Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

24 de julho de 2013

Gurupá confirma adesão ao programa “Mais Médicos”

Os municípios paraenses tinham até esta quinta-feira, (25), para oficializar a adesão ao programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde que integra o pacto pela saúde, que prevê a expansão e aceleração de investimentos por mais e melhores hospitais e unidades básicas de saúde.
Segundo o secretário municipal de saúde de Gurupá, Manoel Pantoja da Costa ”Bira”, o município aderiu ao programa na semana passada, restando apenas a montagem das equipes que irão compor a coordenação, conforme exigências do ministério da saúde. Informou ainda que solicitou ao Governo Federal que contratasse 4 profissionais nas áreas de odontologia, pediatria, fisioterapia  e cirurgião. Concluiu o secretário.

Os médicos que atenderem a chamada receberão do ministério uma bolsa federal no valor de R$ 10 mil, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa. Os municípios deverão garantir moradia e alimentação aos médicos, além de ter acesso a recursos da saúde para construção, reforma e ampliação das unidades de saúde. 
O programa prevê, ainda, a criação em todo país de 11,5 mil novas vagas para medicina, 12 mil para residência médica (sendo 1.300 só para região Norte), além do aprimoramento da formação médica, com inclusão de ciclo de 2 anos na graduação, para que os estudantes atuem no Sistema Único de Saúde(SUS). 

O ministro da saúde Alexandre Padilha, em recente encontro realizado em Belém (PA), ressaltou que no Brasil há 700 municípios sem médico. “Tem que parar de achar que a saúde só se faz dentro do hospital, já que 80% dos problemas podem ser resolvidos na Atenção Básica”, frisou o ministro.
Segundo o Ministério da Saúde, até o último dia 18 de julho, o programa havia registrado a inscrição de 13.857. Do total de profissionais que aderiram ao programa, 11.147 se formaram no Brasil e 2.710 no exterior (sendo 12.701 brasileiros e 1.156 estrangeiros).

Por: (Dailton Palheta/SBC Brasil)

Nenhum comentário: