Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

17 de maio de 2013

Governo do Estado vai investir R$ 24 milhões em 36 novos abatedouros


A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) tem como prioridade acabar com o abate clandestino de carne no Pará, meta que deve ser alcançada com a decisão do governo estadual de construir 36 novos abatedouros em diversas cidades, até o fim de 2014. O investimento é estimado em cerca de R$ 24 milhões.
Para garantir a implantação desses matadouros de baixo custo para os municípios, com capacidade de abate de 20 a 50 cabeças diárias, Adepará está orientando as prefeituras a garantir a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que passa pela criação e aprovação da lei municipal de inspeção.
Cada obra tem uma duração que varia entre oito e dez meses, mas a escolha do local e o início das obras ainda dependem de uma estratégia governamental e da condição orçamentária do Estado. Segundo o diretor da Adepará, Mário Moreira, é preciso cumprir as regras e os critérios sanitários da legislação vigente. “Assim vamos garantir a qualidade sanitária do produto”, ressalta.
Até o fim de maio, o Pará estará com a certificação nacional de livre de febre aftosa, e até maio de 2014, a Adepará se empenhará para garantir a certificação internacional de livre de aftosa. Antes, porém, o Estado passará pelas auditorias internacionais. “Vamos ganhar mercado e ampliar as fronteiras. O produtor de Estado livre pode se credenciar para vender o animal em qualquer lugar do Brasil e do mundo. O abate clandestino continuará sendo combatido”, reforça Mário Moreira.

Nenhum comentário: