados na manhã de sábado, (25), os primeiros passos do basquetebol gurupaense. A história do  esporte no município passou a ser escrita a partir do lançamento oficial do projeto “Pratique Basquete”, idealizado e conduzido pelo delegado de polícia civil Marco Antônio Pitman Machado, titular da delegacia de Gurupá. Pitman que é apaixonado pelo basquete,  e reúne alguns consideráveis requisitos para coordenar o projeto, pois, já integrou as principais equipes do basquetebol do Pará, defendendo as cores de clubes como Payssandu, Clube do Remo, Assembléia Paraense e Seleção paraense, chegando a conquistar diversos títulos, entre eles, o de vice-campeão brasileiro. Segundo Marco Pitman, o objetivo principal do projeto é contribuir na formação dos jovens,  que em breve conduzirão os passos do município de Gurupá. “acredito que o esporte é uma ferramenta bastante eficaz para colocamos nossas crianças e jovens no caminho certo, no momento em que eles estão praticando esporte, estão se distanciando de atividades que andam em discordância com a lei”. Acrescentando, disse que partirá em busca de mais apoio para o projeto. "Em breve iremos até Altamira, em busca de ajuda do CCBM(Consórcio Construtor Belo Monte) para que venham contribuir com a aquisição de calçados e cestas básicas a serem doadas aos alunos participantes, além da doação de um placar eletrônico para o ginásio municipal”, concluiu. Em sua primeira chamada, o projeto já contou com a participação de mais de 160 alunos, na maioria, estudantes da rede pública de ensino. Hoje o projeto conta com o apoio de representações de diversos seguimentos, como: Madeireira Hadex, Casa Alfaia, Serrão Construções, SBC Brasil, além da Prefeitura de Gurupá. A aula inaugural será realizada nesta quarta – feira (29), às 18h. e 30 min. no ginásio poliesportivo municipal. 
 (Por: Dailton Palheta)

Saiba mais sobre o Basquetebol:
O basquetebol (basquete (português brasileiro) ou básquete (português europeu) ) ou bola ao cesto é um desporto coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), Estados Unidos.1 É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.
História do basquete no Brasil
A prática do basquete no Brasil começou quando o norte-americano Augusto Shaw introduziu o esporte na Associação Atlética Mackenzie de São Paulo, em 1896. No Rio de Janeiro, teriam acontecido, em 1912, os primeiros jogos de basquete, na rua da Quitanda, com o América Football Club tendo sido o primeiro clube carioca a introduzir o esporte nesta cidade, incentivado por Henry J. Sims, diretor da Associação Cristã de Moços.

Nenhum comentário: