Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

29 de maio de 2013

Biblioteca municipal completará 36 anos de funcionamento

Por mais que os avanços tecnológicos estejam cada vez mais presentes em nosso dia a dia, principalmente com a chegada da era dos computadores, mais precisamente da internet, ferramenta utilizada com uma velocidade bastante considerável em se tratando de métodos de pesquisa. Seguindo por outra via, e ainda exercendo um importante papel na preservação da história,  estão as bibliotecas. No mundo, acompanham a própria história da escrita e das formas de registro do conhecimento humano.
Há relatos de bibliotecas que já reuniam milhares de tábuas de argila. Mais tarde, surgiram as coleções de papiros e pergaminhos. A mais famosa biblioteca da Antiguidade foi a de Alexandria no Egito, criada no século III a.C. A partir do século XVII, surgiram as primeiras bibliotecas públicas, patrocinadas por mecenas (pessoas que patrocinavam artistas e escritores para obter prestígio). A primeira biblioteca pública oficial do Brasil foi a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, cujo acervo original foi trazido com a família real e a corte portuguesa, em 1808, quando Portugal foi invadido pelas tropas de Napoleão. Até então, durante todo o período colonial brasileiro, havia somente bibliotecas particulares e de conventos, destinadas a poucos  usuários. No município de Gurupá a história recente da biblioteca pública, começa oficialmente em 27 de outubro de 1977, com a assinatura da lei municipal Nº 603/77, pelo então prefeito José Vicente de Paula Barreto Mello criando a Biblioteca Pública Municipal. Para seu funcionamento, a instituição recebera na época um crédito especial de Cr$-15.000,00(quinze mil cruzeiros), destinados às despesas com a instalação e aquisição de acervo inicial. Para que este recurso fosse disponibilizado, foi necessária a anulação parcial orçamentária de recursos do setor agropecuário. Na lei ainda estavam asseguradas a criação do cargo de bibliotecária e autorização para o município firmar convênio com o Instituto Nacional do Livro. Segundo relatos, o primeiro espaço utilizado para o funcionamento da biblioteca teria sido na fortaleza de Santo Antonio, e posteriormente transferido para o local onde mesma se encontra hoje, diga-se de passagem, na verdade, onde antes funcionava o antigo mercado municipal da cidade. A pesar de ter feito parte da vida escolar de muitos alunos gurupaenses, hoje alguns professores formados, há quem concorde que a instituição ainda não obteve o reconhecimento merecido, pelo ao menos, não há registro de nenhum evento festivo, em razão de seu aniversário, isso após mais de 3 décadas de existência. Hoje a biblioteca pública de Gurupá continua em plena atividade, dispondo de um excelente acervo, além de alguns computadores para auxiliar os alunos. Fica aqui nossa homenagem a todas as bibliotecárias que por lá passaram, e que até hoje trabalham no setor, algumas com mais de 30 anos de relevantes serviços prestados. (Por: Dailton Palheta) 

Nenhum comentário: