Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

19 de maio de 2015

Governador em exercício discute agenda de investimentos ao Marajó

O governador em exercício, Zequinha Marinho, se reuniu com a presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam) e prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro, para definir a pauta a ser apresentada ao ministro de Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante visita ao município de Breves, na Ilha do Marajó, em data ainda a ser definida. O encontro ocorreu no fim da manhã desta segunda-feira, 18, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
Entre os assuntos que serão pleiteados junto ao ministério estão o beneficiamento de couro bubalino, o investimento em microindústrias de laticínio e o fortalecimento da cultura de açaí e de piscicultura com criatórios de pirarucu, tamuatá e camarão. O investimento em infraestrutura e logística também vai fazer parte das solicitações, como a implantação de pistas de pouso em dez municípios marajoaras, que dependem desse modal para o desenvolvimento econômico e turístico da região.
Para Consuelo Castro, a perenização do Lago Arari é uma questão fundamental para diminuir as distâncias entre municípios marajoaras. O projeto prevê a dragagem do lago para possibilitar a passagem de embarcações maiores, encurtando o tempo de viagem e beneficiando diretamente os municípios de Anajás, Afuá e Chaves. “Hoje uma viagem para Chaves dura 36 horas. Com a perenização do lago, essa mesma viagem poderá ser feita em doze horas”, explicou a prefeita, que pretende incluir o tema nas discussões com o ministério.
A comissão surgiu para desenvolver a Amazônia Legal e tratar sobre integração regional e limites da legislação; valorização econômica; assuntos indígenas; caça, pesca, fauna, flora e regulamentação. A partir de 2004, a comissão ampliou a atuação para formular políticas públicas de desenvolvimento e integração das diversas regiões brasileiras. Atualmente, também se dedica planos regionais de desenvolvimento econômico e social, planos nacionais de ordenação do território e assuntos de interesse federal de municípios e Estados.
(Agência Pará)

Nenhum comentário: