Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

3 de março de 2013

Pescadores de Gurupá discutem sobre Belo Monte


 Sede da Colônia– Z 49
Na  manhã deste  domingo(24), um grande número de pescadores compareceu à sede da Colônia– Z 49, com o objetivo de discutir e oficializar a representatividade aos advogados, que irão representa-los junto à mesa de negociações ou até mesmo no caso de uma possível “ação de reparação de danos”, ingressada na justiça em desfavor ao CCB  (Consórcio Construtor Belo Monte), responsável pela construção da barragem de Belo Monte em Altamira/PA. Durante o evento, alguns pescadores expuseram suas reivindicações, aproveitando o momento também, para falar de suas dificuldades e preocupações sobre o assunto. Atendendo o pedido da Federação e da Confederação dos Pescadores, Omar Elias Geha, um dos advogados que representará os pescadores neste pleito, veio até Gurupá para participar do evento. Segundo Omar, estão sendo aguardadas as conclusões de estudos técnicos a cerca dos possíveis impactos ambientais, que seriam causados após a conclusão a obra de Belo Monte. “Em um primeiro momento, partiremos para um diálogo com representantes da empresa, políticos, ministros, em fim, com quem for necessário. Não existindo nenhum diálogo, provavelmente tomaremos o caminho até a esfera judicial”. Disse ainda,  que de acordo com informações que lhes foram repassadas,  há o descumprimento de alguns acordos firmados anteriormente com o CCB. “Que me perdoem o equivoco, mas, o que foi assegurado em contrato para Altamira, como o saneamento básico(ainda em 10%), reforma do hospital, construção de um novo hospital, melhoria da distribuição e abastecimento de água para a população, as demandas, ainda não estariam sendo executadas. Se eles estudaram ou fizeram algo,  guardaram para eles”, concluiu Omar. 

Pescadores assinam procuração de representação aos advogados
Vereadores participam de reunião na sede dos pescadores
Durante a reunião, a presidente da Colônia Z – 49, Maria Alcântara, disse, pretender lutar até o final pelos direitos dos pescadores. “Jamais iria trazer até aqui, algo que fosse para prejudicar a categoria, se precisarmos ir para rua protestar, nós iremos”, Destacou a presidente. Alguns parlamentares do município, também manifestaram apoio aos pescadores, comprometendo-se inclusive, em cobrar mais informações por parte do poder público. A obra de Belo Monte tem gerado um grande número de empregos e impulsionado a economia da região do Xingu. Porém, a mesma avança deixando muitas dúvidas quanto aos seus impactos ambientais, gerando consequentemente muitos protestos.
 (Dailton Palheta - SBC Brasil –Filial: Gurupá-PA )

Nenhum comentário: