Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

27 de agosto de 2013

Nova aeronave do Graesp reforça as ações de segurança pública

Já está em operação a nova aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). O helicóptero AS 35OB2 – Modelo Esquilo é o sexto a compor o conjunto do órgão, que surgiu no fim de 2011, a partir da fusão do antigo Grupamento Aéreo da Polícia Militar com a Coordenadoria de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, objetivando integrar as ações e, assim, dar mais efetividade ao trabalho das áreas de segurança pública e defesa civil. Segundo o major da PM Márcio Bailosa, chefe da Seção de Planejamento do Graesp, o grupamento está diretamente subordinado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e pode atuar em qualquer ação, em especial no que se refere a resgates, salvamentos e transporte de autoridades.
O helicóptero conta, entre outros equipamentos, com uma câmera infravermelha, kit aeromédico e sistema de transmissão online, que permite, por exemplo, o acompanhamento, por parte de autoridades e comandantes, de operações especiais na hora em que elas ocorrem. A tecnologia foi a mesma usada, por exemplo, pela polícia inglesa durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. “Isso, certamente, facilita a tomada da melhor decisão para cada tipo de ação”, completa o chefe de Planejamento do Graesp. Recentemente, o trabalho do Graesp foi de fundamental importância para o controle de uma rebelião ocorrida no presídio de Cucurunã, em Santarém, no oeste do Estado. A aeronave do grupo, acionada para dar apoio aos policiais do Grupamento Operacional Tático (GTO), pode ser empregada tanto no socorro de possíveis vítimas, como no transporte de efetivo policial e, ainda, no reconhecimento aéreo da área onde a casa de detenção está sediada.(Da redação)

Nenhum comentário: