Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

5 de dezembro de 2013

Gurupá: Manifestantes ocupam terreno na área da Xingú


Na noite desta quarta-feira, 04, por volta das 23:00h, várias famílias ocuparam uma área que fica localizada no bairro da Xingú, em Gurupá. Segundo os ocupantes, a finalidade é utilizar o terreno para a construção de uma feira livre, onde os agricultores possam comercializar seus produtos, além da construção de um porto, para embarque e desembarque da produção, considerando que a área em questão, fica às margens do rio Amazonas. De acordo com Eriana Leão Dias uma das organizadoras do movimento, esta reivindicação já vem sendo feita há muito tempo. “Após tomarmos conhecimento de que o “dono” do terreno estaria colocando a área a venda, onde o mesmo não construiu nada até hoje, nós então resolvemos ocupar o local, isso após várias reuniões na comunidade”, disse Eriana. Enfatizou ainda, que o movimento recebe o apoio de várias comunidades através de abaixo assinado, da maioria dos moradores do bairro Xingú, mas principalmente o apoio da igreja Católica, concluiu.

Do lado oposto, alegando propriedade sobre o terreno, está Benedito Amorim, popularmente conhecido por: “Araponga”. O mesmo nos informou que comprou o terreno e posteriormente fez a doação da área para a Associação dos Piscicultores de Gurupá, entidade onde o mesmo atualmente, ocupa o cargo de presidente. “Tenho todos os comprovantes de pagamento do IPTU, recibos e documentação da Associação, por tanto, recorrerei a justiça para que tome providências”, disse Benedito.
Logo após, Amorin acompanhado por seu Advogado, juntamente com alguns policiais militares, foram até o local ocupado, pedir que as famílias saíssem da área, sem que fosse necessária uma intervenção judicial. Na ocasião, o clima ficou tenso, os ocupantes se recusaram a deixar o local, afirmando que somente sairiam sob uma ordem judicial. Até o momento os moradores permanecem acampados, aguardando que o Poder Judiciário se manifeste sobre o assunto.
(Por: Dailton Palheta – Rede SBC Brasil)

Nenhum comentário: