Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

25 de janeiro de 2014

Agricultores em Gurupá recebem recurso para custear piscicultura


Agricultores familiares de Gurupá, no arquipélago do Marajó, começam a receber na próxima segunda-feira, 27, recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para custeio da atividade de piscicultura em tanque escavado. Os agricultores beneficiados, no total de 10, são assistidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

O crédito, que chega por meio do Banco do Brasil, tem valor superior a R$ 250 mil, que será empregado na compra de 50 mil alevinos de tambacu, tambatinga e aracu, além de ração, calcário e adubo. Estes dois últimos itens são fundamentais para a correção da acidez e garantir matéria orgânica adequada para a boa qualidade da água e, consequentemente, melhor desenvolvimento do peixe.

A expectativa da Emater é que com a aquisição dos novos materiais, a renda por família beneficiada com o crédito aumente em até 15% em um ano, quando já será possível fazer a primeira despesca, com os peixes podendo atingir até três quilos de peso.

Segundo Ted Quemel, técnico da Emater, a piscicultura, que é uma atividade secundária em Gurupá, tem mercado garantido. O pescado pode ser comercializado no mercado local e em municípios vizinhos chegando até Macapá, capital do Amapá. Outro fator importante gerado por meio do processo de produção do pescado em tanque escavado é a organização das famílias. “É muito mais fácil atrair compradores maiores se os piscicultores tiverem o produto para oferecer. Unidos eles podem adquirir outros benefícios, como a diminuição dos custos com a produção”, garantiu o técnico.

Nenhum comentário: