Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

12 de agosto de 2013

Idosos: 90% das quedas acontecem em casa

O número de casos de fraturas em idosos por conta de quedas é grande. Porém, o que mais assusta é saber que em 90% dos casos, os idosos caem dentro da própria casa, conforme informou o médico Jean Klay Machado, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Pará (SBOT-PA). Ele afirma que "as quedas acontecem normalmente no percurso quarto-banheiro".
Segundo a SBOT-PA, em um hospital em Belém, em apenas um ano foram registrados 59 casos de pacientes com fraturas por quedas, com idade superior a 80 anos. “Quanto mais alta a faixa etária, maior o índice de mortalidade”, alerta o médico.
A geriatra Laiane Dias acrescenta que as fraturas representam, em média, 50% das internações de idosos por trauma em prontos-socorros. Cerca de 80% desses casos ocorrem em idosos capazes de andar sozinhos e vivendo em comunidade, segundo a médica.
As fraturas podem ser potencializadas ainda por uma doença que atinge boa parte dos idosos, principalmente as mulheres, que é a osteoporose.
Considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido aos elevados custos econômicos para o tratamento e pelo índice de mortalidade, os casos de fraturas em idosos por conta de quedas será um dos temas do 13º Congresso Paraense de Ortopedia e Traumatologia, que acontecerá em Belém, nos dias 17 e 18 de agosto, no Centro de Convenções da Amazônia, Hangar.

Nenhum comentário: