Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

14 de janeiro de 2013

Em caso raro na medicina, brasileira sem língua aprende a falar


Auristela Viana posa ao lado do dr. Frederico Salles: apesar da aglossia, brasileira leva uma vida normal
O caso extremamente raro de uma brasileira que nasceu sem a língua e hoje consegue falar, sem sequelas, se tornou um exemplo para a medicina mundial. A jovem Auristela Viana da Silva é uma das únicas três pessoas de que se tem conhecimento com aglossia congênita isolada - isto é, a ausência total da língua, sem que haja outras deformidades. O longo procedimento necessário para tratar suas sequelas será explicado nesta segunda-feira pelo cirurgião-dentista Frederico Salles e equipe na Universidade de Brasília (UnB).
Auristela, 22 anos, teve todo o tratamento que a fez conseguir falar realizado no Brasil. Sem a língua, órgão fundamental para o bom desenvolvimento dos dentes e da mandíbula, a jovem tinha dificuldades para engolir e falar. Responsável por acompanhar o caso desde que ela era criança, o doutor Salles liderou um grupo multidisciplinar dedicado a fazê-la conseguir se comunicar por meio da voz. Além de profissionais da odontologia, também fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos se uniram para intervir na história de Auristela. Ela hoje leva uma vida normal, fala corretamente, é capaz de sentir todos os sabores e cursa uma faculdade na área da saúde: é aluna de Enfermagem.
"Ela chegou até mim em 1996, quando não tinha orientação médica e foi recomendada para tratamento em um hospital público de Brasília onde eu trabalhava. Seu caso é diferente de outros pacientes com aglossia, porque a deformidade, geralmente, vem acompanhada de uma série de outros problemas, como inversão dos órgãos, lábio leporino, amputação dos dedos e disfunções na tireoide", disse Frederico Salles em entrevista ao Terra. "A falta de língua faz deformidades incríveis", afirmou o médico. ( Da redação)

Nenhum comentário: