Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

24 de agosto de 2013

Fortaleza de Gurupá: Retrato do abandono e esquecimento

Fortaleza de Santo Antônio de Gurupá(tombada como patrimônio histórico da União)
A fortaleza de Santo Antônio de Gurupá, principal cartão postal do município, ultimamente não tem atraído muitos elogios por parte de seus visitantes. A fortificação que é tombada como patrimônio histórico da União, nitidamente necessita de uma reforma urgente. O prédio apresenta paredes com pichações por toda parte, parte do muro da entrada já começa a desabar, luminárias quebradas, que deixam a fortaleza em total escuridão a noite, talvez se existisse algum zelador, poderia reprimir a ação dos vândalos.  Não há nenhum funcionário treinado que possa resumir aos visitantes a história daquela praça de guerra, quantas batalhas ocorreram, e de que maneira, em fim, os relatos estão resumidos em apenas 4 placas fixadas no local, o que não corresponde a elevada importância histórica que possui para o estado do Pará e o Brasil. 
O porão sendo utilizado como banheiro público
Na última quinta-feira, (22), O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou no "Diário Oficial da União" a relação dos municípios que receberão recursos do PAC Cidades Históricas, mas, a pesar da grande necessidade, Gurupá não está relacionado, talvez por falta de projetos. Os recursos para o programa chegam a R$ 1,6 bilhão, para serem utilizados na recuperação de patrimônios históricos, 44 municípios em 20 estados serão beneficiados. 
Paredes totalmente pichadas retratam o abandono
No Pará até o momento somente Belém foi contemplada, e receberá recursos para a restauração de 15 locais culturais e históricos, até cinema será reformado. O Governo Federal anunciou ainda a abertura de linhas de crédito no total de R$ 300 milhões para donos de imóveis tombados em cidades históricas que queiram revitalizar o prédio de acordo com as normas do tombamento. 
Luminárias destruídas denunciam a ação dos vândalos
A intenção do governo é garantir que as cidades se tornem polos turísticos, o que garante emprego e renda para a população. Quanto a Fortaleza de Gurupá, de acordo com o IPHAN – PA, o trabalho de manutenção e administração do monumento, é de responsabilidade da prefeitura do município, inclusive pela contratação de funcionários que cuidem do local. O certo é que a cultura e a memória do povo gurupaense pedem providências.  (Por: Dailton Palheta/Rede SBC Brasil)
O prédio pede reforma urgente

Nenhum comentário: