Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

18 de setembro de 2013

Emater garante acesso de extrativistas em Gurupá ao crédito rural

Quarenta famílias extrativistas de cinco comunidades de Gurupá, no Arquipélago do Marajó, já começaram a receber os recursos que vão alavancar a produção de açaí das famílias. Por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), cada família tem direito a R$ 12 mil. Os projetos técnicos que garantiram acesso ao crédito têm a assinatura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
 
Os recursos serão empregados no manejo do açaizal, incluindo desbaste e a colheita do principal produto da economia do município. Toda a produção do açaí nas comunidades é orgânica.
 
A expectativa da Emater é que com os investimentos, dentro de dois ou três anos, a produtividade dos açaizais aumente entre 30% e 50%. “Temos realizado atividades técnicas que têm ajudado no aumento da produtividade, além do acompanhamento técnico", disse Ted Quemel, técnico da Emater.
 
Hoje cada família ganha em torno de R$ 25 mil por ano com a produção do açaí. A produção do fruto no município está em torno de mil latas por ano. Os maiores mercados do açaí de Gurupá são a grande Belém e o Estado do Amapá.
(Da redação)
 

Nenhum comentário: