Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

14 de janeiro de 2013

Polícia flagra maus tratos a casal de idosos em Breves - PA

A Polícia Civil da delegacia de Breves, regional das ilhas, flagrou nesta segunda-feira (14) uma situação de maus tratos e a exposição da saúde física e mental de um casal de idosos. As vítimas são uma mulher de 87 anos, um homem com 95 anos, além de uma pessoa com deficiência intelectual de 38 anos.
Os três foram encontrados dormindo em redes e no chão de um quarto de madeira em péssimas condições de conservação. Apesar de receberem benefícios concedidos pelo Estado, o dinheiro é administrado por um homem identificado como Domingos Teixeira da Costa, que seria o filho do casal de idosos.
As autoridades constataram que, sem ocupação ou fonte de renda, Domingos gasta quase a totalidade dos valores recebidos pelos pais em bebida alcoólica, fato que para a Polícia explica a carência de recursos das vítimas e seu estado agravante.
Domingos foi encontrado dormindo no mesmo local que os pais. No local não havia nenhum móvel, geladeira ou fogão. A água consumida era da torneira em temperatura ambiente, sem qualquer tratamento. De acordo com a delegada Adriana Magno, os vulneráveis não têm alimentação todos os dias nem tampouco tem como manter a higiene. 
Os policiais civis observaram a situação degradante e conduziram Domingos, que é o responsável pelos pais e pelo irmão, até a delegacia de Breves para proceder ao respectivo TCO por infringir ao art.99 do estatuto do idoso (lei 10.671/2003), que prevê pena de dois meses a um ano e multa.
A ação atende determinação do superintendente Regional e da Diretoria de Policia do Interior. (Da redação - SBC)

Nenhum comentário: