Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

31 de janeiro de 2013

FESTIVAL DA CARATINGA É PROMESSA DE GRANDE MOVIMENTO NA REGIÃO DO XINGÚ


Durante quatro dias, a 21ª edição do evento deve dinamizar a economia e o turismo da cidade de Senador José Porfírio.

Na expectativa de presença de um público de cerca de dez mil pessoas, será aberto no dia 31 de janeiro, o 21º Festival Caratinga, na praia do Leme, cidade de Senador José Porfírio, região sudoeste do Estado do Pará. A cidade fica a 800 quilômetros de Belém. O festival é realização pela Prefeitura de Souzel por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Deporto e Lazer, com o apoio das demais secretarias.

Excepcionalmente este ano, o evento segue até o dia 3 de fevereiro. De acordo com a prefeitura, as dificuldades financeiras no início da nova gestão impossibilitaram manter uma programação mais extensa. Contudo, o esforço da nova equipe de governo garantiu uma programação festiva repleta de grandes atrações.

A vasta programação sociocultural e esportiva deve atrair visitantes de cidades próximas como de Vitória do Xingu, Porto de Moz, Uruará, Gurupá, Placas, Rurópolis, Medicilândia, Portel, São Felix do Xingu e Altamira, sobretudo. Visitantes de Estadosvizinhos como do Amapá e do Amazonas também devem marcar presença.  O Festival da Caratinga é considerado um símbolo de expressão popular e ao longo do tempo foi se consolidando como a revalorização das tradições locais. Sancionada pelo governador Simão Jatene, a lei 7.562, de 13 de outubro de 2011, declarou que o Festival da Caratinga, é integrante do patrimônio cultural de natureza imaterial.
Caratinga

Pesca da Caratinga – Uma das principais modalidades dentro da programação é a pesca da Caratinga, peixe que dá nome do festival. Quase 100 canoas participam da competição. Aos vencedores, premiação em dinheiro. A Caratinga é um peixe dourado (alguns dizem prateado) com manchas pretas, tendo a maior incidência no período de dezembro a março. Nessa época, torna-se um dos principais cardápios da culinária souzelense, que conta ainda com o pirarucu e o filhote, também tradicionais pescados da região.

Infraestrutura – Pelo segundo ano consecutivo, o Festival da Caratinga conta com o apoio da Belo Sun Mineração. No objetivo de atingir bons resultados no festival, a administração municipal tomou medidas importantes e, além de envolver todo o secretariado no planejamento, solicitou a parceria do Governo do Estado por meio de destacamento da Polícia Militar e homens da Polícia Civil. Eles estarão garantindo a segurança e a ordem durante os dias de evento. Outros órgãos estarão ainda em ação, entre os quais Conselho Tutelar.  
Informações: (93) 9164.0736

(Da Redação – SBC Brasil – Filial: Gurupá- PA)

Nenhum comentário: