Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

7 de novembro de 2012

Oposição entrega representação contra Lula à PGR


PPS e PSDB querem apuração de afirmações feitas pelo publicitário Marcos Valério; segundo o publicitário, Lula era chefe do mensalão.

 

A oposição entregou à Procuradoria-Geral da República um pedido de investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A representação é baseada em duas reportagens da revista veja, mostrando como Marcos Valério, operador financeiro do mensalão, atribuiu a Lula um papel de comando no esquema.
O presidente do PPS, Roberto Freire, e os líderes PSDB no Congresso alegam no documento que os novos indícios contra Lula devem ser apurados: "As acusações são gravíssimas e precisam ser investigadas a fundo", diz a representação.
Valério atribui a Lula o papel de chefe do mensalão. O publicitário afirma ainda que o esquema julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) era apenas uma parte da engenharia de movimentação ilícita de recursos montada pelo PT. Uma reportagem de uma evista de circulação nacional, mostrou ainda que o publicitário procurou o Ministério Público Federal para contar o que sabe - inclusive sobre a morte de Celso Daniel, prefeito petista de Santo André.
O texto de cinco páginas elaborado pela oposição afirma ainda que a chamada teoria do domínio do fato, aplicada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como um elemento condenatório do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, também vale para Lula.
Cobrança - "É público e notório que, à época dos fatos, existia uma íntima ligação entre o representado (Lula) e o ex-ministro da Casa Civil (...). Nesta perspectiva, indaga-se: a teoria do domínio do fato não poderia ser aplicada - e com muito mais razão - ao chefe do próprio José Dirceu?", perguntam os oposicionistas no documento.
O deputado federal Roberto Freire (SP) diz que a oposição precisava cumprir o seu dever de cobrar. "Estamos pedindo que se esclareça, porque a denúncia é muito grave e quem a fez foi condenado por ser o principal operador do mensalão", diz ele. Freire também ironiza o silêncio de Lula sobre as afirmações de Valério: "Quem devia estar pedindo investigação era Lula, e não nós".
Depois de anunciar que assinaria a representação com PPS e PSDB, o DEM recuou: o presidente do partido, o senador José Agripino Maia (RN), acredita ser necessário aguardar as investigações preliminares da PGR sobre as afirmações de Valério. 
No PSDB, as orientações sobre o assunto foram desencontradas. No fim, o partido foi representado por suas lideranças no Congresso. Líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR) diz que sempre esteve decidido a assinar o pedido de investigação: "A nós, o presidente Sérgio Guerra não fez nenhuma solicitação. É dever da oposição agir dessa forma", disse ele.

 

Nenhum comentário: