Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

12 de março de 2013

(ICMBio) apreende pescado e carne de jacaré em Gurupá


Peixes no período de defeso e carne de jacaré foram apreendidos durante fiscalização do (ICMBio)
A pesar de vários alertas emitidos por meio da divulgação da Portaria do governo federal, que estabelece o período de defeso, identifica as espécies que encontram- se protegidas por força da Lei, além de destacar as penalidades. Na manhã desta segunda-feira (11), a equipe do  ICMBio (Instituto Chico Mendes conservador da biodiversidade), ligada ao Ministério do Meio Ambiente, com o apoio de uma guarnição do 9º BPM, comandada pelo SGT - PM – Tedy, efetuou a apreensão de 144Kg de pescado e 54 kg carne de caça que estavam sendo comercializados de forma ilícita. Segundo o agente do (ICMBio), Pedro Alves Vieira “Pedro Tapurú”, após uma fiscalização rotineira, foram encontrados em uma embarcação, especificamente 54Kg de carne de Jacaré, 40Kg de Tamuatá e 104Kg de Acarí, espécies, que de acordo com a legislação, encontram – se protegidas pelo período de defeso. “O aviso foi emitido, inclusive a comercialização da carne de jacaré, está permanentemente proibida, salvo aquelas extraídas em criadouros legalizados”. Informou ainda, que de acordo com a portaria, a data para o término do defeso do “acari” vai até 31 de março e do “tamuatá” termina em 30 de abril, concluiu o agente. 
O proprietário da embarcação, e suposto dono dos produtos, não foi encontrado no momento da ocorrência, fazendo com que somente o material fosse apreendido. Em seguida, a vigilância sanitária do município foi acionada, a fim de atestar se os peixes e a carne de réptil estavam apropriados para o consumo humano. Após a constatação de que o material não oferecia riscos à saúde, foi efetivada a doação para alguns  moradores que residem em comunidades carentes da cidade, ação inclusive, acompanhada pela assistente social, Josiane Lopes que trabalha no município. A representação do O ICMBio atua no município de Gurupá desde 2007, e hoje, dispõe de um veículo terrestre(Pick-up) e uma lancha “voadeira” adquirida recentemente para auxiliar na fiscalização.(Por: Dailton Palheta – SBC Brasil – Filial: Gurupá/PA) 

Nenhum comentário: