Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

22 de janeiro de 2013

Hadex realiza parceria com famílias quilombolas

Em cumprimento ao contrato de parceria firmado entre a empresa Hadex e Associação dos Remanescentes de Quilombos de Gurupá (ARQMIG). Estão sendo realizadas várias ações visando à melhoria da qualidade de vida das famílias quilombolas ligadas ao projeto de manejo florestal. O documento abona que cada comunidade receba 40% do valor do projeto, sendo que desta porcentagem, é retirado 8% para investimentos em áreas sociais e restante é dividido entre as famílias. Na comunidade Jocojó, estãoem andamento projetos nas áreas de piscicultura e agricultura como, criação de peixes em reservatórios naturais e o cultivo de cacau. Ao todo, já foram repassados as comunidades, mais de 60 mil pés de cacau, produto que atualmente tem um bom valor comercial. Ainda na comunidade São Sebastião do Jocojó, os moradores receberam recentemente, um trator agrícola para auxiliar no trabalho da lavoura, que pretendepor fim ao método tradicional, que utilizava a queimada como objetivo de preparar a terra para o plantio.

 Segundo Domingos Muniz(Coordenador da comunidade do Jocojó), “Após a implantação do projeto, houve uma melhora significativa na qualidade de vida dos quilombolas, possibilitando inclusive, que muitos, adquirissem residência própria também na cidade, o que anteriormente não era possível” destacou o coordenador. Além do Jocojó, outras comunidades estão inseridas no projeto. Na comunidade do Camutá do Pucuruí, por exemplo, as famílias decidiram que os recursos deveriam ser aplicados no setor de transporte, considerando que a comunidade não possui veículo próprio e depende exclusivamente do veículo da prefeitura, obedecendo a um roteiro de viagens previamente estabelecido pela Secretaria de Obras do município. 

Objetivando suprir esta demanda, foi então que os moradores resolveram adquirir um caminhão, que servirá para o transporte da produção agrícolae no transporte de colonos. Em outras comunidades, a opção foi investir em maquinas e equipamentos, como: Motores, geradores de energia elétrica, motores para embarcação,implantação de rede de água encanada, entre outros. Segundo Mauro Martins, gerente da empresa Hadex, “muitas famílias ainda serão beneficiadas. A madeireira Hadex desde 2010 desenvolve o projeto de manejo florestal em Gurupá, logicamente, com aprovação de órgãos como: IBAMA, Ministério do Meio Ambiente, e SEMA (Secretaria do Meio Ambiente do Estado), seguindo a risca o que determina a legislação, que entre outras, exige a certificação da madeira”. Concluiu.O projeto gera no município, dezenas de empregos diretos e indiretos.(Dailton Palheta)

Nenhum comentário: