Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

30 de janeiro de 2014

ARQMG e Empresa Hadex entregam computadores para quilombolas de Gurupá


Como parte das ações voltadas para o melhoramento da qualidade de vida nas comunidades quilombolas de Gurupá, atendendo as reivindicações dos moradores de 11 comunidades associadas à ARQMG (Associação dos Remanescentes de Quilombos de Gurupá), a empresa madeireira HADEX entregou no último fim de semana de janeiro, 10 computadores e 5 impressoras multifuncionais, que servirão aos alunos matriculados nas escolas de ensino fundamental das respectivas comunidades. Inicialmente 5 comunidades receberam os equipamentos, o restante irão receber a partir do mês de março de 2014. A entrega do material foi realizada pelo presidente da ARQMG Genival Alho Vieira, pelo 1º secretário Waldeci Nascimento dos Santos e representando a empresa, o Téc. Fábio Muniz. Cada escola recebeu 2 computadores e uma impressora, a maioria nunca havia recebido esse tipo de equipamento, por tanto, uma novidade para os alunos, outras, até foram contempladas pelo projeto de inclusão digital do MEC (Ministério da Educação), no entanto em uma delas, nunca chegaram a funcionar, devido problemas técnicos apresentados durante a instalação. Segundo os moradores da comunidade São Francisco do Ipixuna, os técnicos da secretaria municipal de educação deixaram os monitores e ficaram de retornar com os CPU’s, devidamente reparados, mas, até o momento isso não aconteceu, embora já tenha se passado mais de 1 ano e meio.
Durante a entrega dos computadores, Genival Vieira presidente da ARQMG, falou da importância da doação feita pela Hadex. “Estamos satisfeitos com a empresa, sabemos que estes equipamentos serão de grande serventia para os alunos das comunidades”. Na comunidade Quadrangular do Ipixuna, o pastor José Carlos também expressou sua felicidade ao receber a doação. “Nossa alegria está em saber que nossas crianças irão ser beneficiadas com a conquista destes equipamentos, muitos de nossos filhos têm que se deslocar para a cidade, por falta de condições para evoluir nos estudos” enfatizou. Em todas as comunidades beneficiadas a felicidade dos pais dos alunos era notória. Inicialmente foram contempladas as comunidades: Quadrangular do Ipixuna, São Francisco do Ipixuna, Santo Antônio do Camutá do Ipixuna, N. Srª do Perpétuo Socorro do Pucuruí e Quadrangular do Pucuruí beneficiando cerca de 200 alunos.
Mauro Martins, gerente da empresa, enfatizou que muitas ações já foram realizadas em favor das comunidades quilombolas, que ainda tem muito pra ser realizado. “A empresa Hadex vem cumprindo com o seu papel social junto às famílias inseridas no projeto de manejo sustentável, na área da educação esta é apenas mais uma das muitas contribuições para a melhoria do bem estar dos moradores, tudo o que foi combinado com as comunidades, está sendo cumprido” concluiu.
Mais de 1milhão de reais já foram investidos na área social, dividido entre reformas de centros comunitários, trapiches, barcos das comunidades, reforma, construção ou ampliação de igrejas, construção de casas para fabricação de farinha, compra de um trator agrícola, aquisição de grupo geradores de energia elétrica, auxilio financeiro para tratamento de saúde, plantação de mais de 60 mil pés de cacau, com acompanhamento técnico por até 2 anos, construção de 16 tanques com capacidade de 1000 peixes cada, perfuração de poços artesianos e o pagamento das parcelas aos beneficiários em dia. Tudo é reflexo de um acordo firmado em 2010, entre a empresa Hadex e ARQMG.
O proprietário da empresa HADEX Sr. Arnaldo Betzel, falou sobre a ação. “Estou muito feliz em poder contribuir para o desenvolvimento do município de Gurupá e particularmente das comunidades quilombolas onde a empresa atua, fortificando cada vez mais a parceria comunidade/empresa, que esta servindo de modelo para outras parcerias no Estado do Pará.
(Por: Dailton Palheta / Rede SBC Brasil)