Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

24 de abril de 2013

Comitiva do governo do estado visita projeto quilombola

Na última sexta – feira, (19), desembarcou em Gurupá uma comitiva enviada pelo governo do estado, com o objetivo de visitar uma das áreas remanescente de quilombo, onde se desenvolvem projetos de manejo florestal. O grupo composto por secretários de estado, políticos e técnicos do setor agrícola e ambiental, pode acompanhar de perto o andamento dos trabalhos iniciados a partir da assinatura de um contrato de parceria estabelecido entre a Arqmig (associação dos remanescentes de quilombos de Gurupá) com a empresa madeireira Hadex. O acordo firmado em 2010 estabelece que cada comunidade receba 40% do valor do projeto, sendo que desta porcentagem, é retirado 8% para investimentos em áreas sociais, já o restante, é dividido entre as famílias. Na comunidade Jocojó, os visitantes após verificarem de perto as áreas de plantio de cacau e de criação de peixes, participaram de uma reunião realizada no barracão comunitário, onde depois de assistirem a uma apresentação folclórica “gambá”, manifestaram seu contentamento, quanto ao bom andamento do projeto. Segundo Sidney Rosa (sec. de desenvolvimento e produção do estado), “o exemplo de Gurupá irá influenciar como modelo para a implantação de projetos  de manejos comunitários em outros municípios do estado”. Disse ainda, em entrevista, que estão dando significado a um decreto assinado em outubro de 2012 pelo,  governador Jatene “o governador separou e destinou uma área chamada Joana Peres de (493.000 hec.) para  o desenvolvimento de projetos de manejo madeireiro comunitário, que terá o intermédio da Sema (secretaria estadual de meio ambiente), Ideflor(instituto estadual de desenvolvimento florestal) e secretaria estadual de desenvolvimento e produção, a serem executados por empresas legalmente licenciadas, com intuito de garantir para as famílias todos os benefícios da extração da madeira”, finalizando,  parabenizou o gerente da empresa Hadex, Mauro Martins por conduzir de forma eficiente o desenvolvimento do projeto.
Já o empresário Arnaldo Betzel (proprietário da Hadex), falou sobre a parceria firmada com as comunidades, “Aprovamos o 1º projeto, e a partir deste momento através de um trabalho sério, obtivemos a  confiança da comunidade, sempre cumprindo a risca o que foi estabelecido em contrato, e em muitos casos, indo além das obrigações, agindo pelo simples objetivo de atender as necessidades das famílias”, destacou. Ainda na reunião, muitos tiveram a grata surpresa em saber que o secretário estadual de meio ambiente, José Colares, é filho de Gurupá, nascido na região do distrito do Itatupã. Colares em seu discurso, além de assumir sua identidade  gurupaense, firmou o compromisso em contribuir com o município. Destacando, “a sustentabilidade tem que ser o esteio de todo trabalho, da comunidade à empresa”, e dirigindo-se ao prefeito Raimundo Nogueira acrescentou, “a secretaria de meio ambiente está aberta para prefeitura de Gurupá, repasso uma relação de 275 atividades que a prefeitura pode está licenciando”. Repassou também, a resolução que segundo ele, foi assinada para “destravar” toda a atividade rural, principalmente a de agricultura familiar, considerada atividade de baixo impacto.
Comitiva reuni com a comunidade quilombola
Quanto aos projetos de manejo florestal, disse, “ninguém vive de contemplação, é demais exigir de uma comunidade que está abandonada, que fique olhando para a madeira sem poder usá-la. Que este uso, seja feito forma sustentável, em que os benefícios se internalizem na comunidade” enfatizou.
Na ocasião o prefeito Raimundo Nogueira deixou sua mensagem de agradecimento à comitiva, mostrando-se satisfeito com a iniciativa de levar aos outros municípios do Pará, o modelo do projeto desenvolvido em Gurupá. Concluindo, fez votos para que a comunidade possa administrar bem os recursos obtidos durante a exploração da madeira.
José Colares(sec. est. de meio ambiente)
O evento contou ainda com a presença do deputado e ex-prefeito de Breves, Luiz Rebelo, que disse, relembrar da época em que era morador ribeirinho, isso há 40 anos, mas, hoje se mostra preocupado, com a situação dos agricultores, “o homem do interior está migrando para a cidade, porque ele está abandonado pelo poder público, para mudar esse quadro, nós precisamos estar unidos para resolver os problemas”, finalizando, se comprometeu em alocar uma emenda parlamentar para Gurupá. No encerramento,  a comitiva se prontificou em retornar ao município para acompanhar e discutir soluções para o cumprimento das demandas da comunidade.
(Por: Dailton Palheta – SBC Brasil – Filial: Gurupá-PA)

Nenhum comentário: